Já fez LIKE no CNN Portugal?

Universitários do Porto defendem plataformas de denúncias na academia

Reitoria da U.Porto disse que a instituição já dispõe de meios e procedimentos para denúncias de infrações disciplinares

A presidente da Federação Académica do Porto, Ana Gabriela Cabilhas, defendeu esta terça-feira que podem ser exploradas plataformas de denúncias na academia, assegurando o “anonimato e confidencialidade”, e condenou qualquer tipo de violência ou assédio.

A propósito da Faculdade de Direito de Lisboa ter aberto um canal para receber denuncias de assédio e discriminação, tendo recebido em 11 dias 50 queixas, a Lusa questionou a Federação Académica do Porto (FAP) sobre se concordava com uma introdução de uma plataforma idêntica na U.Porto e a presidente da federação, Ana Gabriela Cabilhas entendeu que podem ser exploradas plataformas de denúncias na academia.

PUB

“A FAP entende que podem ser exploradas plataformas de denúncias na academia, assegurando sempre o anonimato e confidencialidade, protegendo eventuais vítimas. Estas plataformas devem ser amplamente divulgadas pela comunidade académica. A FAP pretende ainda reunir com a PSP do Porto, numa lógica de se poderem estreitar laços neste âmbito com plataformas fora da academia, dada a existência do Gabinete de Apoio à Vítima da PSP do Porto (GAIV)”.

A presidente da FAP avançou à Lusa que esta federação não recebeu qualquer tipo de denúncia ou queixa e acrescentou que ela “condena qualquer tipo de violência ou assédio, seja em ambiente académico ou noutro qualquer local, seja entre estudantes ou entre estudante - docente”.

“A FAP garante que as estruturas estudantis estão sensíveis e atentas ao tema e procura que cada vez mais elas próprias sejam plataformas de proximidade para com todos os estudantes que se possam sentir ameaçados ou assediados” e reconhece “que urge um reforço dos serviços de psicologia”.

PUB

A Universidade do Porto registou quatro processos de inquérito relacionados com assédio sexual no último ano letivo, avançou esta terça-feira à Lusa fonte oficial da Reitoria daquela instituição de ensino superior.

Fonte da Reitoria da U.Porto disse que a instituição já dispõe de meios e procedimentos para denúncias de infrações disciplinares.

A U.Porto acrescentou que as infrações disciplinares estão definidas pelo Código Ético de Conduta Académica, documento que explicita as “normas de boa conduta específicas para cada um dos seguintes grupos: órgãos de governos, pessoal docente e investigador, pessoal não docente e estudantes”, lê-se numa resposta enviada por escrito à Lusa.

PUB