Em atualização

AO MINUTO | Espanha está a coordenar com outros países o reconhecimento do estado da Palestina

Tudo sobre a guerra entre Israel e o Hamas.
2024-05-17

O que está a acontecer

  • OMS adverte para escassez de ajuda médica após ofensiva israelita

  • Hezbollah reivindica responsabilidade por dezenas de lançamentos de foguetes em direção aos Montes Golã

  • Chefe do Pentágono lembra que civis devem ser protegidos antes de qualquer operação em Rafah

  • Ministro das Finanças de Israel quer impor tarifas de 100% sobre as importações oriundas da Turquia

  • Ataques a Rafah mostram "intenção genocida", diz advogado sul-africano

  • Houthis dizem que vão atacar qualquer navio que se dirija para Israel, não só no Mar Vermelho"

2024-03-30
10:13

Mais de 32.700 mortos em Gaza desde 7 de outubro

Pelo menos 32.705 palestinianos morreram e 75.190 ficaram feridos desde o início da ofensiva de Israel contra a Faixa de Gaza, iniciada a 7 de outubro.

O balanço foi atualizado este sábado de manhã pelas autoridades de saúde do enclave, citadas pela agência Reuters.

Siga ao minuto:

2024-05-17
16:06

Sunak pede abertura de mais corredores terrestres para ajuda humanitária entrar em Gaza

No X, o primeiro-ministro britânico, Rishi Sunak, exultou o primeiro carregamento britânico de ajuda humanitária a chegar ao cais temporário ao largo da Faixa de Gaza, e pediu a abertura de mais corredores terrestres.

"É necessário abrir mais corredores terrestres para que mais ajuda chegue aos locais onde é mais necessária", escreveu Sunak.

2024-05-17
15:42

OMS adverte para escassez de ajuda médica após ofensiva israelita

A Organização Mundial da Saúde (OMS) alerta que Gaza não recebeu qualquer ajuda médica desde 6 de maio.

Citado pela Al Jazeera, Tarik Jasarevic, porta-voz da OMS, expressa preocupação: "Não temos combustível. Temos hospitais sob ordem de evacuação. Estamos numa situação em que não nos podemos deslocar."

As autoridades de saúde palestinianas destacaram também o risco iminente de encerramento das poucas unidades de saúde em funcionamento devido à ofensiva israelita em Rafah.

2024-05-17
14:56

Hezbollah reivindica responsabilidade por dezenas de lançamentos de foguetes em direção aos Montes Golã

O grupo libanês Hezbollah reivindicou a responsabilidade por dezenas de lançamentos de foguetes contra os Montes Golã, ocupados por Israel, esta sexta-feira.

Em comunicado, o grupo militante afirmou ter lançado 50 foguetes Katyusha contra uma base militar israelita em Golã, em resposta ao ataque israelita contra Al-Najariya, no sul do Líbano, que, segundo a Agência Nacional de Notícias do Líbano, matou dois rapazes. 

Em declarações posteriores, o Hezbollah disse que também tinha como alvo um outro local israelita em Golã com foguetes e outro na fronteira Líbano-Israel com projéteis de artilharia.

2024-05-17
14:05

Reino Unido entregou pela primeira vez ajuda humanitária para Gaza através do cais temporário

O governo britânico anunciou há momentos que entregou pela primeira vez ajuda humanitária para a Faixa de Gaza através do cais temporário construído ao largo daquele território.

O primeiro pacote de ajuda entregue através do cais, segundo o executivo de Rishi Sunak, partiu do Chipre e consiste em 8.400 coberturas de plástico.

2024-05-17
13:39

Sánchez admite reconhecer estado da Palestina, mas só em conjunto com outros países

Chefe de governo afirmou esta sexta-feira que Madrid apenas reconhecerá Palestina como estado numa decisão conjunta com outros países
Leia mais aqui
2024-05-17
13:27

Espanha está a coordenar com outros países o reconhecimento do estado da Palestina

Pedro Sánchez, primeiro-ministro espanhol, afirmou esta sexta-feira que Espanha apenas reconhecerá Palestina como estado numa decisão conjunta com outros países, de acordo com a Reuters. 
 
Numa entrevista ao La Sexta, primeiro-ministro espanhol negou que o anúncio será realizado a 21 de maio.

2024-05-17
12:14

Deir al-Balah está "completamente sobrelotada" com os palestinianos que procuram refúgio

Numa publicação no X, a Agência das Nações Unidas de Assistência aos Refugiados da Palestina no Médio Oriente (Unrwa) afirmou que vários palestinianos "procuraram refúgio" em Deir al-Balah, descrevendo a cidade como "agora completamente sobrelotada e em péssimas condições".
 

