Já fez LIKE no CNN Portugal?

Incêndios consomem várias casas em Londres. Situação considerada “crítica” na capital britânica

Ao todo, 105 carros de bombeiros foram mobilizados para combater chamas em locais como Upminster, Wennington, Southgate, Wembley ou Croydon

Vários incêndios estão a surgir em Londres naquele que é o dia mais quente de todos os tempos no Reino Unido. De acordo com a Sky News, várias casas foram severamente atingidas pelas chamas numa localidade situada no leste da capital britânica.

PUB

O Mayor de Londres, Sadiq Khan, garante que a situação é “crítica” e que este já foi declarado como um “incidente grave”. Khan lembra ainda que os bombeiros estão sob grande pressão.

"to é grave. O Corpo de Bombeiros de Londres está sob imensa pressão”, anunciou na rede social Twitter, reiterando o apelo feito nos últimos dias para as pessoas terem cuidado a fazer churrascos e não deixarem garrafas de vidro partidas ou beatas no chão devido ao risco de ignição.

PUB

O Corpo de Bombeiros de Londres declarou hoje um “incidente grave” devido à existência de vários incêndios significativos na região resultantes das temperaturas altas, limitando as respostas a emergências ou perigos imediatos de vida.

“Os bombeiros continuam a satisfazer as necessidades das nossas comunidades, mas a declaração de um incidente grave permite-nos concentrar os nossos recursos”, explicaram, num comunicado.

O Comissário Assistente para a Resiliência e Controlo Operacional, Patrick Goulbourne, apelou às pessoas para terem “cuidado durante a onda de calor, pois todos os serviços de emergência estão a enfrentar desafios sem precedentes”.

“Estamos também a urgir fortemente as pessoas a não fazerem churrascos ou fogueiras hoje, uma vez que o solo está incrivelmente seco, o que significa que mesmo as faíscas mais pequenas podem causar um incêndio”, vincou.

PUB

Dezenas de viaturas de combate às chamas e centenas de operações estão envolvidos nas operações iniciadas perante os incêndios que têm surgido ao longo do dia em Londres.

O fumo está a afetar uma das principais autoestradas do Reino Unido – a M25. No local, estão 200 bombeiros e 30 viaturas a combater as chamas no campo de milho em Upminster, no leste da capital.

Para além de vários fogos em relva seca e em edifícios edifícios esta manhã, os bombeiros estão a combater “fogos significativos” em várias partes da cidade que em alguns casos já alastraram a casas.  

PUB

Ao todo, 105 carros de bombeiros foram mobilizados para combater chamas em locais como Upminster, Wennington, Southgate, Wembley ou Croydon.

O Reino Unido bateu hoje o recorde de temperatura mais alta de 40,2 graus Celsius, no aeroporto londrino de Heathrow, de acordo com o instituto meteorológico britânico Met Office.

Grande parte do centro de Inglaterra, entre Londres e o Leeds, está sob o primeiro alerta vermelho de “calor extremo” emitido pelas autoridades britânicas devido ao risco de morte para pessoas.  

O Metro de Londres está funcionar, mas com limitações devido às restrições de velocidade impostas nos transportes ferroviários pois o calor pode fazer o metal expandir, deformar e partir, aumentando o risco de descarrilamentos.  

Dezenas de comboios foram canceladas na estação de King’s Cross, em Londres, por onde passam diariamente mais de 200.000 pessoas,  para cidades a norte, nomeadamente Edimburgo, Newcastle, Hull, Leeds ou York. 

PUB