Já fez LIKE no CNN Portugal?

Cardeal Angelo Sodano, antigo “gestor” de poder do Vaticano, morre aos 94 anos

Figura influente durante décadas no Vaticano, Sodano tinha sido hospitalizado e diagnosticado com covid-19.

O cardeal Angelo Sodano morreu na sexta-feira aos 94 anos em Roma, segundo o Vatican News. Segundo a agência de notícias, o cardeal havia sido hospitalizado por pneumonia no início do mês, após testar positivo para a covid-19. Estava com a saúde debilitada há algum tempo.

Num telegrama enviado à irmã do cardeal no sábado, o Papa Francisco expressou as suas condolências. "Lembro-me do seu trabalho diligente ao lado de tantos dos meus antecessores, que lhe confiaram responsabilidades importantes na diplomacia do Vaticano, até o delicado cargo de secretário de Estado", afirmou o Papa Francisco.

PUB

Sodano era uma presença de longa data no Vaticano, tendo servido dois Papas como secretário de Estado e como decano do Colégio dos Cardeais. Permaneceu influente mesmo na reforma.

Mas enfrentou críticas severas durante a crise de abusos sexuais na igreja. Em 2005, durante uma reunião com a então secretária de Estado norte-americana Condoleezza Rice, terá pedido que ela interviesse num processo de abuso sexual no estado de Kentucky, que nomeou o Vaticano como réu. Mas Rice recusou, segundo escreveu na altura o National Catholic Reporter.

Sodano foi repetidamente pressionado durante os anos que se seguiram por minimizar os abusos sexuais ou bloquear investigações sobre o escândalo.

PUB