Um ano da morte de Isabel II. Quem é quem na árvore real do Rei Carlos III?
A casa de Windsor

Um ano da morte de Isabel II. Quem é quem na árvore real do Rei Carlos III?

Explore a Casa de Windsor e percorra a linha de sucessão da família real britânica. 

Design original Eleanor Stubbs e Rachel Jung
Design adicional original Alicia Johnson 
Programação original Marco Chacón 
Texto e Edição Visual Sarah-Grace Makarious  
Editores Lauren Said-Moorhouse e Anna Brand
Supervisão Editorial Cheyn Shah e Jo Parker
Editora de Fotografia Jennifer Arnow
Adaptação CNN Portugal

Carlos tornou-se Rei do Reino Unido após a morte da sua mãe, a Rainha Isabel II, a 8 de setembro de 2022, quando a monarca tinha 96 anos.

A Rainha tornara-se a sexta mulher a subir ao trono britânico em fevereiro de 1952, após a morte do seu pai, o Rei Jorge VI. Foi a monarca que reinou durante mais tempo na história britânica, servindo durante mais de 70 anos.

Carlos, o filho mais velho, subiu imediatamente ao trono como Rei, colocando o seu filho mais velho, William, em primeiro lugar na linha de sucessão ao trono. Ele foi o monarca britânico que mais tempo esteve à espera: era herdeiro aparente desde os três anos.

Por ocasião do primeiro aniversário da Rainha Isabel II, olhamos para a árvore da família real britânica, identificando cada membro e o seu lugar na linha de sucessão.

 

 

Conheça o quem-é-quem na linha de sucessão da família real britânica.

 

Rainha Isabel II
21 de abril de 1926 – 8 de setembro de 2022
Mãe do Rei Carlos III

Quando Elizabeth Alexandra Mary Windsor nasceu, ela não herdeira direta ao trono, já que o seu pai era o segundo filho do Rei Jorge V. Mas depois de o seu bisavô morrer e de o seu tio, o Rei Eduardo VIII, abdicar – ambos no mesmo ano – o pai de Elizabeth tornou-se o Rei Jorge VI. O movimento fez da jovem princesa, que tinha então apenas 10 anos, a seguinte na linha de sucessão.

A partir desse momento, a sua vida mudou, e ela começou a ser formada para ser monarca.

Isabel (nome português para Elizabeth) casou com o príncipe Philip em 1947, um par de anos depois do fim da Segunda Guerra Mundial e de ele ter regressado de servir na Marinha. Pouco depois, eles tiveram os seus primeiros dois filhos, Carlos e Anne.

A 6 de Fevereiro de 1952, aos 25 anos, Isabel ascendeu ao trono. Depois de oito anos como rainha, ela teve o seu terceiro filho, Andrew, e em 1964 o seu último filho, Edward.

Desde tenra idade, Isabel percebeu o poder dos média e usou-o com grande resultado durante todo o seu reinado. Na sua coroação, em 1953, ela pediu que fossem autorizadas câmaras dentro da Abadia de Westminster para que o acontecimento fosse pela primeira vez transmitido na televisão. Ela continuaria a autorizar a presença de câmaras nos seus compromissos diários, permitiu um acesso sem precedentes à sua vida privada no documentário “Família Real” da BBC em 1969 e até molhou um pé nas redes sociais quando abriu conta no Twitter em 2014.

Como rainha, foi servida por 15 primeiros-ministros britânicos, conheceu 12 presidentes norte-americanos em funções e incontáveis chefes de Estado, tendo visitado mais de 120 países.

Em 2022, celebrou o seu jubileu de platina – que assinalou o marco incrível de 70 anos no trono – e três meses depois morreu, de idade, em Balmoral, na Escócia, com 96 anos. Foi sepultada no Castelo de Windsor ao lado do seu marido, com quem esteve casada 73 anos..

 

Príncipe Philip
10 de junho de 1921 -9 de abril de 2021
Pai do Rei Carlos III

 

O Príncipe Philip da Grécia e da Dinamarca nasceu em Corfu, na Grécia, sendo o mais novo de cinco filhos. O seu pai era o Príncipe Andrew da Grécia e da Dinamarca e a sua mãe, a Princesa Alice de Battenberg, era bisneta da Rainha Vitória. Esta ligação fazia de Philip e da Rainha Isabel II primos em terceiro grau.

Philip conheceu Isabel quando ela era princesa; casaram-se pouco mais de quatro anos antes de ela se tornar monarca, em 1947. Renunciou ao seu antigo título real e, em 1957, tornou-se Sua Alteza Real o Príncipe Philip, Duque de Edimburgo.

Philip tinha-se alistado na Marinha Real aos 18 anos e continuou no ativo durante toda a Segunda Guerra Mundial, retirando-se apenas em 1951, quando a sua mulher se tornou mais ocupada com os deveres reais. O duque assumiu um papel ativo e público, acompanhando a rainha em passeios reais e até na apresentação de programas de televisão.

