Já fez LIKE no CNN Portugal?

Vacina contra a covid-19 da Moderna recebe aprovação definitiva nos EUA

Pfizer foi a primeira vacina contra a covid aprovada pela FDA, órgão regulador do país, em agosto de 2021

Até agora exclusivamente para uso de emergência, a vacina contra a covid-19 da Moderna recebeu a aprovação total da Food and Drug Administration (FDA) dos EUA, de acordo com comunicado enviado por aquela entidade reguladora e pela Moderna.

A vacina Spikevax foi, por isso, aprovada para ser administrada em pessoas com mais de 18 anos, não tendo sido aprovada para a utilização em pessoas mais jovens.

PUB

Com esta aprovação, as entidades reguladoras garantem a conclusão de todas as evidências científicas de vários meses de ensaios. A Moderna é, recorde-se, a segunda vacina contra a covid-19 a receber a aprovação total da FDA. 

Em agosto, a vacina da Pfizer foi aprovada para uso em pessoas com 16 ou mais anos. Também foi autorizada para o uso de emergência em crianças e jovens entre os cinco e os 15 anos. 

“Este é um marco importante na história da Moderna”, avançou o CEO da marca, Stéphane Bancel, em comunicado, adiantando ainda que esta aprovação vem reforçar a certeza que a vacina atende aos altos padrões da FDA para a "segurança, eficácia e qualidade de fabrico" exigidos para que seja aprovada de forma definitiva nos EUA. "Acreditamos que esta aprovação seja, para muitos, um sinal de confiança adicional para que se vacinem", continuou. 

PUB

A vacina está disponível naquele país sob autorização de uso emergencial desde 18 de dezembro de 2020, tendo sido administradas mais de 204 milhões de doses até à data. 

A autorização de uso de emergência é - como o nome sugere - um produto médico (no caso uma vacina) que poderá ser usado durante um período de emergência como o que o atual obriga, da pandemia.

Em Portugal, esta vacina mantém-se com autorização de emergência da Agência Europeia de Medicamentos.

PUB