António Costa já está em Kiev para encontro da Coligação dos Dispostos. Ucrânia celebra 35.º Dia da Independência

Nuno Mandeiro , com Lusa
24 ago, 08:13
António Costa (Fonte: X)
Adicione a CNN como fonte preferidaSiga-nos no Google News ?Saiba mais

Ursula von der Leyen anunciou, também esta segunda-feira, que a União Europeia desbloqueou mais 6,1 mil milhões de euros destinados à defesa da Ucrânia

A Coligação dos Dispostos sobre a Ucrânia, composta por cerca de 30 Estados aliados de Kiev, reúne-se esta segunda-feira na capital ucraniana por ocasião do 35.º aniversário da independência do país. 

António Costa, presidente do Conselho Europeu da União Europeia, e o primeiro-ministro britânico, Andy Burnham, chegaram a Kiev pouco depois das 7:00, afirma o Ministério dos Negócios Estrangeiros Ucraniano.

"A Ucrânia é uma nação livre e corajosa. A sua luta é também a nossa luta", afirmou Costa no X, à chegada à capital ucraniana.

Também já chegaram a Kiev para o encontro os presidentes da Moldávia e da Estónia, Maia Sandu e Alar Karis, e o primeiro-ministro do Luxemburgo, Luc Frieden.

União Europeia desbloqueia mais 6,1 mil milhões de euros

Bruxelas aprovou novo apoio de 6,1 mil milhões de euros destinados à defesa da Ucrânia, avança a Reuters.

Ursula von der Leyen diz que este novo pacote vai ajudar Kiev face à atual escassez de mísseis de defesa antiaérea, munições e radares.

Esta nova tranche europeia junta-se aos 16 mil milhões de euros já enviados por Bruxelas para Kiev.

Von der Leyen realça que a União Europeia permanece ao lado da Ucrânia e vai entregar-lhe o que precisar, sempre que for necessário.

"A Rússia não deve ter dúvidas sobre a nossa determinação"

A reunião terá um formato híbrido - alguns dirigentes não estarão em Kiev, caso do ministro dos Negócios Estrangeiros português, Paulo Rangel, participando por videoconferência - e será coorganizada pelo presidente francês, Emmanuel Macron, pelo chanceler alemão, Friedrich Merz, e pelo primeiro-ministro britânico, Andy Burnham, que participa pela primeira vez num encontro deste grupo.

"A Rússia não deve ter dúvidas sobre a nossa determinação", declarou Burnham, em comunicado, antes de chegar a Kiev.

"Não cederemos até que se estabeleça uma paz justa e duradoura", afirmou o líder do governo do Reino Unido, na primeira viagem internacional desde que assumiu o cargo, no final de julho.

O líder trabalhista "deve anunciar que o governo concordou em permitir que a empresa de defesa MBDA partilhe informações confidenciais sobre componentes britânicos do míssil de longo alcance Scalp", referiu o comunicado.

Este míssil de cruzeiro é a versão francesa do Storm Shadow britânico, ambos baseados em tecnologia franco-britânica partilhada.

Esta decisão "permitirá aos franceses e ucranianos avançar na montagem deste míssil na Ucrânia", explicou Downing Street.

Relacionados

Informação em todas as frentes, sem distrações? Navegue sem anúncios e aceda a benefícios exclusivos.
TORNE-SE PREMIUM

Europa

Mais Europa

Mais Lidas