Em atualização

AO MINUTO | Petroleiro foi atingido por míssil no Mar Vermelho em suposto ataque dos Houthis

Tudo sobre a guerra entre Israel e o Hamas.
2024-05-17

O que está a acontecer

2024-05-18
09:03

Petroleiro foi atingido por míssil no Mar Vermelho em suposto ataque dos Houthis

A empresa de segurança britânica Ambrey, citada pelo The Times of Israel, afirma ter recebido informações de que um petroleiro com bandeira do Panamá foi alegadamente “atacado” a aproximadamente 10 milhas náuticas a sudoeste de Mocha, no Iémen.

A empresa indica que o navio foi atingido por um míssil.

2024-05-18
08:22

Ataque aéreo israelita no sul do Líbano matou um oficial do Hamas

Um ataque aéreo israelita no sul do Líbano matou Sharhabil al-Sayed, um oficial do Hamas responsável pelas operações do grupo terrorista no país.

Várias agências noticiosas citaram fontes anónimas para avançar a informação. Segundo o Haaretz, al-Sayed era o alvo principal do ataque israelita. 

2024-05-17
22:10

Caça israelita leva a cabo ataque na Cisjordânia

Os militares israelitas anunciaram que um caça levou a cabo um ataque na Cisjordânia, na área de Jenin, escreve a Reuters.

O ministro da Saúde palestiniano veio, entretanto, dizer que este ataque fez uma vítima mortal e dois feridos.

2024-05-17
21:17

Biden envia conselheiro de Segurança Nacional à Arábia Saudita e a Israel

Conselheiro de Segurança Nacional da Casa Branca, Jake Sullivan, vai deslocar-se no sábado à Arábia Saudita e no domingo a Israel, anunciou um porta-voz da Presidência dos Estados Unidos.

Na Arábia Saudita, Jake Sullivan irá reunir com o Príncipe Mohammed bin Salman e domingo será a vez do primeiro-ministro israelita Benjamin Netanyahu, escreve a Reuters.
 

2024-05-17
20:58

Guterres considera doca artificial insuficiente para necessidades de Gaza

O secretário-geral da ONU, António Guterres, considerou esta sexta-feira a doca artificial instalada pelos Estados Unidos na Faixa de Gaza, que entrou também hoje em funcionamento, insuficiente para suprir as necessidades humanitárias no enclave palestiniano, segundo o seu porta-voz adjunto.

2024-05-17
19:47

Ato antissemita em França: "As eleições europeias vão ser condicionadas pelo que está a acontecer"

A propósito do mais recente ato antissemita em França, Paulo Sande, especialista em assuntos europeus, reflete acerca da "radicalização cada vez mais forte" à qual assistimos.

"Os partidos mais anti-europeus vão ter aparentemente uma eleições favoráveis, vão cavalgar nesta onda e afirmar a sua posição", conclui.

2024-05-17
19:32

Hamas rejeita qualquer presença militar em território palestiniano

O Hamas afirmou em comunicado, citado pela Reuters, que rejeita qualquer presença militar ou forças estrangeiras em território palestiniano.

Na mesma nota, o grupo refere que o cais temporário construído pelos EUA ao largo da costa da Faixa de Gaza não é uma alternativa à entrada de ajuda humanitária por terra.

2024-05-17
18:54

Cais temporário é para "complementar" ajuda terrestre, não substituí-la, diz a ONU

As Nações Unidas, através do porta-voz Farhan Haq, afirmou esta sexta-feira que o cais temporário construído ao largo da costa da Faixa de Gaza é para "complementar" a entrega de ajuda humanitária por via terrestre, e não para substituí-la.

"Dadas as imensas necessidades em Gaza, o cais flutuante destina-se a complementar as atuais passagens terrestres de ajuda para Gaza, incluindo Rafah, Kerem Shalom e Erez. Não se destina a substituir nenhuma passagem", disse Haq, citado pela Al Jazeera.