Ambientalista convicto, Philip escreveu vários livros sobre o ambiente e outros temas, e foi durante décadas presidente do World Wildlife Fund. Como desportista, teve uma carreira de sucesso no pólo durante 20 anos. Também era hábil no desporto de condução de carruagens a cavalo e aprendeu a pilotar aviões, acumulando quase seis mil horas no ar.

O casamento da rainha com Philip durou 73 anos, até à sua morte aos 99 anos, o que fez dele o consorte real mais antigo da história britânica.

 

A família real britânica
A família real britânica

 

Rei Carlos III
14 de novembro de 1948

Charles Philip Arthur George Windsor subiu ao trono como Rei Carlos III após a morte da sua mãe, a Rainha Isabel II, a 8 de setembro de 2022. Enquanto Príncipe de Gales, era herdeiro aparente desde os 3 anos de idade, o que fez dele o monarca britânico mais tempo em espera.

Carlos frequentou a Universidade de Cambridge, tendo estudado Arqueologia e Antropologia no primeiro ano e, depois, História. Tem um bacharelato e um mestrado.

Tal como o seu pai, Carlos embarcou numa carreira naval, de 1971 a 1976, onde se qualificou como piloto de helicóptero.

Casou com Lady Diana Spencer em 1981, com quem teve dois filhos, William e Harry. Charles e Diana divorciaram-se 15 anos mais tarde. No final do seu casamento, admitiu ter tido um caso com Camilla Parker Bowles. Camilla e Carlos estão casados desde 2005.

Enquanto príncipe, Carlos fundou mais de 20 instituições de beneficência e foi presidente ou patrono de centenas de outras, envolvendo questões tão diversas como a ajuda a jovens desfavorecidos ou o apoio às comunidades agrícolas rurais britânicas.

Defensor de longa data do ambiente, Carlos falou pela primeira vez publicamente sobre o impacto da poluição e do plástico em 1970 e, mais de cinco décadas depois, continua a discursar em eventos como a conferência mundial sobre o clima COP26 de 2021. Carlos escreveu vários livros sobre ambiente para crianças e adultos e tomou algumas medidas pessoais, como a conversão do seu carro Aston Martin para biocombustível e a instalação de painéis solares na sua residência oficial em Londres.

A família real
A família real

Rainha Camilla
17 de julho de 1947

Camilla Rosemary Shand conheceu o então Príncipe Carlos num jogo de pólo quando tinha 20 e poucos anos, antes do seu primeiro casamento com Andrew Parker Bowles em 1973. O casal teve dois filhos, Thomas Henry e Laura Rose.

Depois de Carlos ter casado com Lady Diana Spencer em 1981, Camilla passou a ser vista como "a outra mulher" e como a razão da rutura do casamento real. Camilla e Charles divorciaram-se dos seus cônjuges em 1995 e 1996, respetivamente.

Após um breve hiato fora do olhar do público, Camilla foi fotografada com Carlos em 1999 e, pouco tempo depois, mudou-se para a residência real Clarence House para estar com Carlos - e o seu nome começou a aparecer em documentos oficiais. Carlos e Camilla casaram numa cerimónia civil em 2005.

"É sempre bom ter alguém do nosso lado", disse Charles à CNN em 2015. "Ela é um enorme apoio. O melhor de tudo é que nos rimos muito porque ela vê o lado engraçado da vida, graças a Deus. Se você o imaginar, isso acrescenta muito a tudo isto".

Camilla, a rainha consorte, é ativa na família real, apoiando o marido nos deveres reais. É também patrona ou presidente de cerca de 100 instituições de caridade que envolvem questões como a violência contra as mulheres e a literacia.

Tradicionalmente, a mulher de um soberano masculino é coroada numa cerimónia mais simples, depois do marido. Camilla tornou-se a 29ª rainha consorte coroada na Abadia de Westminster a 6 de maio de 2023. O seu título é Rainha Camilla, o que, segundo o Palácio de Buckingham, está de acordo com as anteriores rainhas consortes.

A família real
A família real

Lady Diana Spencer
1 de julho de 1961 - 31 de agosto de 1997
Ex-mulher do Rei

Lady Diana Frances Spencer casou-se com o Príncipe Carlos em 1981 e tornou-se Princesa de Gales.

Diana era membro da aristocracia; o seu pai era um conde e tinha sido equerry do Rei Jorge VI de 1950 a 1952, e da Rainha Isabel II entre 1952 e 1954, enquanto a sua avó era dama de companhia da Rainha Elizabeth, a Rainha Mãe.

Após 11 anos de casamento, Diana e Carlos separaram-se formalmente, tendo o divórcio sido finalizado em 1996.

No ano seguinte, enquanto era perseguida por paparazzi em Paris, Diana morreu num acidente de viação, juntamente com o seu namorado e um motorista que, na altura, estava legalmente embriagado. A sua morte provocou um luto público generalizado; estimando-se que 2,5 mil milhões de pessoas em todo o mundo tenham assistido às cerimónias fúnebres.

