Já fez LIKE no CNN Portugal?

Escola pública e ideologia de género: os "adversários da família" - Passos Coelho apresenta livro escrito por 24 personalidades

Apresentação do livro "Identidade e Família" decorre ao final da tarde desta segunda-feira, em Lisboa, com o ex-primeiro-ministro Pedro Passos Coelho a conduzir a sessão

“De todas as sociedades humanas, a família é a única natural, universal e intemporal”. A família é a protagonista de um novo livro que agrupa textos de 24 personalidade que se têm debruçado sobre a temática, como Manuela Ramalho Eanes, Manuel Clemente e José Ribeiro e Castro. A apresentação acontece esta segunda-feira em Lisboa, com uma apresentação de peso: a do ex-primeiro-ministro Pedro Passos Coelho.

Está à venda desde o dia 12 de março o livro “Identidade e Família - Entre a consistência da tradição e as exigências da modernidade”. Com coordenação de António Bagão Félix, Paulo Otero, Pedro Afonso e Victor Gil, os criadores do Movimento Ação e Ética, a obra pretende “despertar desassossegos virtuosos em vez de indiferentismos viciosos”, sobretudo nos mais jovens.

PUB

“Não podemos desvalorizar os adversários da família, umas vezes mais à luz do dia, outras vezes de um modo mais subtil e larvar, mas nem por isso menos dissolvente”, começam por alertar os coordenadores. E por “adversários” entendem a “escola pública”, as “posições radicais e mediaticamente potenciadas” e ainda “a chamada ideologia de género”.

A primeira - a “escola pública” - “corre o perigo de se transformar num lugar de doutrinação ideológica”, onde é retirado até “o direito de os pais impedirem que os seus filhos sejam submetidos a essa doutrinação tutelada pelo Estado”. Já as “posições radicais e mediaticamente potenciadas” concretizam-se numa “indisfarçável pressão ideológica e económica” que impõe ao indivíduo uma “desvinculação familiar”.

Por fim, a ideologia de género “nega ou relativiza totalmente a identidade biológica”, constituindo um “movimento ideológico com impacto na família, na educação, na socialização, na comunicação”, pode ler-se ainda na introdução.

PUB

O livro, editado pela Oficina do Livro, conta com textos de 24 co-autores, que “muito têm refletido em torno da temática familiar”. Entre eles estão a ex-primeira-dama Manuela Ramalho Eanes, do cardeal Manuel Clemente, do antigo presidente do CDS José Ribeiro e Castro, da advogada Raquel Brízida Castro e do diretor do jornal O Século, Jaime Nogueira Pinto.

Da família como “escola de amor e transmissão de valores” ao “verdadeiro ataque à família”, todos refletem sobre o papel da família como “a célula básica da sociedade e a primeira e decisiva fonte emergente dos valores humanos”. 

A apresentação do livro decorre ao final da tarde desta segunda-feira, pelas 18:30, na Livraria Buchholz, em Lisboa. O ex-primeiro-ministro Pedro Passos Coelho vai conduzir a sessão.

PUB