Em atualização

AO MINUTO | Biden anuncia nova proposta "sensata" de Israel que contempla três fases

Tudo sobre a guerra entre Israel e o Hamas
2024-05-31
2024-03-30
10:13

Mais de 32.700 mortos em Gaza desde 7 de outubro

Pelo menos 32.705 palestinianos morreram e 75.190 ficaram feridos desde o início da ofensiva de Israel contra a Faixa de Gaza, iniciada a 7 de outubro.

O balanço foi atualizado este sábado de manhã pelas autoridades de saúde do enclave, citadas pela agência Reuters.

Siga ao minuto:

2024-05-31
23:50

Médio Oriente: Guterres espera que roteiro para cessar-fogo leve a paz duradoura

O secretário-geral da ONU, António Guterres, realçou que “espera fervorosamente” que a proposta israelita para um cessar-fogo em Gaza, anunciada hoje pelo Presidente dos Estados Unidos Joe Biden, resulte “num acordo entre as partes para uma paz duradoura".

Numa breve declaração, Guterres lembrou que pede há meses três coisas: um cessar-fogo, acesso "pleno e irrestrito" à ajuda humanitária em Gaza e a libertação de todos os reféns detidos pelo Hamas.

Estes três objetivos defendidos por António Guterres estão, em teoria, incluídos na proposta israelita ao grupo palestiniano Hamas, apresentado hoje por Biden.

2024-05-31
23:29

"Israel não tem alternativa. Só lhe resta negociar ou eternizar a guerra"

O major-general Agostinho Costa considera que Israel já "chegou onde queria" durante o conflito na Faixa de Gaza, mas refere também que "não atingiu os seus objetivos" militares e políticos.

2024-05-31
23:08

UE apoia 'roteiro' para cessar-fogo em Gaza e libertação de reféns

O chefe da diplomacia da União Europeia (UE), Josep Borrell, e o presidente do Conselho Europeu, Charles Michel, manifestaram hoje o seu apoio ao ‘roteiro’ proposto por Israel para um cessar-fogo em Gaza e libertação de reféns.

“O nosso total apoio ao roteiro para um cessar-fogo duradouro e a libertação de reféns que conduza à cessação permanente das hostilidades e à retirada das Forças de Defesa de Israel e ao início dos esforços de reconstrução”, sublinhou o diplomata espanhol, numa publicação na rede social X.

O comentário do alto representante da União Europeia para os Negócios Estrangeiros e a Política de Segurança surgiu depois de o Presidente dos Estados Unidos Joe Biden ter anunciado hoje um acordo em três fases proposto por Israel ao grupo palestiniano Hamas, que disse poder terminar a guerra na Faixa de Gaza e libertar os reféns que permanecem no enclave.

Já Charles Michel saudou a nova proposta, lembrando que é crucial que abra espaço para conversações sobre “uma solução a longo prazo, nomeadamente a cessação permanente das hostilidades e a retirada das forças israelitas, bem como a reconstrução de Gaza”.

“Grato pelos esforços dos EUA, em cooperação com parceiros-chave, nomeadamente o Qatar e o Egito. O sofrimento deve parar. Apelo a todas as partes para que aproveitem esta oportunidade para a paz”, destacou o presidente do Conselho Europeu.

2024-05-31
22:49

Blinken discute plano para Gaza com Turquia, Jordânia e Arábia Saudita

O secretário de Estado norte-americano, Antony Blinken, teve contactos telefónicos individuais com os ministros dos Negócios Estrangeiros da Arábia Saudita, da Turquia e da Jordânia, para discutir a proposta para um cessar-fogo imediato em Gaza e a libertação dos reféns.

2024-05-31
22:48

Blinken ligou à Turquia, Jordânia e Arábia Saudita para discutir acordo de cessar-fogo proposto ao Hamas

O secretário de Estado dos Estados Unidos, Antony Blinken, fez chamadas telefónicas separadas para Turquia, Jordânia e Arábia Saudita para discutir a proposta de cessar-fogo enviada ao Hamas, noticia a Reuters.

2024-05-31
22:32

Palestinianos obtêm mais direitos na OMS

Os países membros da Organização Mundial de Saúde (OMS) decidiram hoje conceder direitos adicionais aos palestinianos, fazendo eco de uma decisão semelhante tomada no início do mês pela ONU.

A resolução pede que sejam concedidos aos palestinianos, que já têm estatuto de observadores na OMS, praticamente os mesmos direitos que teriam se fossem membros de pleno direito, avança a agência de notícias francesa France-Presse (AFP).

