Já fez LIKE no CNN Portugal?

"Direitos humanos são direitos sociais, económicos, políticos, mas também individuais". Marcelo Rebelo de Sousa, no Catar, insiste na diversidade

Presidente da República falava numa conversa com o homólogo do Gana, antes do jogo que irá pôr em confronto as seleções dos dois países

O Presidente da República defendeu esta quinta-feira no Catar a importância dos direitos humanos, não só políticos e económicos, mas também individuais, como a liberdade e a inclusão de todos, incluindo migrantes, e independentemente de orientação sexual e de género.

Marcelo Rebelo de Sousa falava em Doha, numa conversa com o Presidente do Gana, Nana Akufo-Addo, sobre educação, iniciativa organizada pela fundação Education For All em conjunto com as Nações Unidas, antes de assistir à estreia da seleção portuguesa de futebol no Campeonato do Mundo do Catar.

PUB

Nesta sessão de diálogo, transmitida na Internet, o chefe de Estado sustentou que para se cumprir o 4.º Objetivo de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas – "o acesso a uma educação inclusiva, de qualidade e equitativa" – é preciso "liberdade para cada um, para todos" e "coesão social".

Coesão social implica "incluir toda a gente, incluir os pobres" e também "os migrantes", implica "incluir pessoas com ideias sociais, políticas, económicas diferentes, até com diferentes orientações – nós sabemos que cada país tem a sua maneira de pensar – mas até orientações sexuais e de género", acrescentou.

A propósito da liberdade, referiu: "Claro, aqui temos somente equipas de futebol masculinas. Mas, por exemplo, em Portugal a maioria dos estudantes do ensino superior são mulheres, a maioria das doutoradas são mulheres, estamos acima da média da Europa, estamos a liderar, e isso é tão importante".

Marcelo Rebelo de Sousa, que falou em inglês, apelou a que se aposte e invista no ensino superior, na evolução científica e tecnológica, mas sem esquecer os que não conseguem ter acesso a essa educação, considerando que esta é uma questão de direitos humanos.

"Direitos humanos são direitos sociais, direitos económicos, direitos políticos, mas também direitos individuais, e isso é tão importante. O direito de acesso à educação é vital, faz a diferença. Quando falamos de uma educação de qualidade e inclusiva, falamos do futuro numa visão de longo prazo", declarou.

As declarações surgem depois de o Governo do Catar se ter mostrado desagradado com declarações "hostis" de altos responsáveis de Portugal. O embaixador português em Doha, no Catar, Paulo Pocinho, foi chamado pelo vice-primeiro-ministro do país para lhe mostrar o desagrado das autoridades locais perante as declarações consideradas "hostis" de altos responsáveis de Portugal, nomeadamente do Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, e do primeiro-ministro, António Costa.

PUB