Já fez LIKE no CNN Portugal?

Multados 21 passageiros no aeroporto de Lisboa por não apresentarem teste negativo

A partir desta quarta-feira, a apresentação de um teste negativo à covid-19 é obrigatório para todos os voos internacionais que cheguem a Portugal, mesmo para quem tenha o certificado de vacinação

A Polícia de segurança Pública (PSP) revelou que desde a 00:00 até às 13:00 foram multados 20 passageiros à chegada ao Aeroporto Humberto Delgado, em Lisboa, por não apresentarem teste negativo. As companhias aéreas que realizaram o transporte também vão ser autuadas. 

Recorde-se que, a partir desta quarta-feira, a apresentação de um teste negativo à covid-19 é obrigatório para todos os voos internacionais que cheguem a Portugal, mesmo para quem tenha o certificado de vacinação.

PUB

O intendente Valente Pinho explicou aos jornalistas que foram controlados 39 voos do espaço Schengen, dos quais havia 20 pessoas sem teste feito. Deste total, 10 aguardavam o resultado, enquanto as restantes já tinham testado negativo. 

Na mesma conferência, o inspetor Gonçalo Saraiva do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF), que é responsável pelo voos internacionais e não Schengen, disse que foram controlados 25 voos e só houve um caso de um passageiro que "não cumpria os requisitos legais".

Somando este caso com os revelados pela PSP, significa que desde a 00:00 desta quarta-feira já foram multadas 21 pessoas no aeroporto de Lisboa por não apresentarem teste negativo à covid. 

As companhias aéreas que transportem estes passageiros incorrem numa multa entre 20.000 e 40.000 euros por passageiro e os viajantes são também alvo de uma contraordenação que pode ir entre os 300 e os 800 euros.

Estão isentos da obrigatoriedade de testes, que podem ser PCR ou rápido, os passageiros de voos domésticos, os menores de 12 anos e as tripulações.

Estas medidas vão ser fiscalizadas nos aeroportos de Lisboa, Faro e Porto pela PSP e SEF, tendo a ANA – Aeroportos de Portugal contratado uma empresa de segurança privada para fazer os controlar a exigência de teste.

PUB