Já fez LIKE no CNN Portugal?

Os lugares que não vai poder visitar em 2024

Quer fechem permanente ou temporariamente, eis uma lista de locais que não poderá visitar no novo ano

Este ano, tratou-se de recuperar o tempo perdido. Após a pandemia, os visitantes inundaram as maiores cidades da Europa e os parques nacionais da América como forma de "viagem de vingança", indo - ou regressando - a alguns dos destinos que tinham ficado inacessíveis durante a pandemia de covid-19.

No entanto, o mundo mudou muito desde o início da pandemia. Muitas empresas fecharam à medida que as pessoas passaram a trabalhar remotamente e nem todas as atrações turísticas sobreviveram incólumes a este período.

PUB

Quer fechem permanente ou temporariamente, eis uma lista de locais que não poderá visitar em 2024.

Centro Pompidou, Paris

Embora o museu parisiense, de dentro para fora, ainda pareça chocantemente moderno, o Centre Pompidou está, na verdade, na sua sexta década. Depois dos Jogos Olímpicos de verão na capital francesa, este verão, o Pompidou vai fazer uma pausa para se submeter a um programa de modernização de 260 milhões de euros.

A pausa durará até 2030. Entretanto, o museu irmão do Pompidou, em Bruxelas, está a ser preparado, com data de abertura prevista para 2025.

Plano B: O maior problema que os amantes da arte têm em Paris é reduzir as suas opções. O Palais de Tokyo também tem uma enorme coleção de arte moderna, enquanto o Museé de Quai Branly abriu em 2006 com uma variedade histórica de arte e artefactos de todo o mundo.

Splash Mountain, Orlando, Florida, e Anaheim, Califórnia

PUB

Uma das atrações mais conhecidas da Disney teve os seus últimos passeios em 2023: Splash Mountain. O passeio nos carris pelo meio da montanha e sobre água foi originalmente inspirado no filme "Song of the South", que há muito tempo é criticado pelo que a National Association for the Advancement of Colored People (NAACP) chamou de "imagem perigosamente glorificada da escravidão".

As Splash Mountains da Disneyland, na Califórnia, e da Disney World, na Florida, reabrirão sob um novo tema, Tiana's Bayou Adventure, inspirado no filme "A Princesa e o Sapo".

Plano B: A reabertura dos parques da Disney na Ásia é a altura ideal para os superfãs visitarem os parques da empresa no Japão e na China. O parque mais pequeno, Disneyland Hong Kong, apresentou o primeiro World of Frozen no outono de 2023.

Noma, Copenhaga

PUB

O Noma de René Redzepi foi galardoado com três estrelas Michelin. Thibault Savary/AFP/Getty Images

O melhor restaurante do mundo está oficialmente a pendurar a coroa.

O Noma, o restaurante de Copenhaga que popularizou a nova cozinha nórdica, vai servir os últimos clientes em 2024. No entanto, não desaparecerá completamente.

Em 2025, o Noma reabrirá como "uma cozinha de testes pioneira dedicada ao trabalho de inovação alimentar e ao desenvolvimento de novos sabores", de acordo com uma declaração no seu site.

Plano B: O atual melhor restaurante do mundo é o Central, no ponto quente gastronómico de Lima. Mesmo que não consiga arranjar mesa, há muitos sítios fantásticos na capital do Peru que apresentam quinoa, batatas, ervas aromáticas, peixe, pimentas e outros ingredientes locais.

PUB

Fantasma da Ópera, Nova Iorque

Os fãs do 'Fantasma da Ópera' são conhecidos como 'phans' [trocadilho em inglês de phantom, fantasma, para fãs]. Angela Weiss/AFP/Getty Images

Após 35 anos e quase 14.000 espectáculos, o icónico musical "Fantasma da Ópera" fez a sua última vénia no palco da cidade de Nova Iorque em 2023.

Retirou-se com a honra de ser o espetáculo mais longo de sempre da Broadway, superando outros musicais populares como "Cats", "Les Miserables" e "A Chorus Line".

Plano B: Embora Phantom tenha desaparecido na noite, a Broadway continua a ser tão divertida como sempre foi para os espectadores. Hoje em dia, porém, é mais fácil conseguir ingressos para "Spamalot" ou "Kimberly Akimbo" no aplicativo TodayTix em vez de esperar na famosa fila do TKTS. Depois de reservar os seus lugares, chegue cedo a Times Square para ver os locais surpreendentemente interessantes que até os residentes mais snobes de Nova Iorque gostam de visitar.

PUB

Pergamonmuseum, Berlim

Lar da mundialmente famosa Porta de Ishtar, o Pergamonmuseum faz parte da Ilha dos Museus de Berlim, classificado como Património Mundial da UNESCO.

O museu estará encerrado até 2027 como parte de um ambicioso projeto de modernização, que irá criar uma nova zona pedonal central, expandir as salas de exposição e muito mais.

Plano B: Os viajantes que queiram ter uma ideia do Pergamonmuseum podem visitar o Das Panorama, nas proximidades, onde algumas peças do museu estarão em exposição durante os trabalhos de renovação. Outras atrações da Ilha dos Museus também estão abertas, incluindo o Neues Museum (que possui uma rica coleção de arte e artefactos egípcios).