O legado de Diana inclui o seu empenhamento em acções de caridade. Em particular, ajudou a quebrar o estigma das pessoas com VIH/SIDA e foi ativista contra a utilização de minas terrestres, chamando a atenção do público para esta questão.

A família real
A família real

Príncipe William
21 de junho de 1982
Filho do Rei

William Arthur Philip Louis e o seu irmão, o Príncipe Harry, são os dois únicos filhos do Rei Carlos III e da falecida Diana, Princesa de Gales.

O Príncipe William tem um mestrado em geografia. Depois da universidade, prestou serviço militar, onde participou em mais de 150 operações de busca e salvamento com helicópteros.

Em 2011, William casou-se com Kate Middleton, que conheceu na universidade uma década antes. Têm três filhos juntos.

William tem sido um defensor acérrimo do fim do estigma em torno dos cuidados de saúde mental. Também está empenhado em causas ambientais e, nos últimos anos, lançou o Prémio Earthshot, uma iniciativa de 10 anos que visa enfrentar alguns dos desafios climáticos mais prementes do planeta.

No primeiro discurso público do Rei Carlos como monarca em 2022, anunciou que William e a sua mulher se tinham tornado os novos Príncipe e Princesa de Gales. Anteriormente, William usava o título de Duque de Cambridge, que lhe fora concedido no dia do seu casamento.

A família real
A família real

Kate Middleton
9 de janeiro de 1982

Catherine Elizabeth Middleton casou-se com o Príncipe William em 2011 e tornou-se a Duquesa de Cambridge. Agora Princesa de Gales, ela e William têm três filhos juntos.

Conhecida casualmente como "Kate", a futura membro da família real cresceu numa pequena aldeia em Inglaterra com a irmã e o irmão mais novos. A sua mãe é uma antiga assistente de bordo e o seu pai trabalhou como piloto antes de criarem o seu próprio negócio de venda por correspondência.

Kate tem um mestrado em história da arte pela Universidade de St. Andrews - onde conheceu o seu futuro marido. É uma desportista entusiasta, jogando ténis e hóquei, bem como velejando. É também uma ávida fotógrafa.

Além de ser uma defensora do apoio à saúde mental, Kate tem estado fortemente envolvida em instituições de caridade que se concentram em proporcionar às crianças o melhor começo de vida possível. Em 2021, a duquesa lançou o Royal Foundation Centre for Early Childhood, com o objetivo de "sensibilizar para o facto de os primeiros cinco anos de vida serem tão importantes para os nossos futuros resultados de vida".

A família real
A família real

Príncipe George
22 de julho de 2013
Neto do Rei

George Alexander Louis, atual Príncipe George de Gales, é o filho mais velho do Príncipe William e de Catherine, Princesa de Gales.

Se se tornar soberano britânico após os reinados do seu avô, o Rei Carlos III, e do seu pai, o Príncipe Guilherme, Jorge - atualmente o segundo na linha de sucessão - será o 43º monarca desde Guilherme, o Conquistador.

Mas, por enquanto, está a concentrar-se na sua educação: George frequenta atualmente a Lambrook School, perto de Windsor, juntamente com a sua irmã mais nova, a Princesa Charlotte, e o seu irmão mais novo, o Príncipe Louis.

A família real
A família real

Princesa Charlotte
2 de maio de 2015
Neta do Rei

Charlotte Elizabeth Diana, atual Princesa Charlotte de Gales, é a segunda filha e única filha do Príncipe William e de Catherine, Princesa de Gales.

Em 2011, a monarquia britânica aboliu uma regra que dava preferência aos herdeiros masculinos em relação às suas irmãs na linha de sucessão, o que significa que a Princesa Charlotte é agora a terceira na linha de sucessão ao trono.

A família real
A família real

Príncipe Louis
23 de abril de 2018
Neto do Rei

Louis Arthur Charles, atual Príncipe Louis de Gales, é o filho mais novo do Príncipe William e de Catherine, Princesa de Gales.

Louis chegou durante uma temporada movimentada para a família real, nascido apenas algumas semanas antes do casamento de 2018 do príncipe Harry e Meghan.

A família real
A família real

Príncipe Harry
15 de setembro de 1984
Filho do Rei

O duque de Sussex, nascido Henry Charles Albert David, é o filho mais novo do príncipe Carlos e de Diana, princesa de Gales, e o único irmão do príncipe William.

Na sua juventude, Harry ganhou a reputação de ser um rebelde membro da realeza, tendo enfrentado acusações de consumo de álcool e de cannabis quando era menor de idade, de ter usado um uniforme nazi numa festa de máscaras aos 20 anos e de ter festejado nu num hotel de Las Vegas em 2012.

Harry serviu nas forças armadas britânicas durante quase uma década, durante a qual cumpriu duas missões de combate no Afeganistão. É o fundador dos Jogos Invictus, uma competição desportiva internacional para militares feridos.