2024-05-17
11:22

G7 assinam carta a Israel a pedir para respeitar o direito humanitário em Gaza

Os países que pertencem ao G7, exceto os EUA, juntamente com a Austrália, Coreia do Sul, Nova Zelândia, Países Baixos, Dinamarca, Suécia e Finlândia, e assinaram uma carta para advertir Israel, de acordo com o The Guardian. 

A carta enviada ao governo israelita ressalta a necessidade de Israel respeitar o direito humanitário internacional enquanto exerce o direito de defesa. 

Os países expressaram preocupação com os ataques em Rafah e apelaram a Israel para permitir a entrada de ajuda humanitária na região. 

A Reuters sublinha que a carta reconhece os progressos feitos por Israel, no entanto, os países pedem mais esforços, incluindo "trabalhar" por um cessar-fogo e retomar "os serviços essenciais, como eletricidade, água e telecomunicações". 

2024-05-17
10:51

Professores do ensino superior pedem respeito por manifestações de alunos

Docentes, investigadores e administrativos do ensino superior juntaram-se numa petição dirigida órgãos dirigentes de universidades e institutos politécnicos portugueses para pedir o respeito do direito de manifestação dos alunos, sem recurso à violência.

“Acreditamos que é nosso dever, como académicos e trabalhadores do ensino superior, não reagir às manifestações com o recurso à coerção, proteger os nossos alunos no contexto e no espaço universitário, e não os colocar em risco de serem alvo de violência policial”, lê-se na carta aberta que hoje às 10:00 tinha cerca de 80 assinaturas.

“Nós, docentes, investigadores e membros do pessoal administrativo do ensino superior, queremos expressar solidariedade com os estudantes que tomaram a iniciativa de ocupar pacificamente edifícios e outras instalações académicas, como a que, no presente momento”, tem lugar na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova.

Nos últimos dias, várias universidades em todo o país têm tido espaços ocupados por estudantes em protestos pela paz na Palestina e contra a invasão israelita em Gaza, à semelhança do que sucede noutras universidades internacionais.

Os promotores da petição elogiam a decisão da direção da Universidade Nova de “reunir e dialogar com os alunos e de não chamar a polícia nesta ocasião”.

“Apelamos que essa posição seja mantida e pedimos a todas as direções do ensino superior que façam o mesmo” em casos semelhantes, defendem.

Para os signatários, “não é possível, simultaneamente, festejar os movimentos estudantis ocorridos em 1962 e recorrer a formas de repressão e violência face a ações que estão bastante mais distantes de perturbar o ‘normal funcionamento das instituições’ do que os protestos estudantis que culminaram na enaltecida ‘crise académica’”.

As instituições de ensino superior devem “desempenhar um papel relevante no incremento da participação e do empenho cívicos”.

Por isso, “os esforços dos corpos que a constituem para responder à emergência climática ou para impedir atentados aos Direitos Humanos, consubstanciados em ocupação militar, na matança de dezenas de milhares de civis, na obstrução de ajuda humanitária e na destruição indiscriminada de habitações e de infraestruturas cruciais, devem ser saudados, debatidos e escutados e não alvo de perseguição ou repressão”, concluem os autores.

A petição pode ser assinada aqui.

2024-05-17
10:47

Audiência no TIJ interrompida por protesto anti-Israel

As audiências no Tribunal Internacional de Justiça foram brevemente interrompidas por uma manifestante que gritou "mentirosos" quando um representante israelita estava a argumentar. 
 
A manifestante foi vista a ser retirada pelos seguranças do tribunal, avança a Reuters. 
 

2024-05-17
10:04

Israel solicita rejeição do pedido da África do Sul para retirada de Gaza

Israel pediu ao Tribunal Internacional que rejeite o pedido da África do Sul para ordenar a sua saída do território palestiniano, avança a Reuters. 

2024-05-17
09:59

Israel defende-se no TIJ: "Não queríamos guerra, mas estamos a ser atacados"

Foram dadas menos de 24 horas para Israel responder ao último pedido da África do Sul no Tribunal Internacional de Justiça, de acordo com a Reuters. 

Israel sublinha na audiência que não queria uma guerra com o Hamas, mas que está "a ser atacado e a lutar para se defender a si e aos seus cidadãos".