Os países membros reunidos para a Assembleia Mundial da Saúde - o mais alto órgão de decisão da OMS - votaram assim esmagadoramente a favor do projeto que pretendia “alinhar a participação da Palestina” na OMS com a sua participação na ONU.

Dos 177 países com direito a voto, 101 apoiaram o texto e cinco opuseram-se, um resultado muito aplaudido, revela AFP.

A votação em Genebra surge depois de os membros da ONU terem aprovado, no inicio do mês, mais direitos para os palestinianos no organismo mundial, depois de a sua campanha para se tornarem membros de pleno direito ter sido bloqueada pelos Estados Unidos.

O embaixador palestiniano em Genebra, Ibrahim Mohammad Khraishi, congratulou-se com a votação e prometeu colaborar mesmo com “aqueles que dizem que os palestinianos não têm direito de voto” na OMS.

2024-05-31
22:31

Netanyahu convidado a discursar perante o Congresso dos EUA

O primeiro-ministro israelita, Benjamin Netanyahu, foi convidado pelos republicanos e democratas para discursar perante o Congresso norte-americano, adiantou hoje Mike Johnson, líder republicano da Câmara dos Representantes, numa demonstração de apoio à guerra na Faixa de Gaza.

“Estamos com o Estado de Israel na sua luta contra o terrorismo, especialmente neste momento em que o Hamas ainda mantém cativos cidadãos norte-americanos e israelitas e os seus líderes põem em perigo a estabilidade regional”, sublinharam os quatro líderes parlamentares da Câmara dos Representantes (câmara baixa) e do Senado (câmara alta), no convite ao chefe do Governo israelita.

Esta é uma demonstração de apoio ao aliado de longa data, apesar das crescentes divisões políticas sobre o ataque militar de Israel a Gaza, em concreto, mais recentemente, a Rafah, no sul do enclave.

O convite de Mike Johnson e do líder da maioria no Senado, o democrata Chuck Schumer, juntamente com o líder republicano no Senado, Mitch McConnell, e o líder democrata na câmara baixa, Hakeem Jeffries, estava em andamento há algum tempo.

2024-05-31
21:52

Israel mata 18 membros do Hamas que coordenavam ataques na Cisjordânia

O serviço de segurança de Israel Shin Bet anunciou hoje a morte de 18 membros de uma unidade do movimento islamita palestiniano Hamas que coordenou, a partir de Gaza, a realização de ataques contra alvos israelitas na Cisjordânia.

Entre os membros desta “célula do Hamas” mortos na sequência das operações israelitas lançadas no sul da Faixa de Gaza está Yassin Rabia, chefe da unidade, segundo informações recolhidas pelo jornal ‘The Times of Israel’, noticiou a agência Europa Press.

O Shin Bet indicou que Rabia morreu juntamente com outro membro importante do grupo num bombardeamento em Rafah, no início da semana, detalhando que dezenas de palestinianos que estavam na zona também morreram devido a um incêndio.

Nove alegados membros da mesma unidade do Hamas foram detidos pelas tropas israelitas no enclave palestiniano.

De acordo com o Shin Bet, o grupo é formado por membros do Hamas que se mudaram para Gaza em 2011, na sequência do acordo para a libertação de mais de mil prisioneiros palestinianos por Israel, em troca da entrega do soldado israelita Gilad Shalit.

Posteriormente, estes membros terão realizado contactos entre palestinianos residentes na Cisjordânia para recrutá-los e realizarem ataques nesse território, fora do solo israelita.

2024-05-31
21:50

Israel afirma que nova proposta de trégua não impede eliminação do Hamas

O Governo israelita considerou que a sua nova proposta de trégua na Faixa de Gaza, anunciada hoje pelo Presidente norte-americano, Joe Biden, permitirá alcançar todos os seus objetivos militares, incluindo a eliminação das capacidades do grupo palestiniano Hamas.

Em comunicado, o gabinete do primeiro-ministro israelita, Benjamin Netanyahu, afirmou que todo o Governo partilha o desejo de que os sequestrados em posse do Hamas regressem a casa o mais rapidamente possível e está a trabalhar para o conseguir.

“Portanto, o primeiro-ministro autorizou a equipa negocial a apresentar um esquema para atingir este objetivo, insistindo que a guerra não terminará até que todos os seus objetivos sejam alcançados”, declarou.