Harry casou-se com Meghan Markle em 2018, depois de se terem conhecido num encontro às cegas organizado por um amigo comum 18 meses antes. No dia do casamento, foram-lhes atribuídos os títulos de Duque e Duquesa de Sussex. O casal tem dois filhos.

Em 2020, Harry e a sua mulher deixaram de ser membros ativos da família real, abandonando os seus títulos de Sua Alteza Real. Pouco depois, ele e a sua família mudaram-se para o estado natal da duquesa, a Califórnia, nos Estados Unidos.

Uma vez estabelecido nos EUA, o casal lançou sua organização de caridade, Archewell, e assinou parcerias de produção plurianuais com a Netflix e o Spotify. Em 2021, Harry tornou-se um executivo de tecnologia na BetterUp, uma startup de Sillicon Valley.

A família real
A família real

Meghan Markle
4 de agosto de 1981

Rachel Meghan Markle é casada com o príncipe Harry, filho do rei Carlos III.

Nasceu e cresceu em Los Angeles; o seu pai era um diretor de iluminação de Hollywood, enquanto a sua mãe era assistente social e instrutora de ioga. Meghan foi anteriormente casada com o produtor de cinema Trevor Engelson durante dois anos, antes de eles se divorciarem em 2013.

Meghan conheceu Harry através de um amigo em comum e, em 2018, casaram-se numa cerimónia repleta de estrelas na Capela de São Jorge, nos terrenos do Castelo de Windsor, tornando-se o Duque e a Duquesa de Sussex.

Antes de se juntar à família real, Meghan era uma atriz mais conhecida pelo seu papel na série jurídica norte-americana "Suits". Em 2015, falou sobre a igualdade de género na conferência da ONU Mulheres e, no ano seguinte, foi também nomeada Embaixadora Global da World Vision.

Desde que se afastou da família real, ela e o marido criaram uma organização chamada Archewell, que inclui uma fundação sem fins lucrativos, bem como empresas de áudio e produção. Meghan lançou também um programa de mentoria que apoia mulheres que regressam ao trabalho após a pandemia.

Archie e Lilibet
Archie e Lilibet

Príncipe Archie
6 de maio de 2019
Neto do Rei

Archie Harrison Mountbatten-Windsor é o único filho rapaz de Harry e Meghan, Duque e Duquesa de Sussex.

Num marco significativo em toda a Commonwealth e na sociedade britânica, o nascimento de Archie fez história por ser a primeira criança britânica birracial na família real imediata.

Princesa Lilibet
4 de junho de 2021
Neta do Rei

Lilibet "Lili" Diana Mountbatten-Windsor é a filha de Harry e Meghan, Duque e Duquesa de Sussex.

Lili nasceu em Santa Bárbara, Califórnia, após a decisão dos pais de se afastarem da vida real no Reino Unido e se mudarem para os EUA.

O seu primeiro nome é uma homenagem à sua bisavó, a Rainha Isabel II - cuja alcunha de infância era Lilibet. O seu nome do meio, Diana, "foi escolhido para homenagear a sua querida e falecida avó, a Princesa de Gales", revelaram os pais no anúncio do nascimento.

A família real
A família real

Princesa Anne
15 de agosto de 1950
Irmã do Rei

Anne Elizabeth Alice Louise é a única filha da Rainha Isabel II e do Príncipe Philip. Foi conhecida como Princesa Anne até 1987, altura em que lhe foi atribuído o título de Princesa Real. Como membro ativa da família real, Anne teve o seu primeiro compromisso oficial aos 18 anos.

Casou-se com o Capitão Mark Phillips aos 23 anos e teve dois filhos. O seu casamento terminou em divórcio em 1992, após mais de 18 anos. Nesse mesmo ano, casou-se com o Comandante - atualmente Vice-Almirante - Timothy Laurence.

Em 1974, Anne escapou por pouco a uma tentativa de rapto por um homem armado que disparou sobre várias pessoas que tentavam protegê-la, incluindo o seu guarda-costas, o seu motorista, um agente da polícia que estava em patrulha e um transeunte. Ninguém foi morto e cada um deles recebeu medalhas de bravura da rainha que, segundo a BBC, disse a um dos destinatários: "A medalha é da rainha, mas eu quero agradecer-lhe como mãe da Anne".

Anne é uma cavaleira de sucesso, tendo ganho medalhas em torneios em todo o mundo. Foi o primeiro membro da família real a competir nos Jogos Olímpicos, na prova equestre de três dias dos Jogos Olímpicos de Montreal, em 1976. Continuou a participar como membro do Comité Olímpico Internacional e ajudou a organizar os Jogos de Londres em 2012. Foi ela quem recebeu a chama olímpica em Atenas, em nome de Londres.

Mark Phillips
22 de setembro de 1948
Ex-marido da irmã do Rei

O Capitão Mark Phillips foi o primeiro marido da Princesa Anne; estiveram casados mais de 18 anos.

