Já fez LIKE no CNN Portugal?

Tribunal Penal Internacional emite mandado de detenção para Vladimir Putin

Rússia e Ucrânia já reagiram à decisão

O Tribunal Penal Internacional emitiu esta sexta-feira um mandado de detenção para Vladimir Putin e para a comissária pelos Direitos das Crianças do Gabinete do Presidente da Federação Russa, Maria Lvova-Belova.

Em comunicado divulgado no seu site oficial, o TPI refere que Vladimir Putin e Maria Lvova-Belova são "alegadamente responsáveis pelo crime de guerra de deportação ilegal de população (crianças) e transferência ilegal de população (crianças) de áreas ocupadas da Ucrânia para a Federação Russa".

PUB

De acordo com o tribunal, "os crimes terão sido cometidos em território ucraniano ocupado pelo menos desde 24 de fevereiro de 2022", data do início da invasão russa da Ucrânia.

O TPI acredita que "existem motivos razoáveis" ​​para acreditar que tanto Vladimir Putin como Maria Lvova-Belova, que em 2021 foi nomeada pelo próprio presidente russo para o cargo de comissária para os direitos das crianças, têm "responsabilidade criminal individual sobre os crimes" mencionados acima, ora por terem cometido "os atos diretamente, em conjunto com terceiros e/ou através de terceiros".

O presidente russo, Vladimir Putin, com Maria Lvova-Belova, comissária russa para os direitos das crianças, em Moscovo, Rússia, no dia 16 de fevereiro (Mikhail Metzel/Sputnik/AFP/Getty Images)

PUB

O TPI conclui, por isso, que "existem motivos razoáveis ​​para acreditar que cada suspeito é responsável pelo crime de guerra de deportação ilegal de população e de transferência ilegal de população de áreas ocupadas da Ucrânia para a Federação Russa, em prejuízo das crianças ucranianas".

Os respetivos mandados de detenção foram expedidos na sequência dos requerimentos apresentados pelo Ministério Público em 22 de fevereiro de 2023, acrescenta-se no comunicado.

O tribunal justifica a divulgação dos mandados - que seriam, em princípio, "sigiliosos para proteger vítimas e testemunhas e também para salvaguardar a investigação" - pelo "interesse da justiça" neste caso em particular.

Num vídeo divulgado na conta oficial do tribunal no Twitter, presidente do TPI, Piotr Hofmanski, lembrou que a lei internacional proíbe "a transferência de civis do território onde vivem para outros territórios".

PUB

Entretanto, o ministro dos Negócios Estrangeiros da Ucrânia, Dmytro Kuleba, já reagiu à decisão do TPI, afirmando que "a Justiça está a começar a funcionar". 

"Os criminosos internacionais serão responsabilizados pelo roubo de crianças e outros crimes internacionais", escreveu Kuleba, numa publicação na sua conta oficial do Twitter.

PUB

Por sua vez, Andriy Yermak, chefe do gabinete do presidente ucraniano, avisou que esta medida "é apenas o começo", uma mensagem reproduzida momentos mais tarde pelo conselheiro de Zelensky, Mykhailo Podolyak, que considera que isto "é o início do fim da Federação Russa".

"O mundo mudou. O TPI emitiu um mandado de detenção para o Putin 'estratega'. É um sinal claro para as elites da Rússia do que vai acontecer com elas e de como não vai ser como das outras vezes. Isto é o início do fim da Federação Russa na sua forma atual no cenário mundial. Este é um claro procedimento jurídico. Apenas aguardem", escreveu numa publicação no Twitter.

A Rússia, que sempre negou as acusações crimes de guerra de que tem vindo a ser alvo desde o início da invasão da Ucrânia, desvalorizou a decisão, argumentando que a mesma "não tem qualquer significado" para o país, uma vez que Moscovo nunca ratificou o Estatuto de Roma que criou o TPI.

"As decisões do TPI não têm qualquer significado para o nosso país, incluindo do ponto de vista jurídico. A Rússia não faz pare do Estatuto de Roma do Tribunal Penal Internacional e não tem quaisquer obrigações perante ele", argumentou a porta-voz do Ministério dos Negócios Estrangeiros da Rússia, Maria Zakharova.

PUB

A representante russa vai mais longe e garante que quaisquer tentativas de captura emitidas pelo Tribunal Penal Internacional "serão juridicamente nulas e sem efeito" para Moscovo.

Entretanto, a comissária Maria Lvova-Belova argumentou que esta decisão do TPI só mostra como o seu trabalho está a ser reconhecido pela comunidade internacional.

"É ótimo que a comunidade internacional tenha apreciado este trabalho de ajudar as crianças do nosso país: que não as deixemos em zonas de guerra, que as resgatemos [da guerra], que criemos boas condições para elas e que sejam acolhidas por pessoas carinhosas", disse, citada pela agência de notícias russa RIA Novosti.

A comissária russa para os direitos humanos, Maria Lvova-Belova, numa reunião com o presidente Vladimir Putin, em 16 de fevereiro (Mikhail Metzel, Sputnik, Kremlin Pool Photo via AP)

Nos últimos meses, os EUA e vários governos europeus têm vindo a acusar o governo de Vladimir Putin de deportar à força milhares de crianças ucranianas para a Rússia, onde são acolhidas por famílias russas para receber "educação patriótica" ou são transferidas para "campos de reeducação política".

“Os esforços de Lvova-Belova incluem especificamente a adoção forçada de crianças ucranianas em famílias russas, a chamada 'educação patriótica' de crianças ucranianas, mudanças legislativas para acelerar o processo de cidadania da Federação Russa a crianças ucranianas e a deportação deliberada de crianças ucranianas pelas forças da Rússia”, disse o Tesouro dos EUA em setembro, citado pela CNN Internacional.

PUB