Já fez LIKE no CNN Portugal?

EUA testaram míssil hipersónico em março, mas mantiveram segredo para não escalar tensões

Trata-se do segundo ensaio bem-sucedido de um míssil hipersónico por parte dos EUA

Os EUA testaram com sucesso um míssil hipersónico em meados de março, mas não divulgaram esse facto para evitar escalar ainda mais a tensão com a Rússia, num momento em que Joe Biden se preparava para visitar a Europa. A informação é adiantada pela edição internacional da CNN esta terça-feira. 

Trata-se do segundo ensaio bem-sucedido de um míssil hipersónico por parte dos EUA. O primeiro aconteceu em setembro passado, quando a Força Aérea norte-americana testou o HAWC (Hypersonic Air-breathing Weapon Concept) da Raytheon. O que foi testado em março é o primeiro da versão Lockheed Martin da mesma arma.

PUB

A Rússia anunciou o uso de mísseis hipersónicos durante a invasão da Ucrânia, alegação que já foi confirmada pelos países ocidentais. Também a China e a Coreia do Norte têm feito ensaios deste tipo de armamento. O facto de Moscovo e Pequim se mostrarem bastante adiantados no desenvolvimento deste tipo de equipamento tem lançado alguma preocupação no Pentágono. Os mísseis hipersónicos são considerados como tecnologia militar crítica para o futuro.

Segundo a CNN, que cita uma fonte do Departamento de Defesa dos EUA, o HAWC foi lançado de um bombardeiro B-52 ao largo da costa ocidental. Um motor impulsionador acelerou o míssil a alta velocidade, altura em que o motor a jato de ar comprimido impulsionou o míssil a velocidades hipersónicas de Mach 5 e superiores. O míssil voou acima dos 65 mil pés e percorreu mais de 300 milhas.

Quando os EUA fizeram o teste, Joe Biden preparava-se para uma deslocação à Europa, que incluiu uma cimeira da NATO e uma visita à Polónia, onde se encontrou com governantes da Ucrânia. Por essa razão, a informação sobre o teste do novo míssil foi mantida em segredo. Na sexta-feira passada, diz a CNN, os EUA cancelaram um teste do míssil balístico intercontinental Minuteman III, alegadamente para evitar qualquer má interpretação por parte da Rússia.

PUB