Já fez LIKE no CNN Portugal?

"Estou a ver casas no oceano, estou a ver destroços a flutuar por todo o lado. É a destruição total". Tempestade Fiona faz estragos no Canadá

Não há, até agora, vítimas mortais em consequência da passagem da tempestade Fiona pela costa atlântica do Canadá. Mas uma mulher foi dada como desaparecida. Imagens da violência do vento e das chuvas são impressionantes

A tempestade Fiona arrastou casas, arrancou telhados e provocou apagões nas províncias canadianas banhadas pelo Atlântico. A ministra da Defesa canadiana, Anita Anand, anunciou ainda no sábado que os militares vão auxiliar na remoção de árvores e outros destroços caídos, bem como na reparação de vias de comunicação danificadas, mas não divulgou o número de militares destacados para a tarefa. 

Depois de ter passado pelas Caraíbas como furacão, a tempestade Fiona atingiu ontem as províncias canadianas de Nova Escócia, Terra Nova e Quebec, bem como a Ilha do Príncipe Eduardo, já como um ciclone extratropical, trazendo chuvas intensas e agitação marítima.

PUB

Até ao momento, não há confirmação de vítimas mortais no Canadá, ainda que a polícia esteja investigar o desaparecimento de uma mulher na cidade de Channel-Port Aux Basques, na Terra Nova, que poderá ter sido arrastada pelas chuvas. 

"Estou a ver casas no oceano, estou a ver destroços a flutuar por todo o lado. É a destruição total", disse René J. Roy, editor na Wreckhouse Press e residente em Port Aux Basques. "Um apartamento desapareceu", contou em entrevista telefónica ao The Guardian

A Polícia Montada canadiana divulgou que a cidade, com cerca de 4.000 habitantes, declarou estado de emergência, tendo as autoridades registado inúmeros incêndios domésticos e inundações residenciais. 

O primeiro-ministro canadiano, que ia viajar para o Japão para assistir ao funeral de Shinzo Abe, cancelou entretanto a deslocação.

PUB

"Vemos imagens devastadoras de Port aux Basques", admitiu Justin Trudeau. "Há pessoas que viram as suas casas ser destruídas, pessoas que estão muito preocupadas. Estaremos aqui para vós", garantiu. 

O autarca de Halifax, a maior cidade da província de Nova Escócia, revelou que cerca de 100 pessoas tiveram de ser deslocadas para um centro de acolhimento e que o teto de um edifício de apartamentos colapsou, sem fazer feridos. 

Mais de 415 mil pessoas de Nova Escócia - cerca de 80% do total dos habitantes da província - foram afetadas por falhas de eletricidade, bem como 95% dos residentes na Ilha do Príncipe Eduardo. 

Peter Gregg, o CEO da Nova Scotia Power, admitiu que os ventos fortes afetaram severamente as ligações e que a continuação do mau tempo impediu que fossem feitas as reparações - na tarde de sábado, mesmo depois de a tempestade Fiona ter enfraquecido e começar a afastar-se, continuavam sem eletricidade 380 mil clientes.

Em Cape Breton, na Nova Escócia, foi declarado estado de emergência. "Há casas que foram danificadas significativamente devido à queda de grandes árvores antigas", disse a autarca, Amanda McDougall, à Associated Press. 

"Também temos visto casas cujo telhado foi completamente destruído, com as janelas partidas. Há uma grande quantidade de destroços nas estradas", revelou McDougaal. Também o aeroporto de Sydney, na Nova Escócia, sofreu danos significativos, revelaram as autoridades. 

PUB