Já fez LIKE no CNN Portugal?

Covid-19: autoagendamento para dose de reforço alargado aos maiores de 45 anos esta semana

António Lacerda Sales lembrou os diferentes regimes que estão a ser aplicados em Portugal

O autoagendamento para a vacinação com dose de reforço vai ser alargado esta semana às pessoas com mais de 45 anos. A novidade foi dada pelo secretário de Estado Adjunto e da Saúde, numa visita a um centro de vacinação nas Caldas da Rainha, onde também foram dados números sobre a vacinação de crianças.

António Lacerda Sales lembrou que o processo de vacinação está em regime de "Casa Aberta" para as doses de reforço de pessoas com mais de 60 anos e para as pessoas com mais de 40 anos que se queiram vacinar com a vacina da Janssen.

PUB

O responsável mostrou-se satisfeito pela elevada taxa de vacinação com dose de reforço nas faixas etárias acima dos 80 anos, acima dos 84%, e também dos maiores de 65 anos, acima dos 77%.

"Mais uma vez, agradecer ao povo português a enorme adesão que tem a este processo de vacinação e a enorme responsabilidade cívica", acrescentou, salientando a vacinação de crianças.

Questionado sobre a inclusão de grávidas na lista das pessoas prioritárias para vacinação, Lacerda Sales sublinhou que estas devem ser vacinadas a partir das 20 semanas de gestação e apelou a que as mesmas façam “um processo de auto monitorização” no sentido de se “auto precaver” relativamente à infeção a que são mais suscetíveis no último trimestre da gravidez.

Lacerda Sales falava no final de uma visita ao Centro de Vacinação Covid instalado na Associação Arneirense, depois de horas antes ter visitado um outro centro, em Peniche, ambos no distrito de Leiria.

PUB