Já fez LIKE no CNN Portugal?

Relatório do FBI diz que Alec Baldwin mentiu. Ator terá premido gatilho da arma que matou diretora de fotografia de "Rust"

Na primeira entrevista que deu sobre a tragédia, em dezembro, o ator norte-americano garantiu que não tinha premido o gatilho

A arma usada nas filmagens do filme "Rust" pelo ator norte-americano Alec Baldwin não pode ter disparado sozinha, indica o relatório do FBI divulgado pela televisão norte-americana ABC News. O ator manuseava o adereço quando este disparou, atingindo fatalmente a diretora de fotografia, Halyna Hutchins. O realizador do filme, Joel Souza, também foi atingido, tendo ficado ferido.

Segundo o relatório da polícia federal, a arma em questão, uma Colt.45, não podia ter sido disparada sem que o gatilho fosse premido, o que contradiz o que o ator disse numa entrevista em dezembro de 2021. 

PUB

Em declarações à estação norte-americana o ator afirmou que o "gatilho não foi premido". "Eu não premi o gatilho", reiterou depois.

O relatório forense faz parte da investigação criminal sobre a morte de Alyna Hutchins, que está sob alçada das autoridades do condado de Santa Fé, nos Estados Unidos. O Ministério Público pode ainda avançar com acusações criminais contra o ator, estando isso dependente da análise dos registos telefónicos de Alec Baldwin. 

O caso aconteceu a 21 de outubro de 2021, quando o ator ensaiava um disparo, que matou Alyna Hutchins e feriu Joel Souza. Segundo os registos de investigação, o acidente aconteceu depois do assistente Dave Halls ter ido buscar uma arma de adereço que entregou a Alec Baldwin gritando a expressão "cold gun", o que significa que era seguro usar a arma, por não estar carregada com munições verdadeiras.

A guionista do filme, Mamie Mitchell, que alertou as autoridades logo após o disparo, avançou com um processo contra o ator e os produtores do filme, alegando negligência do protocolo de segurança nas filmagens.

Em fevereiro, a família da cineasta apresentou uma queixa contra Alec Baldwin, alegando "danos “substanciais”. 

PUB