Já fez LIKE no CNN Portugal?

Maioria socialista aprova Orçamento do Estado para 2023 na votação final global

Proposta contou com os votos contra do PSD, Chega, Iniciativa Liberal, Bloco de Esquerda e PCP

O Parlamento encerrou esta sexta-feira a discussão do Orçamento do Estado para 2023 (OE2023) com a aprovação do documento pela maioria absoluta socialista. 

A proposta contou com os votos contra do PSD, Chega, Iniciativa Liberal, Bloco de Esquerda e PCP, e com a abstenção do Livre de Rui Tavares e de Inês Sousa Real do PAN.

PUB

Durante a votação, quando os deputados únicos se levantaram para sinalizar a abstenção, as bancadas da Iniciativa Liberal e do Chega riram-se e ouviu-se um burburinho irónico: "ahhhhh".

Depois, quando o presidente da Assembleia da República, Augusto Santos Silva, anunciou a aprovação do Orçamento do Estado para 2023, António Costa trocou algumas palavras com o ministro das Finanças, Fernando Medina, que sorria, uma boa disposição que era transversal à bancada do Governo.

Ana Catarina Mendes, António Costa e Fernando Medina (Lusa/Tiago Petinga)

Terminada a votação, tempo para as palmas, de pé e unicamente da bancada do PS, que detém a maioria absoluta, uma ovação que durou cerca de 45 segundos.

Depois de ter saído do hemiciclo para que decorressem o resto das votações regimentais e ter falado aos jornalistas, António Costa regressou ao plenário após o encerramento dos trabalhos, tendo cumprimentado o deputado do PSD Duarte Pacheco - que celebra esta sexta-feira o seu aniversário - e tirado uma fotografia com o Grupo Parlamentar do PS, um retrato no qual ficou Augusto Santos Silva.

PUB

Com a janela aberta para este momento fotográfico, foram muitos os deputados do PS que requisitaram o primeiro-ministro para consigo eternizar o momento.

O fim do processo orçamental tinha sido assinalado pelo presidente da Assembleia da República na reta final dos trabalhos.

"Gostaria de agradecer o trabalho de todos no processo orçamental e em particular aos senhores deputados e deputadas da Comissão de Orçamento e Finanças", enalteceu.

Recorde-se que o OE2023 foi aprovado na generalidade a 27 de outubro com o voto favorável apenas do PS, a abstenção dos deputados únicos do PAN e do Livre, e votos contra dos restantes partidos.

PUB