2024-05-17
18:08

Escalada militar em Rafah pode levar a uma "paralisação" das operações humanitárias, alerta o PAM

O Programa Alimentar Mundial (PAM) alertou para o facto de a escalada militar em Rafah poder "paralisar as operações humanitárias".

"Sabemos que precisamos de pontos de entrada adicionais e cada novo ponto de entrada é uma nova artéria que bombeia sangue vital para Gaza", disse o PAM no X esta sexta-feira.

Desde que os militares israelitas iniciaram a sua ofensiva em Rafah, a 6 de maio, mais de 630.000 pessoas foram forçadas a fugir, disse a UNRWA esta sexta-feira, com muitos a deslocarem-se para Deir Al-Balah e Khan Younis.

2024-05-17
16:50

IDF resgata corpos de três reféns

O porta-voz militar Daniel Hagari disse esta sexta-feira que as forças israelitas resgataram três corpos de reféns, avança a Reuters. 
 
Hagari afirma que os corpos identificados pertenciam a Shani Louk, Amit Buskila e Itzhak Gelerenter, que segundo o próprio, foram mortos pelo Hamas num festival de música e transportados para Gaza.

2024-05-17
16:06

Sunak pede abertura de mais corredores terrestres para ajuda humanitária entrar em Gaza

No X, o primeiro-ministro britânico, Rishi Sunak, exultou o primeiro carregamento britânico de ajuda humanitária a chegar ao cais temporário ao largo da Faixa de Gaza, e pediu a abertura de mais corredores terrestres.

"É necessário abrir mais corredores terrestres para que mais ajuda chegue aos locais onde é mais necessária", escreveu Sunak.

2024-05-17
15:42

OMS adverte para escassez de ajuda médica após ofensiva israelita

A Organização Mundial da Saúde (OMS) alerta que Gaza não recebeu qualquer ajuda médica desde 6 de maio.

Citado pela Al Jazeera, Tarik Jasarevic, porta-voz da OMS, expressa preocupação: "Não temos combustível. Temos hospitais sob ordem de evacuação. Estamos numa situação em que não nos podemos deslocar."

As autoridades de saúde palestinianas destacaram também o risco iminente de encerramento das poucas unidades de saúde em funcionamento devido à ofensiva israelita em Rafah.

2024-05-17
14:56

Hezbollah reivindica responsabilidade por dezenas de lançamentos de foguetes em direção aos Montes Golã

O grupo libanês Hezbollah reivindicou a responsabilidade por dezenas de lançamentos de foguetes contra os Montes Golã, ocupados por Israel, esta sexta-feira.

Em comunicado, o grupo militante afirmou ter lançado 50 foguetes Katyusha contra uma base militar israelita em Golã, em resposta ao ataque israelita contra Al-Najariya, no sul do Líbano, que, segundo a Agência Nacional de Notícias do Líbano, matou dois rapazes. 

Em declarações posteriores, o Hezbollah disse que também tinha como alvo um outro local israelita em Golã com foguetes e outro na fronteira Líbano-Israel com projéteis de artilharia.

2024-05-17
14:05

Reino Unido entregou pela primeira vez ajuda humanitária para Gaza através do cais temporário

O governo britânico anunciou há momentos que entregou pela primeira vez ajuda humanitária para a Faixa de Gaza através do cais temporário construído ao largo daquele território.

O primeiro pacote de ajuda entregue através do cais, segundo o executivo de Rishi Sunak, partiu do Chipre e consiste em 8.400 coberturas de plástico.

2024-05-17
13:39

Sánchez admite reconhecer estado da Palestina, mas só em conjunto com outros países

Chefe de governo afirmou esta sexta-feira que Madrid apenas reconhecerá Palestina como estado numa decisão conjunta com outros países
Leia mais aqui
2024-05-17
13:27

Espanha está a coordenar com outros países o reconhecimento do estado da Palestina

Pedro Sánchez, primeiro-ministro espanhol, afirmou esta sexta-feira que Espanha apenas reconhecerá Palestina como estado numa decisão conjunta com outros países, de acordo com a Reuters. 
 
Numa entrevista ao La Sexta, primeiro-ministro espanhol negou que o anúncio será realizado a 21 de maio.