Segundo a mesma fonte, Israel reiterou a sua afirmação de que Rafah é um "ponto central das actividades terroristas permanentes, é uma fortaleza do Hamas".
 

2024-05-17
09:56

Israel contesta acusação de África do Sul no TIJ

Israel disse na audiência do TIJ que o caso da África do Sul está "completamente separado dos factos e das circunstâncias" e ainda "ridiculariza a acusação de genocídio", avança a Reuters.

2024-05-17
09:51

África do Sul Solicita ao TIJ intervenção para cessar ataque de Israel em Rafah

A África do Sul solicita ao Tribunal Internacional de Justiça (TIJ) que ordene a Israel que ponha fim ao ataque a Rafah. Pede ainda que Israel suspenda a sua ofensiva militar em Gaza e que autorize a entrada de jornalistas e investigadores internacionais no território, de acordo com o The Guardian

2024-05-17
08:42

Já morreram 35.303 palestinianos desde 7 de outubro

O Ministério da Saúde de Gaza, coordenado pelo Hamas, diz que já morreram pelo menos 35.303 palestinianos desde 7 de outubro. De acordo com a contabilidade diária do Hamas, 79.261 ficaram feridos.

2024-05-17
08:37

Associação Palestiniana de Futebol pede suspensão de Israel da FIFA

A Associação Palestiniana de Futebol (PFA, da sigla em inglês) pediu a suspensão “imediata” de Israel da FIFA, avança o Times of Israel. O jornal adianta que Jibril Rajoub, chefe da PFA, disse ao presidente da FIFA, Gianni Infantino, numa reunião em Bangkok, que “a bola está do seu lado”.

De acordo com o jornal online israelita, Israel classifica o apelo como “cínico”. “Infantino diz que a FIFA realizará uma sessão extraordinária do seu conselho dirigente antes de 20 de julho para rever a análise jurídica e decidir como proceder”, acrescenta a publicação.

2024-05-17
08:04

Camiões de ajuda humanitária começam a chegar a terra através do cais de Gaza

O Comando Central dos Estados Unidos revelou, esta sexta-feira, que os camiões que transportam ajuda humanitária começaram a desembarcar num cais temporário em Gaza às 9:00 locais.

2024-05-17
08:02

Chefe do Pentágono lembra que civis devem ser protegidos antes de qualquer operação em Rafah

O secretário da Defesa dos Estados Unidos, Lloyd Austin, numa conversa telefónica com o ministro da Defesa de Israel, Yoav Gallant, reforçou a "necessidade inquestionável" de proteger os civis e garantir o fluxo ininterrupto de ajuda humanitária antes de qualquer potencial operação militar em Rafah, informou o Pentágono na quinta-feira.

2024-05-17
06:12
2024-05-16
22:54

Dezenas de estudantes pró-Palestina ocupam faculdade da U.Porto

Dezenas de estudantes e ativistas de movimentos da sociedade civil ocuparam esta quinta-feira a Faculdade de Ciências da Universidade do Porto (U.Porto), em solidariedade com o povo palestiniano e para exigir o corte de relações desta instituição com Israel.

De acordo com um comunicado a que a agência Lusa teve acesso, esta ocupação está a decorrer na Faculdade de Ciências, no departamento de Ciências de Computadores da U.Porto.

Os manifestantes exigem que a U.Porto “rompa imediatamente todos as relações que mantém com instituições e empresas israelitas e que condene oficialmente o atual genocídio na Palestina”.

“Exigem ainda que a Universidade do Porto use a sua influência junto da Câmara Municipal do Porto e do Estado português para condenar as atrocidades cometidas pelo estado colonial de Israel e para romper as relações diplomáticas com o mesmo”, pode ler-se no comunicado.

A ação faz parte da luta internacional de protesto estudantil que se iniciou nos campus norte-americanos e já se estendeu a universidades de várias cidades europeias, do Canadá, México e até Austrália, a exigir o fim da ofensiva israelita na Faixa de Gaza.

“As estudantes, juventude e pessoas solidárias com a luta pela libertação da Palestina recusam-se a testemunhar passivamente a expressão mais violenta deste século no que diz respeito às políticas imperialistas que lucram com a distribuição da morte, opressão e pobreza”, referem ainda os organizadores do protesto, no comunicado.

Esta ação decorre no seguimento de uma carta aberta enviada ao reitor da U.Porto e de uma assentada realizada em 08 de maio em frente ao edifício da reitoria da U.Porto, frisaram ainda.

Os manifestantes garantiram também que vão continuar as ações “até que as exigências dos estudantes sejam acatadas”.