Já fez LIKE no CNN Portugal?

Comissão Europeia aprova extensão do mecanismo ibérico para limitar preço do gás na produção de eletricidade

Mecanismo ibérico gerou benefício de 570 milhões de euros, desde a entrada em vigor até ao final de janeiro

A Comissão Europeia aprovou a extensão do mecanismo ibérico, que estava em vigor desde junho do ano passado, para limitar o preço do gás na produção de eletricidade, anunciou terça-feira o ministro do Ambiente.

“Hoje a Comissão Europeia deu acordo à extensão do mecanismo ibérico para Portugal e Espanha […], vai crescer um euro por mês até ao final do ano”, disse Duarte Cordeiro, à entrada para uma reunião para o Conselho de Transportes, Telecomunicações e Energia, em Bruxelas (Bélgica).

PUB

O mecanismo que vigora em Portugal e em Espanha, acrescentou o ministro, “funciona como um seguro para preços elevados do gás”, uma vez que, no ano passado, o “principal problema” no mercado de eletricidade foi haver “preços muito altos do gás” e ser esse preço que delineava o preço da eletricidade.

“Foi um benefício para todos os que estavam expostos ao mercado”, completou.

O mecanismo ibérico gerou um benefício de 570 milhões de euros, desde a entrada em vigor até ao final de janeiro, permitindo uma redução do preço de mercado de 43,78 euros por megawatt-hora (MWh).

No início de março, o ministro do Ambiente lembrou que, de acordo com uma estimativa rápida do Instituto Nacional de Estatística (INE) para fevereiro, “a inflação nos produtos energéticos foi de 1,96%, sendo a evolução destes preços um dos catalisadores da redução da inflação que se verifica pelo quarto mês consecutivo, ou seja, os preços da energia estão a puxar a inflação para baixo”.

Em causa está o mecanismo temporário ibérico em vigor desde meados de junho passado para colocar limites ao preço médio do gás na produção de eletricidade, que no caso de Portugal e Espanha é de cerca de 60 euros por Megawatt-hora.

Este instrumento foi solicitado a Bruxelas por Portugal e Espanha em março passado devido à crise energética e à guerra da Ucrânia, que pressionou ainda mais o mercado energético.

PUB