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Dinamarca abre investigação a “incidente grave” com avião da TAP. “É demasiado cedo para tirar conclusões”, diz transportadora

Companhia aérea portuguesa refere que não têm “qualquer relatório com danos em qualquer parte da aeronave relacionada com o contacto com o solo”, apesar de alegadas testemunhas em terra terem relatado que o avião bateu com a asa esquerda na pista e que pareceu que o motor esquerdo tinha tocado no solo

O Havarikommissionen da Dinamarca (AIB DK), conselho de investigação de acidentes aéreos dinamarquês, anunciou esta segunda-feira que classificou como “incidente grave” e abriu uma investigação à falha na aterragem de um avião da TAP, registada na passada sexta-feira no aeroporto de Copenhaga.

De acordo com o site especializado em acidentes e incidentes aéreos The Aviation Herald, o Airbus A320-200 da companhia aérea portuguesa, com a matrícula CS-TNV, que transportava 102 passageiros e sete elementos da tripulação, foi obrigado a abortar a aterragem quando já estava próximo da pista, depois de a aeronave ter perdido drasticamente velocidade sobre o solo.

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Cerca de 20 minutos depois, a aeronave da TAP efetou uma nova tentativa de aproximação à pista e desta vez a aterragem foi bem sucedida.

Trajetória do avião da TAP que falhou a aterragem no Aeroporto de Copenhaga. Na o gráfico em baixo, podem verificar-se as oscilações de velocidade e altitude da aeronave. Imagem: Flightradar

Contactada pela CNN Portugal, a TAP refere que a aterragem, já numa fase de aproximação à pista, foi abortada “devido a razões técnicas”.

O The Aviation Herald refere ainda que “testemunhas em terra relataram que o avião bateu com a asa esquerda na pista" e "que pareceu que o motor esquerdo (CFM56) entrou em contacto com o solo e quase colidiu com uma antena".

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A companhia aérea acrescenta que tem conhecimento destas notícias, mas garante que não têm “qualquer relatório com danos em qualquer parte da aeronave relacionada com o contacto com o solo”. Também o AIB DK já esclareceu que não há qualquer indício visual ou marca que comprove que a asa ou o motor tiveram contato com o solo.

Quanto à trajetória e parâmetros do voo, a TAP garante que “os dados de voo serão analisados durante o processo de investigação de segurança” que está a ser levado a cabo pelas autoridades dinamarquesas.

“Nesta fase, é demasiado cedo para tirar conclusões precipitadas antes do final da investigação”, explica a TAP em resposta por escrito enviada à CNN Portugal.

A transportadora portuguesa lembra, no entanto, que na segunda aproximação “a aeronave A320 aterrou em segurança no aeroporto de Copenhaga, com os passageiros a bordo a desembarcarem com total normalidade”, garantido que está a colaborar com as autoridades dinamarquesas para identificar as possíveis causas do incidente e aumentar a segurança aérea.

De acordo com o The Aviation Herald, passadas 75 horas a aeronave ainda se encontrava parada no aeroporto de Copenhaga. “As verificações técnicas foram devidamente efetuadas no avião, que já foi libertado, e o avião voltará a voar para Lisboa”, explica a TAP, referindo que o aparelho deverá aterrar em território nacional ainda esta segunda-feira.

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