Já fez LIKE no CNN Portugal?

Oito autores portugueses finalistas do Prémio Literário Glória de Sant'Anna

O vencedor deste prémio, organizado pelo Grupo de Ação Cultural de Válega (GAC) em colaboração com a família de Glória de Sant'Anna, será anunciado no dia 13 de maio e o prémio entregue a 1 de junho.

Sara Duarte Brandão, Maria do Rosário Pedreira, Barreto Guimarães, José Viale Moutinho, José Carlos Teixeira, Alberto Pereira, Ivo Machado e Ana Paula Jardim são os finalistas deste ano do Prémio Literário Glória de Sant’Anna, para poesia, esta segunda-feira anunciados.

Nesta 11.ª edição do prémio internacional para poesia em língua portuguesa em memória da Poeta Glória de Sant’Anna não figura nenhum autor oriundo de outro país lusófono, para além de Portugal.

PUB

Segundo a organização, dos oito finalistas candidatos a um prémio monetário no valor de três mil euros, cinco são homens e três são mulheres, no caso, Sara Duarte Brandão, com “Descolonizar o Sujeito Poético”, editado pela Urutau, “O Meu Corpo Humano”, de Maria do Rosário Pedreira, editado pela Quetzal, e “Enfermaria”, de Ana Paula Jardim, publicado na Guerra & Paz.

Os outros finalistas são “Aberto Todos os Dias”, de João Luís Barreto Guimarães, lançado pela Quetzal, “Desaparecimento Progressivo”, de José Viale Moutinho, na Editora Exclamação, “Que Coisa é um Alguidar?”, de José Carlos Teixeira, também pela Exclamação, “Tarkovsky”, de Alberto Pereira, editado pela The Poets and Dragons Society, e “Miseriae”, de Ivo Machado, editado pela Guerra & Paz.

O vencedor deste prémio, organizado pelo Grupo de Ação Cultural de Válega (GAC) em colaboração com a família de Glória de Sant'Anna, será anunciado no dia 13 de maio e o prémio entregue a 1 de junho.

O premiado receberá uma gravura original de um retrato de Glória de Sant’Anna da autoria do pintor Rui Pais, parte de uma coleção que tem sido apresentada todos os anos em edição limitada.

PUB

O júri deste ano é composto pelo crítico literário galego Xosé M. Eyre, pela escritora e tradutora italiana Anna Fresu, pelos portugueses Jacinto Guimarães, do GAC, e Andrea Pais, poeta e ourives, e pelo escritor e professor moçambicano Álvaro Carmo Vaz.

Glória de Sant'Anna estreou-se como escritora em 1951, com “Distância”, tendo publicado dez outros títulos de poesia, mas também três livros de contos e dois romances.

Em 2010, um ano após a sua morte, foi editado “Gritoacanto, que reúne a sua poesia escrita entre 1970 e 1974.

Glória de Sant’Anna morreu em junho de 2009, em Válega, aos 84 anos.

No ano passado, a vencedora do prémio foi a autora luso-angolana Yara Nakahanda Monteiro, com a obra “Memórias Aparições Arritmias”.

PUB