Já fez LIKE no CNN Portugal?

Legislativas: metade dos cabeças de lista do PS vêm do Governo

Dos 19 ministros de António Costa, sete são cabeças de lista dos socialistas às eleições de 30 de janeiro. Marta Temido, Tiago Brandão Rodrigues e Ana Mendes Godinho voltam a ser apostas para liderar círculos eleitorais

Metade dos cabeças de lista do Partido Socialista (PS) às próximas legislativas são membros do Governo. Segundo as listas a serem aprovadas pela comissão nacional do PS, a que o jornal Público teve acesso, dos 19 ministros de António Costa, sete são cabeças de lista dos socialistas às eleições de 30 de janeiro.

Em Lisboa, António Costa deve voltar a liderar a lista à Assembleia da República, com a ministra de Estado e da Presidência, Mariana Vieira da Silva num dos primeiros lugares.

PUB

Também o ministro de Estado e dos Negócios Estrangeiros, Augusto Santos Silva, volta a encabeçar a lista por Fora da Europa.

Os ministros que se mantêm como número um nas listas são:

  • Ministra do Trabalho, da Solidariedade e da Segurança Social, Ana Mendes Godinho, na Guarda
  • Ministra da Modernização do Estado e da Administração Pública, Alexandra Leitão, em Santarém
  • Ministra da Saúde, Marta Temido, em Coimbra
  • Ministro da Educação, Tiago Brandão Rodrigues, em Viana do Castelo
  • Ministro das Infraestruturas e da Habitação, Pedro Nuno Santos, em Aveiro

Mas há estreias: a ministra da Coesão Territorial, Ana Abrunhosa, está à frente das listas no círculo de Castelo Branco; o secretário de Estado do Planeamento e presidente da federação, Ricardo Pinheiro, em Portalegre; e o secretário de Estado Adjunto e da Saúde, António Lacerda Sales, em Leiria.

A lista do Porto poderá ser encabeçada pelo investigador Alexandre Quintanilha, mas esta decisão poderá ficar fechada apenas na segunda-feira, na comissão política nacional. Já em Vila Real, o número um deverá ser Francisco Rocha, presidente da federação distrital, depois de Ascenso Simões ter anunciado que abandonava o Parlamento.

PUB

Em Braga, o secretário-geral adjunto, José Luís Carneiro, substitui Sónia Fertuzinhos. Nos Açores estreia-se como cabeça de lista Francisco César, filho de Carlos César, em substituição de Isabel Rodrigues. 

Na lista de repetentes ao lugar de número um nas respetivas listas está a líder parlamentar, Ana Catarina Mendonça Mendes, em Setúbal, os deputados João Azevedo em Viseu, Jamila Madeira em Faro, Carlos José Pereira na Madeira e Paulo Pisco pelo círculo da Europa. Também o deputado e secretário nacional para a organização do PS, Pedro Carmo, volta a ser cabeça de lista em Beja. 

Segundo a TSF, os atuais deputados Tiago Estevão Martins e Pedro Coimbra também voltam a concorrer à Assembleia da República. Também Marina Gonçalves, secretária de Estado da Habitação, repete o segundo lugar da lista de Viana do Castelo.

Na lista de Lisboa, além de António Costa em número um, vão voltar a surgir a ministra da Cultura, Graça Fonseca, o secretário de Estado dos Assuntos Parlamentares e presidente da Federação da Área Urbana de Lisboa, Duarte Cordeiro, e os deputados Sérgio Sousa Pinto, Marcos Perestrello e Edite Estrela.

A comissão política nacional do PS reúne-se na próxima segunda-feira para a aprovação final das listas de deputados. Os partidos têm de entregar as listas no Tribunal Constitucional até 20 de dezembro, 40 dias antes das eleições legislativas.

PUB