Shen’ao (rocha da tromba do elefante), Taiwan

Antes e depois da rocha da tromba do elefante. CNN/NTPC

PUB

Este popular local para tirar fotografias em Taiwan - que, de facto, se assemelhava à tromba de um elefante - desmoronou-se no mar a 15 de dezembro de 2023.

O local, situado na costa nordeste da ilha, há muito que se encontrava em risco devido à erosão e o seu acesso ao público estava vedado desde 2010.

Plano B: Os viajantes ansiosos por conhecer a beleza de Taiwan têm muitas opções. O Cuifeng Lake Circular Trail, o primeiro "trilho tranquilo" certificado do mundo, estreou-se no ano passado. E se preferir conduzir, a Southern Cross-Island Highway percorre algumas das mais belas zonas rurais de Taiwan.

Park Hyatt, Tóquio

Considerado o primeiro hotel de luxo de estilo ocidental na capital do Japão, quando foi inaugurado em 1994, o Park Hyatt tem tido uma vida glamorosa.

Mas para o seu 30.º aniversário, o hotel fechará em maio de 2024 para passar por aquilo a que o Hyatt chama uma "renovação de toda a propriedade".

PUB

O New York Bar no terraço, que os fãs de cinema reconhecerão do filme "Lost in Translation", encerrará mais cedo, iniciando as suas renovações em janeiro. A reabertura terá lugar em 2025.

Plano B: Considere sair de Tóquio e passar algum tempo a explorar o resto do país - bem como os seus outros alojamentos de topo. Duas escapadelas rurais dignas de nota são o Nishiyama Onsen Keiunkan, um ryokan que é o hotel mais antigo do mundo, e o Treeful, uma série de casas na árvore feitas à mão nas profundezas da floresta de Okinawa.

Notre Dame, Paris

A Notre-Dame deverá reabrir ao público no final de 2024. Ludovic Marin/AFP/Getty Images

Em 2019, o mundo assistiu horrorizado ao incêndio da Catedral de Notre-Dame de Paris, e rapidamente surgiram doações para restaurar o ícone popular.

PUB

O presidente francês Emmanuel Macron apoiou inicialmente uma reconstrução mais moderna da famosa igreja, mas os tradicionalistas venceram e a atração de 850 anos será restaurada no seu aspeto original.

A reabertura da Notre-Dame está prevista para dezembro de 2024.

Plano B: No que diz respeito às igrejas, a França tem muito por onde escolher. Para além da capital, os destaques incluem a imponente Notre-Dame de la Garde em Marselha, a Catedral de Estrasburgo em tons de rosa, ou um design mais moderno como o Colline Notre Dame du Haut de Le Corbusier na cidade de Ronchamp.

Castelo Smithsonian, Washington, DC

O primeiro edifício que ostenta o nome Smithsonian está a tirar algum tempo para remodelação.

O edifício principal do complexo de museus, muitas vezes chamado de Castelo Smithsonian, encerrou em fevereiro de 2023 e ficará fechado durante "cerca de cinco anos" para concluir as reparações e atualizações da estrutura, inaugurada em 1855. Entretanto, serão realizadas visitas guiadas digitais, palestras e outros eventos.

PUB

Plano B: Embora o Castelo esteja interdito por agora, dois grandes museus de Washington, DC, estão novamente abertos após obras de renovação: o National Air and Space Museum [Museu Nacional do Ar e do Espaço] e the National Museum of Women in the Artso [Museu Nacional da Mulher nas Artes].

 La Vigna di Leonardo, Milão

Foi um destino turístico durante meio século, mas um comprador multimilionário passou a propriedade privada o que restou da vinha italiana de Leonardo Da Vinci.

O francês Bernard Arnault, CEO do conglomerado de luxo LVMH, comprou a propriedade de Milão em dezembro de 2022 e não fez nenhuma declaração sobre quando - ou se - os viajantes poderão visitá-la novamente.

Plano B: Mesmo que a antiga propriedade de Da Vinci não esteja disponível para visita pública, muitas das suas obras de arte mais famosas ainda estão. A galeria Uffizi, em Florença, tem vários quadros, incluindo um autorretrato, em exposição, "A Última Ceia" está na igreja de Santa Maria delle Grazie, em Milão, e "O Homem Vitruviano" está na Galleria dell'Accademia, em Veneza.

PUB

Star Wars: Galactic Cruiser, Disney World

Um stormtrooper caminha por entre a multidão no Star Wars: Galactic Cruiser. Allen J. Schaben/Los Angeles Times/Getty Images

Apesar de ter sido inaugurado com grande estardalhaço e de estar ligado a uma das peças de propriedade intelectual mais conhecidas do mundo, o Galactic Cruiser, com a temática da Guerra das Estrelas, no Walt Disney World, encerrou em 2023.

A experiência imersiva era um hotel de serviço completo, mas também oferecia treino de sabre de luz, encontros com droides e personagens dos filmes e bebidas na Oga's Cantina. A Disney considerou a decisão de encerrar o Galactic Cruiser "uma decisão comercial".

Plano B: Alguns locais de filmagem da Guerra das Estrelas na vida real são ótimos destinos de férias. O Hotel Sidi Driss, na Tunísia, desempenhou o papel da casa da família Skywalker em Tatooine, e a praia de areia preta de Reynisfjara, na Islândia, foi o planeta de Eadu em "Rogue One: Uma História de Star Wars".

PUB