Já fez LIKE no CNN Portugal?

Subida automática das pensões em 2023 colocaria Segurança Social no “vermelho” no final da década

REVISTA DE IMPRENSA. Cálculos do Governo defendem que os resultados negativos seriam equivalentes a 1% do PIB

O Público noticia esta segunda-feira que a atualização automática das pensões para 2023 levaria a que o saldo da Segurança Social fosse negativo no final desta década.

Os números são do Governo e foram enviados ao Parlamento após os partidos terem exigido a apresentação das contas e de o Presidente da República ter dito ser “inevitável” divulgar os cálculos para sobre o impacto da atualização das pensões.

PUB

De acordo com os números do executivo, os resultados negativos da Segurança Social poderiam atingir 1% do PIB, ultrapassando os mil milhões de euros no final da década. No documento, o Governo defende também que, caso tivesse aplicado a fórmula de atualização das pensões, o Fundo de Estabilização Financeira, que garante o pagamento das pensões em anos em que a receita contributiva não atinge o valor das despesas, “veria o seu tempo de vida reduzir-se 13 anos”.

No dia 5 de setembro, o Governo anunciou um pacote de medidas de apoio às famílias, do qual constou uma mudança nos aumentos previstos para as pensões: em vez de aplicar a fórmula de atualização das pensões, que daria aumentos entre 7,1% e 8% no próximo ano, o executivo decidiu dividir este aumento entre uma subida mais reduzida das pensões, nunca superior a 4,3%, e uma ajuda única e extraordinária em outubro deste ano, equivalente a 50% de cada pensão. A justificação para a tomada desta medida foi, então, a estabilidade da Segurança Social no futuro.

PUB