Estes objetivos, reiterou a equipa de Netanyahu, incluem o regresso de todos os reféns e a eliminação das capacidades militares e de governação do Hamas.

2024-05-31
21:46

Hamas aplaude proposta de Biden para cessar-fogo

O Hamas divulgou um comunicado esta sexta-feira a dar conta que vê com bons olhos a proposta apresentada pelo presidente dos Estados Unidos da América, Joe Biden, para um cessar-fogo permanente em Gaza.

Em comunicado, o grupo palestiniano disse estar disposto a lidar "de forma construtiva" com qualquer plano que inclua estes requisitos, isto pouco depois de Joe Biden ter anunciado, a partir da Casa Branca, um esboço de uma trégua faseada que permitiria a libertação dos reféns israelitas no enclave e, mais tarde, o fim das hostilidades.

2024-05-31
21:08

Guerra no Médio Oriente. "A solução de dois Estados é uma questão de quanto roubo legalizar"

Quase oito meses depois do início da ofensiva de Israel na Faixa de Gaza, a CNN Portugal entrevistou Sami Hamdi, especialista em assuntos do Médio Oriente e analista de risco para a região. Hamdi diz que a União Europeia mudou de posição quanto ao que se passa em Gaza, mas não acredita que seja possível a existência de dois Estados independentes, pelo menos, a curto ou médio prazo. E é particularmente crítico com a Administração Biden, afirmando que os Democratas estão com medo de perder as eleições se abandonarem Israel
Leia mais aqui
2024-05-31
19:58

Hezbollah dispara "dezenas" de foguetes contra Israel após ataque de drone

O grupo xiita libanês Hezbollah reivindicou hoje o ataque a três localidades do norte de Israel com “dezenas” de lança-foguetes, em resposta ao bombardeamento de um ‘drone’ israelita que atingiu uma ambulância no Líbano e matou um paramédico.

“Em resposta ao ataque contra a Proteção Civil na localidade de Naqoura [sul do Líbano], incluindo a sua ambulância e paramédicos (…), os combatentes da Resistência Islâmica atacaram com dezenas de lança-foguetes ‘Katyusha’ os colonatos de Gaaton, Ein Yaakov, e Yehiam”, indicou o movimento libanês em comunicado.

O bombardeamento com um ‘drone’ israelita atingiu hoje uma ambulância da Autoridade de Saúde Islâmica em Naqoura, provocando a morte de um paramédico que se encontrava no veículo e ferindo outro, indicou a agência noticiosa do Líbano (ANN).

2024-05-31
19:55

Netanyahu reitera que a guerra só termina quando todos os objetivos de Israel forem alcançados

O gabinete do primeiro-ministro israelita autorizou os negociadores a apresentarem uma proposta para a libertação dos reféns retidos em Gaza.

Citado pela Reuters, o gabinete de Benjamin Netanyhu reiterou que a guerra de Gaza não vai terminar enquanto não forem alcançados todos os objetivos de Israel, incluindo a eliminação do Hamas.

2024-05-31
19:32

Hamas divulga vídeo de propaganda usando voz de um dos reféns

O Hamas divulgou hoje um vídeo de propaganda contra o governo do primeiro-ministro israelita, Benjamin Netanyahu, no qual se ouve a voz de um dos reféns israelitas que ainda permanecem na Faixa de Gaza.

Embora o vídeo não a identifique, os familiares da refém confirmaram que se trata de Noa Argamani, de 26 anos, que foi sequestrada num festival de música durante os ataques de 7 de outubro de 2023.

Inicialmente, os familiares pediram aos meios de comunicação social que não reproduzissem o vídeo, no qual a jovem pode ser ouvida a pedir aos israelitas que se manifestassem em Telavive para exigir um acordo para a libertação dos reféns, mas posteriormente permitiram que o vídeo fosse divulgado.

2024-05-31
18:50

Nova proposta de Israel já foi comunicada ao Egito e ao Hamas

Joe Biden admite que nem todos em Israel aceitem este plano, inclusive algumas figuras do governo de Benjamin Netanyahu. Ainda assim, o presidente norte-americano apela aos israelitas para que não voltem atrás com o plano, que já foi transmitido ao Catar - mediador das duas partes - e ao Hamas.

Para o presidente norte-americano, "está na hora de acabar com a guerra".