2024-05-17
12:14

Deir al-Balah está "completamente sobrelotada" com os palestinianos que procuram refúgio

Numa publicação no X, a Agência das Nações Unidas de Assistência aos Refugiados da Palestina no Médio Oriente (Unrwa) afirmou que vários palestinianos "procuraram refúgio" em Deir al-Balah, descrevendo a cidade como "agora completamente sobrelotada e em péssimas condições".
 

2024-05-17
11:22

G7 assinam carta a Israel a pedir para respeitar o direito humanitário em Gaza

Os países que pertencem ao G7, exceto os EUA, juntamente com a Austrália, Coreia do Sul, Nova Zelândia, Países Baixos, Dinamarca, Suécia e Finlândia, e assinaram uma carta para advertir Israel, de acordo com o The Guardian. 

A carta enviada ao governo israelita ressalta a necessidade de Israel respeitar o direito humanitário internacional enquanto exerce o direito de defesa. 

Os países expressaram preocupação com os ataques em Rafah e apelaram a Israel para permitir a entrada de ajuda humanitária na região. 

A Reuters sublinha que a carta reconhece os progressos feitos por Israel, no entanto, os países pedem mais esforços, incluindo "trabalhar" por um cessar-fogo e retomar "os serviços essenciais, como eletricidade, água e telecomunicações". 

2024-05-17
10:51

Professores do ensino superior pedem respeito por manifestações de alunos

Docentes, investigadores e administrativos do ensino superior juntaram-se numa petição dirigida órgãos dirigentes de universidades e institutos politécnicos portugueses para pedir o respeito do direito de manifestação dos alunos, sem recurso à violência.

“Acreditamos que é nosso dever, como académicos e trabalhadores do ensino superior, não reagir às manifestações com o recurso à coerção, proteger os nossos alunos no contexto e no espaço universitário, e não os colocar em risco de serem alvo de violência policial”, lê-se na carta aberta que hoje às 10:00 tinha cerca de 80 assinaturas.

“Nós, docentes, investigadores e membros do pessoal administrativo do ensino superior, queremos expressar solidariedade com os estudantes que tomaram a iniciativa de ocupar pacificamente edifícios e outras instalações académicas, como a que, no presente momento”, tem lugar na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova.

Nos últimos dias, várias universidades em todo o país têm tido espaços ocupados por estudantes em protestos pela paz na Palestina e contra a invasão israelita em Gaza, à semelhança do que sucede noutras universidades internacionais.

Os promotores da petição elogiam a decisão da direção da Universidade Nova de “reunir e dialogar com os alunos e de não chamar a polícia nesta ocasião”.

“Apelamos que essa posição seja mantida e pedimos a todas as direções do ensino superior que façam o mesmo” em casos semelhantes, defendem.

Para os signatários, “não é possível, simultaneamente, festejar os movimentos estudantis ocorridos em 1962 e recorrer a formas de repressão e violência face a ações que estão bastante mais distantes de perturbar o ‘normal funcionamento das instituições’ do que os protestos estudantis que culminaram na enaltecida ‘crise académica’”.

As instituições de ensino superior devem “desempenhar um papel relevante no incremento da participação e do empenho cívicos”.

Por isso, “os esforços dos corpos que a constituem para responder à emergência climática ou para impedir atentados aos Direitos Humanos, consubstanciados em ocupação militar, na matança de dezenas de milhares de civis, na obstrução de ajuda humanitária e na destruição indiscriminada de habitações e de infraestruturas cruciais, devem ser saudados, debatidos e escutados e não alvo de perseguição ou repressão”, concluem os autores.

A petição pode ser assinada aqui.

2024-05-17
10:47

Audiência no TIJ interrompida por protesto anti-Israel

As audiências no Tribunal Internacional de Justiça foram brevemente interrompidas por uma manifestante que gritou "mentirosos" quando um representante israelita estava a argumentar. 
 
A manifestante foi vista a ser retirada pelos seguranças do tribunal, avança a Reuters.