Já fez LIKE no CNN Portugal?

Invasão da Rússia à Ucrânia “é o mais sério ataque à paz na Europa em décadas”, diz Macron

Presidente francês garantiu que o Ocidente vai responder "sem fraqueza a este ato de guerra”

O presidente francês Emmanuel Macron classificou esta quinta-feira o ataque russo à Ucrânia como “o mais sério ataque à paz e estabilidade na Europa em décadas”.

“Ao escolher a guerra, Putin não atacou só a Ucrânia. Decidiu avançar com o mais sério ataque à paz e à estabilidade à Europa em décadas”, afirmou, num discurso à nação, ladeado pelas bandeiras da França, União Europeia e também da Ucrânia.

PUB

Macron garantiu que, juntamente com Olaf Scholz, chanceler alemão, esteve "bastante empenhado" nos contactos diplomáticos com a Rússia, tendo falado várias horas com Vladimir Putin em dias anteriores.

Saudando a coragem e determinação dos ucranianos, Macron reforçou que estes eventos “são um ponto de viragem na história da Europa e do nosso país”, que terão “consequências nas nossas vidas e na geopolítica do nosso continente”.

“As sanções impostas à Rússia serão proporcionais à agressão de que é culpada”, disse, garantindo que as sanções afetaram a Rússia a nível militar, económico e energético.

Macron afirmou também que se irá dirigir ao parlamento francês na sexta-feira com mais informações sobre a resposta do país.

“A liberdade da Ucrânia é também a nossa. Vamos responder sem fraqueza a este ato de guerra”.

Pode seguir todos os acontecimentos do ataque russo à Ucrânia aqui.

PUB