Vídeos mostram novos pormenores sobre como o Hamas lançou o ataque surpresa contra Israel

Vídeos mostram novos pormenores sobre como o Hamas lançou o ataque surpresa contra Israel

Gianluca Mezzofiore, Paul P. Murphy e Allegra Goodwin

Militantes armados de Gaza lançaram um ataque surpresa a Israel na madrugada de sábado, abrindo buracos na vedação da fronteira, matando um número desconhecido de soldados israelitas e fazendo reféns, conforme mostram vídeos de propaganda geolocalizados e autenticados pela CNN.

Os soldados israelitas nos postos fronteiriços parecem ter sido apanhados de surpresa pelo ataque, que foi levado a cabo utilizando o que pareceu serem drones, granadas propulsoras de foguetes, mísseis guiados anti-tanque e armas de assalto, segundo os vídeos partilhados nas redes sociais pelo grupo militante islâmico Hamas.

Os militantes também tomaram bases militares perto da fronteira, capturando veículos militares e incendiando tanques. Nalguns casos, os combatentes avançaram alguns quilómetros até às comunidades próximas do muro de segurança que separa Gaza de Israel, levando civis em cativeiro.

A CNN examinou cerca de uma dúzia de vídeos de propaganda do Hamas, recorrendo à análise e à geolocalização para perceber o que aconteceu nos locais mais importantes. Estes vídeos, publicados pelo Hamas nos seus canais nas redes sociais, foram fortemente editados pelo grupo terrorista.

Be'eri

Num festival de música ao ar livre ali próximo, e que teve lugar a pouco menos de três quilómetros da fronteira, alguns participantes disseram à CNN que se aperceberam do ataque pelo som dos rockets.

Um vídeo publicado numa conta do Hamas nas redes sociais mostra um ataque perto de uma secção da vedação da fronteira, quando um drone filmou um ataque a um tanque israelita. Perto dali, num outro vídeo, vê-se fumo a subir perto de uma nova brecha na vedação. O vídeo mostrava um tanque israelita a arder perto dessa brecha.

Hamas destrói tanque israelita em Be'eri

Os festivaleiros contaram que o tiroteio começou cerca de 30 minutos depois de terem ouvido os primeiros foguetes e explosões. Dois participantes disseram à CNN que já tinham começado a evacuar a área por causa dos foguetes, quando se aperceberam que tinham de correr para escapar às balas.

Os militantes avançaram até um kibutz a cerca de cinco quilómetros a sudeste da fronteira com Gaza, segundo as IDF (Forças de Defesa de Israel).

Vídeos geolocalizados pela CNN mostram militantes armados a deslocarem-se em torno do kibutz de Be'eri e a levarem cativos vários israelitas. Desconhece-se o paradeiro atual destes reféns, mas a CNN confirmou que pelo menos alguns dos participantes no festival foram filmados a desfilar em Gaza por militantes armados.

A passagem de Erez

Um vídeo geolocalizado pela CNN mostra militantes de Gaza a entrarem nas instalações militares de Erez, depois de terem violado a fronteira com explosivos. O posto de Erez é o principal posto fronteiriço entre a Faixa de Gaza e Israel.

Os combatentes são depois vistos a disparar contra uma torre de vigia e a entrar no que parecem ser os alojamentos da base militar.

Combatentes do Hamas em Erez

O vídeo continua com um atirador a disparar contra um homem coberto de sangue no chão, enquanto outros militantes parecem fazer reféns dois homens israelitas.

À medida que os combatentes avançam para o interior da base, agarrando uma bandeira israelita e apoderando-se de um jipe israelita, podem ver-se vários corpos sem vida no chão.

Perto de Beit Lahia, Gaza

Um vídeo publicado pelo Hamas mostra pelo menos dois parapentes pouco depois de descolarem, voando na direção de Zikim, um kibbutz mesmo junto à fronteira.

Atrás deles, vê-se uma rajada de rockets, disparados na orla de um campo a norte de Beit Lahia, Gaza, a voar para norte.

