Já fez LIKE no CNN Portugal?

Aeroporto de Luton reaberto na totalidade após problemas na pista devido ao calor

Para além de Luton, também maior base aérea das forças armadas britânicas interrompeu o tráfego de aeronaves devido à onda de calor que assola o Reino Unido, porque, segundo uma fonte militar, “a pista derreteu"

Depois de ter suspendido os voos devido a problemas na pista provocados pelas elevadas temperaturas, o aeroporto de Luton voltou a receber voos e está 100% operacional. 

PUB

O aeroporto, situado em Londres, foi obrigado a suspender todos os voos, depois de terem sido identificados problemas na pista de aterragem, provocados pela onda de calor extremo que atinge o Reino Unido. “No seguimento das temperaturas elevadas, foram identificadas falhas na superfície da pista”, avançaram responsáveis do aeroporto de Luton.

De acordo com a Sky News, o último voo a descolar no aeroporto tinha sido às 15:07. Luton tem apenas uma pista de aterragem e o canal britânico avançou que os aviões estavam a ser desviados para os aeroportos mais próximos, numa altura em que a onda de calor que assola o Reino Unido se está a intensificar.

PUB

"Engenheiros foram chamados para o local imediatamente para dar início aos trabalhos de reparação, que estão em progresso. Esperemos retomar a normalidade assim que possível", acrescentava o aeroporto de Luton num comunicado partilhado nas redes sociais.

A Força Aérea Real (RAF) também já interrompeu as aterragens e descolagens da sua maior base aérea no Reino Unido, Brize Norton. “A pista derreteu", segundo uma fonte militar citada pela Sky News.

A Agência de Segurança da Saúde do Reino Unido já declarou emergência nacional e levou os responsáveis meteorológicos a emitirem o primeiro alerta vermelho devido ao calor extremo da história do país. A onda de calor extremo deverá atingir o pico na terça-feira.

PUB