Mark casou-se com Anne na Abadia de Westminster em 1973. Nessa altura, já era um campeão equestre, tendo ganho títulos europeus e mundiais e até uma medalha de ouro olímpica nos Jogos de Munique de 1972.

Continuou a ter sucesso como cavaleiro, tornando-se tetracampeão no Badminton Horse Trials e ganhando outra medalha olímpica, desta vez de prata, nos Jogos de Seul em 1988.

O casal teve dois filhos e divorciou-se em 1992, ano descrito pela rainha como um "annus horribilis", depois de a família ter passado por um período particularmente difícil. Em 1991, soube-se que Mark tinha sido pai de uma filha na Nova Zelândia, anos antes, quando era casado com Anne.

Timothy Laurence
1 de março de 1955
Cunhado do Rei

O Vice-Almirante Timothy Laurence é o marido da Princesa Anne; estão casados desde 1992.

Timothy é um oficial de carreira da Marinha, tendo servido quase 40 anos na Marinha Real e reformado-se em 2010. No ano seguinte, a rainha nomeou-o Cavaleiro Comandante da Ordem Real Vitoriana. Outro membro da família nomeado para a ordem é o Príncipe Harry.

A família real
A família real

Peter Phillips
15 de novembro de 1977
Sobrinho do Rei

Peter Mark Andrew Phillips é o único filho rapaz da princesa Anna e de Mark Phillips e o neto mais velho da rainha.

Nem ele nem a sua irmã, Zara, tiveram direito a um título real à nascença porque, nessa altura, os títulos só eram atribuídos aos netos através dos filhos do monarca e não das filhas. No entanto, a Rainha Isabel II contrariou a tradição e ofereceu à Princesa Anne títulos para os seus filhos, que ela e o marido recusaram.

Em 2008, Peter casou com a canadiana Autumn Kelly; tiveram dois filhos e divorciaram-se em 2021.

Como membro da realeza que não trabalha, Peter não desempenha funções reais em nome do monarca. Trabalhou em gestão desportiva e de entretenimento para empresas como a Williams F1 e a divisão de patrocínios do Royal Bank of Scotland.

Autumn Kelly
3 de maio de 1978
Ex-mulher do sobrinho do Rei

Autumn Patricia Kelly foi casada com Peter Phillips, filho da princesa Anne, durante 13 anos. Divorciaram-se em 2021 e têm dois filhos juntos.

Autumn e Peter casaram-se na Capela de São Jorge, nos terrenos do Castelo de Windsor, em 2008. O casal assinou um contrato exclusivo com a revista Hello! para cobrir o evento, que contou com a presença da rainha.

Autumn nasceu no Canadá e trabalhou como atriz, tendo desempenhado um papel secundário no filme de Bob Hoskins "Rainbow". Também trabalhou como consultora de gestão e assistente pessoal do veterano radialista britânico Michael Parkinson.

Savannah Phillips
29 de dezembro de 2010
Filha do sobrinho do Rei

Savannah Anne Kathleen Phillips é a filha mais velha de Peter Phillips e Autumn Kelly. Foi a primeira bisneta da Rainha Elizabeth II.

Isla Phillips
29 de março de 2012
Filha do sobrinho do Rei

Isla Elizabeth Phillips é a filha mais nova de Peter Phillips e Autumn Kelly.

Zara Phillips
15 de maio de 1981
Sobrinha do Rei

Zara Anne Elizabeth Phillips é neta da Rainha Isabel II e a única filha da Princesa Anne. Ao contrário dos seus primos, não tem um título real; apenas os netos da monarca através dos seus filhos recebem automaticamente títulos.

Zara seguiu as pisadas dos pais e teve uma carreira hípica de sucesso, tendo-se tornado campeã europeia e mundial de hipismo em 2005 e 2006, respetivamente. Tal como os seus pais, também competiu nos Jogos Olímpicos, tendo ganho a prata nos Jogos Olímpicos de Londres em 2012.

Conheceu o seu futuro marido, o jogador de râguebi Mike Tindall, durante o Campeonato do Mundo de Râguebi de 2003, quando ele jogava pela Inglaterra. Casaram-se em julho de 2011, três meses após o casamento do Príncipe William com Kate Middleton. Zara e Mike Tindall têm três filhos.

Zara não tem deveres reais oficiais, embora tenha sido escolhida pelo seu primo, o Príncipe William, para ser a madrinha do seu filho mais velho, o Príncipe George. Zara continua a competir com o nome de Zara Tindall como equestre e a representar a Grã-Bretanha.

Mike Tindall
18 de outubro de 1978
Marido da sobrinha do Rei

Mike Tindall é casado com Zara Phillips, neta da Rainha Isabel II.