2024-05-31
18:39

Biden anuncia nova proposta "sensata" de Israel que contempla três fases

O presidente norte-americano, Joe Biden, considera que o Hamas já não tem capacidade para lançar um ataque em Israel como o de 7 de outubro.

Em conferência de imprensa, Joe Biden adianta que a delegação israelita apresentou uma nova proposta "sensata", que contempla três fases, sendo que a primeira deverá prolongar-se por seis semanas e prevê um cessar-fogo e a retirada das forças de Israel de Gaza, permitindo assim que os palestinianos possam regressar às suas casas.

Durante essas seis semanas, o acordo prevê que Israel e o Hamas negoceiem uma segunda fase, que deverá terminar com todas as hostilidades de forma permanente.

Se as negociações se prolongarem além desse período, o cessar-fogo deverá manter-se enquanto as conversações continuarem.

A segunda fase prevê uma troca de reféns entre as forças israelitas e do Hamas.

A terceira fase da proposta prevê um "enorme plano de reconstrução" de Gaza.

2024-05-31
14:59

Mais de 36 mil palestinianos mortos e acima de 82 mil feridos em Gaza desde os ataques de 7 de outubro

Pelo menos 36.284 palestinianos foram mortos e 82.057 ficaram feridos na sequência dos ataques israelitas em Gaza desde 7 de outubro, avança o ministro da Saúde de Gaza, citado pela Reuters.

2024-05-31
12:21

Houthis reivindicam ataque contra porta-aviões norte-americano

Os rebeldes houthis do Iémen reivindicaram o disparo de uma "barragem de mísseis balísticos e de cruzeiro" contra o porta-aviões norte-americano Dwight D. Eisenhower no Mar Vermelho.

De acordo com as forças huthis que controlam o Iémen, este ataque foi levado a cabo em retaliação contra os bombardeamentos dos aviões de combate norte-americano e britânicos que fizeram pelo menos 16 mortos na quinta-feira à noite.

O porta-voz militar dos houthis, Yahya Sarea, afirmou em comunicado que o movimento apoiado pelo Irão levou a cabo um ataque "que teve como alvo o porta-aviões norte-americano Dwight D. Eisenhower no Mar Vermelho" com o lançamento de "vários mísseis balísticos e de cruzeiro".

"O ataque foi 'parte da resposta à agressão americana e britânica' contra as posições dos houthis no Iémen e em apoio aos palestinianos na Faixa de Gaza", disse o mesmo porta-voz.

De acordo com os houthis, os bombardeamentos do Reino Unido e dos Estados Unidos, na quinta-feira, fizeram 16 mortos e mais de 30 feridos.

2024-05-31
11:24

Israel garante que só haverá cessar-fogo com acordo de libertação de reféns

Israel não vai aceitar um cessar-fogo em Gaza que não tenha em conta um acordo que inclua o regresso dos reféns, afirmou um alto funcionário da segurança israelita à Reuters.

O comentário foi feito após uma declaração do Hamas, que afirmou estar disposto a chegar a um acordo que inclua uma troca de reféns por prisioneiros palestinianos, desde que Israel pare os combates em Gaza.

“Não haverá tréguas, ou qualquer paragem nos combates, em Gaza que não seja parte integrante de um acordo de libertação de reféns”, disse o funcionário em comentários enviados à Reuters. “Qualquer cessar-fogo surgiria apenas no âmbito de um acordo.”

2024-05-31
10:38

Primeiro-ministro britânico confirma ataque aéreo contra forças huthis no Iémen

O primeiro-ministro britânico, Rishi Sunak, declarou hoje que os ataques aéreos do Reino Unido contra o Iémen foram efetuados em "legítima defesa" e no sentido de atingir as capacidades militares dos huthis.

"Ontem à noite [quinta-feira], a RAF (Royal Air Force) realizou com sucesso a quinta operação contra alvos militares huthis no Iémen, em conjunto com os Estados Unidos”, disse Sunak à imprensa.

"Estes ataques foram feitos para atingir ainda mais as capacidades militares dos huthis e impedir novos ataques contra a navegação internacional. As operações foram realizadas em legítima defesa contra a ameaça constante representada pelos huthis", acrescentou o chefe do governo conservador britânico.

O primeiro-ministro do Reino Unido sublinhou que Londres "não vai hesitar" nos atos de "proteção dos interesses britânicos no estrangeiro e no país".

Sunak afirmou ainda que as operações anteriores foram bem-sucedidas na "degradação" das capacidades militares dos huthis, "visando os locais de lançamento de mísseis".