Já fez LIKE no CNN Portugal?

Do primeiro carro oferecido pela mãe, à viatura oficial que pode andar a 250 km/h. Estes são alguns dos carros de Vladimir Putin

Apesar de luxuosos e modernos, nenhum dos carros do presidente russo tem os sistemas Android nem iOS instalados por questões de segurança, uma vez que Putin acredita que poderia estar sob escuta por parte dos países do Ocidente

Entre os vários luxos que são atribuídos ao presidente da Rússia - mansões, resorts, iates - estão também os carros. De acordo com uma reportagem do El País, Vladimir Putin poderá mesmo ter uma coleção de 700 carros topo de gama.

A frota de limusines está avaliada em cerca de 140 milhões de euros e não tem os sistemas Android nem iOS instalados em nenhum dos carros por questões de segurança, uma vez que Putin acredita que poderia estar sob escuta por parte dos países do Ocidente. 

PUB

No entanto, como já se sabe, são muito escassas as informações e confirmações sobre qualquer pormenor da vida íntima e privada do líder russo. Ainda assim, existem alguns destes carros que são conhecidos. Comecemos pela viatura oficial: um Aurus Senat Limousine.

Aurus Senat 

Trata-se de um carro blindado, capaz de resistir a tiros de armas pesadas, ou mesmo de bombas de pequeno impacto. Esta limusine, de sete toneladas e quase sete metros de comprimento, transporta o presidente da Rússia para todo o lado o lado, incluindo nas viagens para fora do país. 

A viatura oficial de Putin sofreu algumas alterações e tem alguns extras que não são conhecidos. Nem mesmo o diretor executivo da Aurus, Franz Hilgert, os revelou. Sabe-se apenas que tem uma saída de emergência na zona traseira e está avaliada em um milhão de euros. 

Tem um motor V8 híbrido, com quase cinco litros de cilindrada, desenvolvido pelo Instituto Russo de Estudos Automóveis, em colaboração com a Porsche, com 600 CV, que permitem passar de 0 para 100 km/h em apenas seis segundos. A velocidade máxima é de 250 km/h. 

PUB

Aurus Senat Limousine, o carro oficial de Vladimir Putin (GettyImages/Mikhail Svetlov)
Mercedes ML

Vladimir Putin já foi visto diversas vezes a conduzir um Mercedes ML, com o seu motorista no banco do lado. Este carro é um todo-o-terreno, tem um motor de 275 CV e é capaz de andar nos terrenos mais complicados e instáveis. 

Este modelo alemão é considerado um dos todo-o-terreno mais luxuosos do mundo. 

Mercedes ML (GettyImages)
ZAZ-968

PUB

Para quebrar um pouco a linha dos carros de luxo, Putin também teve um mais "vintage". Foi até considerado dos piores carros russos da história: ZAZ-968 de 1972. Este terá sido o primeiro carro do presidente russo, oferecido pela mãe depois de ter ganho a lotaria. Putin tinha, na altura, 20 anos e estudava direito em São Petersburgo. 

Curiosamente, este carro é produzido na Ucrânia. As siglas significam "Fábrica de Automóveis de Zaporizhzhia", a cidade ucraniana que alberga a maior central nuclear da Europa, entretanto tomada pelos russos. A marca mudou de nome e chama-se atualmente AvtoZAZ.

Putin ainda hoje mantém este carro guardado na garagem. Era um carro bastante barato e tinha um motor de 41 CV. 

ZAZ-968 (GettyImages via AFP/Alexander Nemenov)

PUB

Lada Niva

Mas nem só de carros de marcas estrangeiras se faz a frota de Vladimir Putin. Há também espaço para a marca de automóveis russa mais conhecida a nível mundial: Lada. Na fotografia que se segue, aparece o Lada Niva, mas o presidente russo terá muitos outros modelos. 

Este, foi comprado em 2009 e modificado ao gosto do presidente russo. A pintura, que parece um camuflado em tons de verde, os pneus e os faróis todo-o-terreno e o snorkel (uma peça que serve para o carro "respirar" debaixo de água, ou seja, ao atravessar lamas, rios, zonas alagadas, impede que se infiltre água no motor e ocorra um calço hidráulico) são pormenores pedidos por Putin.  

Sabe-se também que o motor é alemão e foi fabricado pela Opel.

Lada Niva (AP Photo/RIA-Novosti, Alexei Druzhinin)

PUB

GAZ-21 Volga

O GAZ-21 Volga é mais um carro soviético e era considerado, na altura, o modelo oficial dos agentes do KGB (serviços secretos da União Soviética). Apesar de ser grande e luxuoso, tinha um motor todo em alumínio, com capacidade para 2,4 litros de gasolina e com um potência de apenas 70 CV. 

Diz-se que o presidente da Rússia tem dois modelos desta versão e estão ambos estacionados e guardados numa das suas garagens.

Vladimir Putin e George Bush a entrarem no GAZ-21 Volga (AP Photo/Gerald Herbert)

PUB