Hamas lança rockets a partir de Beit Lahia

Este vídeo mostra a primeira imagem de parapentes durante o ataque a ser geolocalizada pela CNN.

As IDF afirmaram ter morto dois assaltantes do Hamas na praia de Zikim; não se sabe se foram os dois parapentes vistos no vídeo. Este ataque parece ter sido o ataque terrestre do Hamas mais a norte de Israel.

Nahal Oz

Dezenas de combatentes de Gaza - armados com pistolas, granadas e drones lançadores de bombas - também tomaram o controlo de uma base militar nos arredores de Nahal Oz, segundo um vídeo geolocalizado pela CNN.

Combatentes do Hamas em Nahal Oz

Pelo menos dois soldados israelitas foram mortos pelos militantes, e pelo menos seis mulheres soldados da base são vistas a serem feitas prisioneiras nos vídeos.

O assalto começou com homens armados a esgueirarem-se entre duas colinas perto de um portão ao longo da vedação da fronteira entre Israel e Gaza. São então vistos a aproximar-se e a passar por uma torre de vigia - a grande torre de comunicações da base militar é vista ao longe.  

Depois de passarem, os militantes - dezenas deles vestidos com roupas escuras - são vistos a deslocarem-se pelo campo aberto em direção à base.  

Outro vídeo, filmado por volta da mesma altura por um drone armado, parece mostrar o início da emboscada. Três soldados israelitas que se encontravam perto de uma carrinha na parte sul da base são vistos antes de o drone lançar pelo menos duas bombas sobre eles. Um deles parece ter ficado gravemente ferido e o trio é visto a abrigar-se junto a um veículo militar próximo.

Um dos vídeos mostra os militantes a atirar uma granada para cima de um veículo militar israelita em movimento, mesmo à saída da base. Os vídeos não deixam claro quantos tropas estavam estacionados na base, ou se houve tiroteios extensos no local.

Outro vídeo mostra vários indivíduos - alguns dos quais parecem estar a saquear a base - em cima e à volta de alguns tanques na propriedade da base. Também se vê uma espessa nuvem de fumo negro.

Sufa

Outro vídeo partilhado pelo Hamas mostra assaltantes perto de uma abertura numa vedação perto do kibutz de Sufa, perto da fronteira de Israel com o Egipto.

Combatentes do Hamas em Sufa

No mesmo vídeo, os combatentes são mostrados a invadir uma base militar próxima, na qual se vêem veículos militares israelitas, incluindo um tanque. Os corpos de soldados israelitas podem ser vistos no vídeo, um dos quais está a sangrar e usa apenas um capacete, um colete tático e a roupa interior.

Este ataque parece ter sido o ataque terrestre do Hamas mais a sul de Israel.

Praia de Zikim

De acordo com as IDF, o Hamas também tentou atacar Israel utilizando barcos. Dois barcos de borracha e dois outros barcos foram destruídos na madrugada de sábado, segundo as IDF.

Imagens divulgadas pelas IDF no sábado à noite mostraram um navio da marinha a disparar contra uma suposta embarcação do Hamas.

 

Combatentes do Hamas na praia de Zikim

Hamas lança ataque aéreo e terrestre surpresa a partir de Gaza

Na madrugada de sábado, os militantes de Gaza dispararam uma barragem mortífera de rockets e enviaram homens armados para o sul do território israelita, num dos dias mais mortíferos das últimas décadas entre as duas partes. O primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, prometeu uma "poderosa vingança" contra o Hamas e as forças israelitas estão a combater os militantes no sul de Israel e têm estado a bombardear Gaza com ataques aéreos.

Informações de 8 de outubro de 2023. Fontes: Forças de Defesa de Israel, Hamas Grafismo: Renée Rigdon e Lou Robinson, CNN

 

Dennis Lapin, Benjamin Brown, Abeer Salman, Sharif Paget, Sean R. Clark, Renée Rigdon, Kelly Flynn e Sean O'Key da CNN contribuíram para este relatório.

Scroll top