Teve uma carreira de sucesso no râguebi, tornando-se capitão da Inglaterra. Também fazia parte da equipa quando a Inglaterra ganhou o Campeonato do Mundo de Rugby contra a Austrália em 2003. Foi durante esse torneio que conheceu a sua futura mulher num bar em Sydney, na Austrália.

Após vários anos de namoro, o casal casou-se em 2011.

Poucas semanas depois do casamento, enquanto estava no Campeonato do Mundo de Rugby na Nova Zelândia, Mike foi visto a conversar intimamente com outra mulher durante uma saída nocturna. Mais tarde, disse que a mulher era uma amiga, mas o incidente perturbou a concentração da Inglaterra em campo. Mike foi expulso da equipa de elite e mais tarde multado por violação do código de conduta. Nunca mais voltou a jogar pela Inglaterra.

Mike é patrono da Rugby for Heroes desde 2012, uma instituição de caridade que angaria fundos através de jogos de râguebi para ex-militares.

Desde 2020, Mike é co-apresentador de um podcast de râguebi chamado "The Good, The Bad & The Rugby". Em 2022, foi concorrente no reality show "I'm a Celebrity ... Get Me Out of Here!", onde ficou em quarto lugar.

Mia Tindall
17 de janeiro de 2014
Filha da sobrinha do Rei

Mia Grace é a primeira filha de Zara Phillips - filha da Princesa Anne - e do seu marido, Mike Tindall.

Lena Tindall
18 de junho de 2018
Filha da sobrinha do Rei

Lena Elizabeth é a segunda filha de Zara Phillips - filha da Princesa Anne - e do seu marido, Mike Tindall.

Lucas Tindall
21 de março de 2021
Filho da sobrinha do Rei

Lucas Philip é o único filho rapaz de Zara Phillips - filha da Princesa Anne - e Mike Tindall.

Lucas chegou tão depressa que a mãe o deu à luz no chão da casa de banho da sua casa em Gloucestershire, no sudoeste de Inglaterra. Num episódio do seu podcast "The Good, The Bad and The Rugby", o pai de Lucas disse que, pouco depois do nascimento, ele e o seu novo filho assistiram a um jogo de râguebi antigo e a um pouco de golfe.

A família real
A família real

Príncipe Andrew
19 de fevereiro de 1960
Irmão do Rei

Andrew Albert Christian Edward é o terceiro dos quatro filhos da Rainha Isabel II e, segundo consta, era o seu filho preferido. Há uma diferença de mais de 11 anos entre ele e o seu irmão mais velho, o Rei Carlos III.

Andrew entrou para a Marinha Real e tornou-se piloto de helicópteros depois de terminar os estudos. Serviu durante 22 anos, incluindo missões na linha da frente durante a Guerra das Malvinas. Depois de deixar as forças armadas, Andrew tornou-se o representante especial do Reino Unido para o comércio e investimento internacionais, viajando pelo mundo a vender a Marca Grã-Bretanha.

Em 1986, Andrew casou-se com Sarah Ferguson e tornaram-se Duque e Duquesa de York. Tiveram dois filhos juntos antes de se divorciarem em 1996, no mesmo ano que o Príncipe Carlos e Diana selaram a mesma decisão.

Andrew afastou-se dos seus deveres reais em 2019 devido aos seus laços com o financeiro desgraçado Jeffrey Epstein, que se declarou culpado de um crime sexual envolvendo uma menor. Em janeiro de 2022, foi destituído dos seus títulos militares e patronatos reais, um dia depois de um juiz norte-americano ter decidido que um processo civil contra ele podia prosseguir. Andrew estava a ser processado em Nova Iorque por uma mulher que alegava ter sido abusada sexualmente pelo membro sénior da realeza quando tinha 17 anos. Andrew negou repetidamente qualquer ato ilícito e o caso foi posteriormente resolvido fora do tribunal por um montante não revelado.

Andrew raramente aparece em público hoje em dia, mas apareceu brevemente nos dias que se seguiram à morte dos seus pais no início de 2021 e no final de 2022, respetivamente. Ele mantém seu próprio título de Duque de York e ainda é um membro da família real, mas, como os Sussex, ele já não representa a família numa capacidade oficial.

Sarah Ferguson
15 de outubro de 1959
Ex-mulher do irmão do Rei

Sarah Margaret "Fergie" Ferguson foi casada com o Príncipe Andrew durante uma década, de 1986 até ao seu divórcio altamente publicitado. O Duque e a Duquesa de York têm duas filhas.

Sarah conheceu o seu futuro marido numa festa no Castelo de Windsor em 1985 e um ano depois casaram-se na Abadia de Westminster. Estrelas como o ator Michael Caine, o cantor Elton John e a primeira-dama dos EUA, Nancy Reagan, foram convidados.

