Já fez LIKE no CNN Portugal?

Sismo de 6,7 atinge arquipélago de Samoa

Não há até ao momento relatos de danos materiais ou vítimas

Um sismo de magnitude 6,7 na escala de Richter atingiu esta segunda-feira o arquipélago de Samoa, no Pacífico Sul, levando à emissão de um alerta de tsunami, entretanto já retirado.

O Serviço Geológico dos Estados Unidos, que vigia a atividade sísmica em todo o mundo, registou o sismo às 08:24 (19:24 de domingo em Lisboa), a 36 quilómetros de profundidade, tendo sido sentido à superfície a 108 quilómetros da cidade de Hihifo, em Tonga, e a 216 quilómetros de Apia, capital de Samoa.

PUB

O Centro de Alerta de Tsunamis do Pacífico chegou a emitir um alerta para um possível tsunami após os fortes abalos.

No entanto, o alerta foi retirado pouco depois, com o centro a considerar que, "de acordo com todos os dados disponíveis, não existe mais uma ameaça de tsunami em Samoa devido a este sismo".

De acordo com a imprensa local, não há até ao momento relatos de danos materiais ou vítimas.

A região, conhecida como Bacia de Lau Norte, localizada entre as ilhas de Fiji, Samoa e Tonga, no Pacífico Sul, sofre regularmente sismos de magnitude superior a cinco, já que possui dezenas de vulcões submarinos ativos localizados a uma profundidade entre mil e 1.500 metros.

O arquipélago de Samoa fica situado no chamado "anel de fogo" do Pacífico, zona de grande atividade sísmica e vulcânica, onde são registados milhares de sismos por ano, na maioria de magnitude fraca a moderada, e com mais de uma centena de vulcões ativos.

PUB