Já fez LIKE no CNN Portugal?

Cinco exercícios fáceis que pode fazer enquanto cozinha ou lava a roupa

Há formas de integrar exercício físico na sua rotina, sem stress ou ansiedade adicionais, mesmo numa altura em que estamos muito ocupados.

Em vez de se preocupar em arranjar tempo para se exercitar, experimente estes movimentos, enquanto faz as suas atividades em casa. Desta forma, quando terminar as compras, os encontros com amigos e as tarefas domésticas, pode sentar-se, relaxar e sentir-se realizado.

PUB

Cada passo pode ser feito em casa e alguns deles podem ser feitos em público, sem que ninguém se aperceba. Experimente uma ou cinco destas formas de transformar as suas tarefas num exercício rápido, mas eficiente.

1. Elevações dos gémeos na cozinha

As elevações dos gémeos são muito simples, o que as torna o movimento perfeito para fazer na cozinha, enquanto não se pode concentrar no exercício. Tudo o que tem de fazer é estar de pé, com os pés à largura dos ombros, e levantar os calcanhares do chão, fazendo pressão nos dedos dos pés.

Suba e desça, contraindo os gémeos ao mesmo tempo. Repita-o dez vezes.

Este movimento pode ser feito entre tarefas na cozinha, por isso, tente fazê-lo algumas vezes. Acabou de colocar algo no micro-ondas e tem de esperar que aqueça? Faça dez elevações de gémeos.

PUB

2. Flexões na bancada enquanto cozinha

As flexões na bancada são uma ótima forma de incorporar exercício para a parte superior do corpo enquanto cozinha. Posicione as mãos na berma da bancada e incline-se, até os seus pés estarem atrás de si.

Dobre os cotovelos, aproximando a parte de cima do corpo da bancada e, de seguida, faça força na bancada e endireite os braços. Repita-o dez vezes.

Quando tiver algum tempo livre na cozinha, utilize-o em sua vantagem. Coloque as bolachas no forno, apoie-se no balcão e faça o exercício antes de o temporizador apitar.

3. Agachamentos enquanto trata da roupa

Tratar da roupa pode tornar-se algo vulgar no dia-a-dia. Contudo, pode dar-lhe mais vida, integrando um exercício à tarefa. Quer esteja a encher a máquina de lavar ou a dobrar e arrumar a roupa, tire um momento para fazer alguns agachamentos.

PUB

Mantenha os pés à largura dos ombros e estique os braços à sua frente.

Dobre as ancas e os joelhos e assegure-se de que mantém os pés bem assentes no chão.

Tente deixar as ancas paralelas ao chão e os glúteos ficam para trás. Faça força nos calcanhares para endireitar as pernas e regressar à posição original. Repita-o dez vezes.

4. Fazer abdominais em pé

Fazer abdominais em pé é fácil e discreto para os que estão à sua volta. Estar em público não o impede de fazer exercício. Quer esteja numa festa com amigos, nas compras ou a fazer pequenas tarefas, aproveite uma pausa para fazer dez abdominais em pé. Se fizer isto algumas vezes por dia, estará a fazer exercício sem perder tempo.

Contraia e descontraia os abdominais, certificando-se de que utiliza todo o corpo a cada movimento.

PUB

Imagine que alguém lhe está a dar murros na barriga e que se está a contrair por causa disso. Repita-o dez vezes.

5. Faça alongamentos aos glúteos enquanto está sentado

Da próxima vez que estiver sentado à mesa para a refeição, pode alongar os glúteos debaixo da mesa, sem que ninguém repare.

Sente-se direito numa cadeira, com os pés no chão. Cruze o calcanhar direito sobre a coxa esquerda, dobrando o joelho, para que o calcanhar fique pousado na coxa.

Incline-se ligeiramente para a frente, aguente a posição durante 30 segundos e repita-o com a outra perna.

A prudência e a compreensão do seu corpo aumentam conforme vai encaixando mais alongamentos e exercícios no seu dia-a-dia. 

PUB