Já fez LIKE no CNN Portugal?

Transforme a sua ansiedade em algo útil. Eis como

Já sentiu ansiedade ao ponto de ficar desconfortável? Então leia estas dicas para saber em como tornar a ansiedade em algum bom

Ficar a revirar-se durante as madrugadas. Um zumbido baixo mas constante no cérebro que impede a concentração. Uma sensação de inquietação tensa.

A maioria das pessoas já experimentou este tipo de ansiedade - não a ansiedade clínica, que pode resultar num ataque de pânico total, mas o tipo de ansiedade comum que nos deixa desconfortáveis.

PUB

"Ansiedade é esta definição simples: aquele sentimento de medo ou preocupação que surge em situações de incerteza", disse recentemente a neurocientista Dra. Wendy Suzuki ao correspondente médico da CNN, Sanjay Gupta, no seu podcast Chasing Life. "Essa é a minha definição simplista da ansiedade quotidiana".

Essa experiência não é agradável. "O sentimento geral é: 'Só me quero livrar disto'", disse Suzuki, professora de ciência neurológica e psicologia na Universidade de Nova Iorque, bem como reitora da Faculdade de Artes e Ciências da escola. Ela é também autora do livro "Good Anxiety: Harnessing the Power of the Most Misunderstood Emotion".

PUB

"O mal-entendido é que é um sentimento valioso", disse Suzuki. "É um sistema de alerta de que todos nós precisamos. É uma ferramenta que nos ajuda a perceber o que nos é querido. Se não tivermos isso, acho que algo importante será retirado das nossas vidas".

Suzuki explicou como a ansiedade evoluiu para nos proteger. "É difícil imaginar isso nos dias de hoje". Mas, há 2,5 milhões de anos, "um antepassado com um bebé pequeno (andava) a tentar encontrar comida, e há um estalar de um galho e isso pode ser (...) um grande animal a vir comê-la ou pode ser o estalar de um galho. É melhor ela estar preparada, ou não vamos ter nenhum antepassado atrás dela".

O estalar do galho deixou-a ansiosa, mas atenta ao perigo. "E então o seu corpo está (na) resposta de luta ou fuga", disse ela.

"Essa mesma resposta, incluindo toda a reação de luta ou fuga, é ativada quando olhamos para as notícias, quando olhamos para as redes sociais, para o que se está a passar hoje em dia", afirmou.

PUB

"Os nossos batimentos cardíacos sobem, as nossas taxas de respiração disparam - o que não é bom para nós do ponto de vista fisiológico.E por isso ... essa é a razão número um para aprender a modular a resposta ao stress".

E assim... essa é a razão número um para aprender a moldar a resposta ao stress".

O primeiro passo para chegar a uma ansiedade "boa", diz Suzuki, é aprender a baixar o seu nível de ansiedade quotidiana.

Então, o que é que pode fazer para a reduzir? Aqui estão as cinco principais dicas de Suzuki:

Respire fundo

Pratique a meditação da respiração.

"A meditação da respiração é a forma mais antiga de meditação e pode ser tão eficaz para nos acalmarmos - e imediatamente", disse Suzuki. "É a minha primeira opção para as pessoas que dizem: 'Preciso de algo agora'."

Um padrão calmante é a respiração em caixa. Para o fazer, inspire profundamente durante quatro tempos, mantenha-os durante quatro tempos, expire durante quatro tempos e mantenha-os novamente durante quatro tempos. "Repita para acalmar a mente e o corpo", afirma.

PUB

Mexa-se

Dê um pequeno passeio, recomenda Suzuki.

"Sabia que apenas 10 minutos de caminhada podem reduzir significativamente os níveis de ansiedade e depressão nas pessoas? Nem sequer é preciso mudar de roupa para conseguir isso", afirma.

"O que isso está a fazer é estimular a libertação de neurotransmissores que não diminui necessariamente a ansiedade, mas aumentam os sentimentos de recompensa e felicidade", disse ela. "Os neurotransmissores que aumentam incluem a dopamina, a serotonina, a noradrenalina e as endorfinas. Sempre que move o seu corpo, é como se estivesse a dar ao seu cérebro um maravilhoso banho de espuma de neuroquímicos, e isso funciona imediatamente."

Reformule a sua ansiedade

Transformar situações indutoras de ansiedade em desafios pessoais para promover o crescimento e a resiliência - e apreciar a novidade das circunstâncias incertas.

PUB

Parafraseando Deepak Chopra, Suzuki recomendou que se abraçasse a incerteza porque pode tornar a vida interessante.

"Na minha vida, a incerteza pode ser algo que traz entusiasmo, pode trazer alegria. Nem sempre, mas talvez se possa pegar em parte dessa incerteza e aceitá-la como algo útil", disse.

"Se acontecesse sempre a mesma coisa de cada vez que eu fosse de férias, não seriam umas férias divertidas. Gosto da novidade; gosto de aprender coisas novas e de estar exposta a coisas novas. E não posso controlar isso por definição", deu como exemplo, Suzuki.

Transformar palha em ouro

Transforme a sua preocupação em ação.

Para aumentar a produtividade e reduzir as preocupações, Suzuki aconselha a transformar a sua lista de "e se" ansiosa numa lista de tarefas produtiva

"Tenho uma lista de preocupações que me atinge mesmo antes de adormecer. E o que é que eu faço? Transformo essa lista de "e se" numa lista de tarefas", disse ela.

"Digo simplesmente: 'Ok, vou lembrar-me destas coisas, por isso Wendy, já podes ir dormir'. Mas, na manhã seguinte, pego em todas as coisas que me fizeram não dormir na noite anterior e vou fazer alguma coisa para as resolver. ... Dessa forma, torno-me mais produtiva. E uso a minha ansiedade como a ferramenta que é suposto (ser)".

PUB

Pratique a compaixão

Apoie os outros, disse Suzuki, deixando-os saber que não estão sozinhos.

"Estenda a mão com uma palavra amável a alguém que esteja a sentir uma ansiedade semelhante", disse Suzuki, observando que algumas pessoas sentem vergonha por estarem ansiosas com uma determinada situação. "Este simples ato pode libertar dopamina e melhorar o seu próprio humor".

PUB