Em 1992, o casal estava separado e, alguns anos mais tarde, a BBC noticiou que Sarah estava a ter dificuldades financeiras, acumulando enormes dívidas. Esteve envolvida em vários escândalos financeiros e pessoais, incluindo quando, em 2010, alegadamente ofereceu a um repórter disfarçado, que se fazia passar por empresário, acesso ao seu ex-marido em troca de uma grande quantia de dinheiro. Pediu desculpa por "um grave lapso de julgamento". No ano seguinte, admitiu publicamente que aceitou dinheiro de Jeffrey Epstein, que se declarou culpado de um crime sexual envolvendo uma menor, para ajudar a pagar a um empregado a quem devia dinheiro.

Escritora prolífica, Sarah publicou vários livros infantis - incluindo uma série de sucesso baseada no facto de ser uma piloto de helicóptero qualificada - e livros de auto-aperfeiçoamento, relacionados com o facto de ter sido porta-voz dos Vigilantes do Peso durante 11 anos. No final da década de 1990 e no início da década de 2000, apareceu no Today Show da ABC, da CNN e da NBC como apresentadora convidada, entrevistada ou correspondente especial.

Sarah é também defensora ativa da educação das crianças. Fundou a instituição de caridade Children in Crisis em 1993 e apoia outras organizações através da sua iniciativa Sarah's Trust.

Apesar de não ser membro ativa da realeza desde o seu divórcio, mantém o título de duquesa e mantém uma relação amigável com o seu ex-marido. Vivem na mesma propriedade na propriedade de Windsor.

A família real
A família real

Princesa Beatrice
8 de Agosto de 1988
Sobrinha do Rei

Beatrice Elizabeth Mary é a filha mais velha do Príncipe Andrew e de Sarah Ferguson.

Beatrice, tal como a sua irmã, Eugenie, tem um título real, mas não é membro ativa da família.

Depois de estudar História e História das Ideias na Goldsmiths, Universidade de Londres, Beatrice formou-se com um bacharelato.

Beatrice é uma acérrima defensora das pessoas com dislexia, de que é portadora, e é patrona da Helen Arkell Dyslexia Charity. Para o Dia Internacional do Livro Infantil, ela narrou um livro para capacitar crianças disléxicas.

Em julho de 2020, Beatrice casou com Edoardo Mapelli Mozzi e, no ano seguinte, deu à luz a sua primeira filha - Sienna Elizabeth Mapelli Mozzi - poucos meses depois de a sua irmã, a Princesa Eugenie, ter tido um filho. Beatrice é também madrasta do filho do seu marido, Christopher "Wolfie", de uma relação anterior.

Edoardo Mapelli Mozzi
Marido da sobrinha do Rei

Edoardo Alessandro "Edo" Mapelli Mozzi casou-se com a Princesa Beatrice em julho de 2020, no Castelo de Windsor, numa pequena cerimónia para cumprir as directrizes da Covid-19 na altura. Têm um filho juntos e Edoardo tem um filho de um casamento anterior.

Edoardo é especialista em imobiliário e gere o seu próprio negócio imobiliário.

Sienna Elizabeth Mapelli Mozzi
18 de setembro de 2021
Filha da sobrinha do Rei

Sienna Elizabeth Mapelli Mozzi é a única filha da Princesa Beatriz e de Edoardo Mapelli Mozzi. O seu segundo nome é uma homenagem à sua bisavó, a Rainha Isabel II.

Princesa Eugenie
23 de março de 1990
Sobrinha do Rei

Nascida Eugenie Victoria Helena, a princesa Eugenie de York é a filha mais nova do príncipe Andrew e de Sarah Ferguson.

Aos 12 anos, Eugenie foi submetida a uma cirurgia de correção da escoliose, que pode causar uma curvatura extrema da coluna vertebral. Tornou-se uma defensora da escoliose e patrona do Royal National Orthopaedic Hospital Charity - o hospital onde foi operada e que tem uma ala com o seu nome.

Depois de obter um bacharelato em inglês e história da arte na Universidade de Newcastle, Eugenie trabalha na galeria de arte Hauser & Wirth como directora desde 2015.

É também ativista contra a escravatura moderna e co-fundou o The Anti-Slavery Collective em 2017.

Eugenie conheceu o seu futuro marido, Jack Brooksbank, numa viagem de esqui nos Alpes suíços. Casaram-se em 2018 no Castelo de Windsor, com a presença não só da rainha, mas também de estrelas como a atriz Demi Moore e a supermodelo Naomi Campbell e o cantor de ópera Andrea Bocelli, que actuou.

Em fevereiro de 2021, Eugenie deu à luz o seu primeiro filho, August Philip Hawke Brooksbank. A família deu as boas-vindas ao seu segundo filho, Ernest George Ronnie Brooksbank, em maio de 2023.

Jack Brooksbank
3 de maio de 1986
Marido da sobrinha do Rei

Jack Brooksbank conheceu a princesa Eugenie numa viagem de esqui nos Alpes suíços. Casaram-se em 2018.

Jack é um antigo gerente do clube Mahiki, no centro de Londres - frequentado pelo primo de Eugenie, o Príncipe Harry, nos seus tempos de juventude - e também trabalhou como embaixador da marca de tequila Casamigos.

