Já fez LIKE no CNN Portugal?

Ricciardi diz que Ricardo Salgado impôs Manuel Pinho no Governo de Sócrates

Primo direito de Salgado, Ricciardi era na altura dos factos um dos administradores do BES e as declarações agora prestadas contradizem o testemunho de Manuel Pinho

José Maria Ricciardi (antigo presidente do BES Investimento) está a ser ouvido esta sexta-feira como testemunha no processo EDP, naquela que é a quinta sessão no Juízo Central Criminal de Lisboa. Em tribunal, o primo direito de Ricardo Salgado afirmou que foi o antigo presidente do BES/GES que "fora das atas comunicou que o Manuel Pinho ia para o Governo".

"Mais tarde comunicou-me pessoalmente a mim que ele, Ricardo Salgado, tinha tido interferência na ida dele [Manuel Pinho] para o Governo." José Maria Ricciardi diz que Salgado "tinha exercido essa influência sobre o primeiro-ministro".

PUB

José Maria Ricciardi, primo direito de Salgado, era na altura dos factos um dos administradores do BES e as declarações agora prestadas contradizem o testemunho de Manuel Pinho, que, quando prestou declarações, afirmou em tribunal que Ricardo Salgado nem concordou com a ida de Manuel Pinho para o Governo.

Além de José Maria Ricciardi, esta sexta-feira deve também ser ouvido em tribunal João Jacinto (administrador da entidade Multiger S.A.).

Manuel Pinho, em prisão domiciliária desde dezembro de 2021, é acusado de corrupção passiva para ato ilícito, corrupção passiva, branqueamento e fraude fiscal.

A sua mulher, Alexandra Pinho, está a ser julgada por branqueamento e fraude fiscal - em coautoria material com o marido -, enquanto o ex-presidente do BES Ricardo Salgado responde por corrupção ativa para ato ilícito, corrupção ativa e branqueamento de capitais.

PUB