August Philip Hawke Brooksbank
9 de fevereiro de 2021
Filho da sobrinha do Rei

August "Augie" Philip Hawke Brooksbank é o primeiro filho da princesa Eugenie e de Jack Brooksbank.

2021 foi um ano de abundância para a Rainha Isabel II em termos de bisnetos; August foi um dos quatro, juntamente com Sienna Elizabeth, Lilibet Diana e Lucas Tindall.

Ernest George Ronnie Brooksbank
30 de maio de 2023
Filho da sobrinha do Rei

Ernest George Ronnie Brooksbank é o segundo filho da princesa Eugenie e de seu marido Jack Brooksbank. O casal anunciou o nascimento no Instagram e disse que seu segundo filho foi "nomeado em homenagem ao seu tataravô George, seu avô George e meu avô Ronald".

A família real
A família real

Príncipe Edward
10 de março de 1964
Irmão mais novo do Rei

Edward Antony Richard Louis é o filho mais novo da Rainha Isabel II e do Príncipe Philip.

Edward licenciou-se em História na Universidade de Cambridge e, depois de uma passagem pelos Royal Marines como cadete universitário, seguiu uma carreira no teatro e na produção televisiva. Trabalhou para o famoso produtor de teatro Andrew Lloyd Webber e fez filmes para a BBC antes de fundar a sua própria empresa de produção, a Ardent Productions, em 1993. Nessa empresa, Edward realizou documentários sobre ou relacionados com a realeza britânica.

Em 2001, Edward e a Ardent Productions foram alvo de críticas quando uma equipa tentou alegadamente filmar o Príncipe William - seu sobrinho - na universidade, violando um acordo com os meios de comunicação social para respeitar a privacidade do jovem real. Um ano mais tarde, Edward anunciou que ia deixar a empresa de produção para se concentrar no apoio à rainha durante o ano do seu jubileu de ouro. A decisão foi tomada depois de ter sido acusado de explorar a sua posição real para obter ganhos comerciais.

Edward conheceu a sua futura esposa, Sophie Rhys-Jones, num evento do Real Tennis em 1993. Casaram-se no Castelo de Windsor seis anos mais tarde e desde então tiveram dois filhos. No dia do seu casamento, foi-lhe atribuído o título de Conde de Wessex e, em 2019, foi-lhe concedido o título adicional de Conde de Forfar, que usa quando está na Escócia.

Edward tem sido um membro da realeza a tempo inteiro desde que deixou a Ardent Productions. O Rei Carlos conferiu o título de Duque de Edimburgo ao seu irmão quando este completou 59 anos.

Sophie Rhys-Jones
20 de janeiro de 1965
Mulher do Irmão do Rei

Sophie Helen Rhys-Jones é casada com o Príncipe Edward desde 1999, depois de o ter conhecido num evento de Real Tennis seis anos antes.

Sophie, Duquesa de Edimburgo e Condessa de Wessex, teve uma carreira dinâmica em relações públicas, acabando por criar a sua própria agência, a RJH Public Relations. No entanto, em 2001, Sophie demitiu-se depois de ter sido apanhada a fazer comentários depreciativos sobre membros da família real e várias figuras públicas a um repórter disfarçado que se fazia passar por um potencial cliente.

Como membro da realeza a tempo inteiro, Sophie apoia o monarca como chefe de estado, representando a família no Reino Unido e no estrangeiro. Tem um interesse particular em ajudar crianças e jovens e, em 1999, criou o The Wessex Youth Trust para fazer exatamente isso com Edward. Participa também frequentemente em ocasiões oficiais e cerimoniais ao lado de outros Windsors.

Lady Louise Windsor
8 de novembro de 2003
Sobrinha do Rei

Nascida Louise Alice Elizabeth Mary Mountbatten-Windsor, Lady Louise Windsor é a filha mais velha do Conde e da Condessa de Wessex.

Os pais de Louise escolheram títulos reais mais discretos, com a permissão da rainha, optando por dar aos seus filhos o estilo de um conde.

James, Conde de Wessex
17 de dezembro de 2007
Sobrinho do Rei

James Alexander Philip Theo Mountbatten-Windsor, conde de Wessex, é o único filho do conde e da condessa de Wessex. É também o mais novo das sobrinhas e sobrinhos do rei.

Apesar de ser quatro anos mais novo do que a sua irmã, Lady Louise Windsor, James está à frente desta na linha de sucessão devido a uma regra, entretanto revogada, que previa que a monarquia britânica favorecia os herdeiros masculinos em detrimento dos femininos.

 

 

 

Veja a linha de sucessão (siga a ordem dos números: o primeiro na linha de sucessão do Rei Carlos é o Príncipe William, o segundo na linha de sucessão é o Príncipe George, em terceiro está a Princesa Charlotte e por aí em diante até ao 24º na linha de sucessão, Lucas Tindall.

 

 

 

 

Scroll top