Já fez LIKE no CNN Portugal?

Uma medida que "ficará para sempre". Transportes gratuitos em Lisboa com adesão de 70 mil pessoas

Presidente da autarquia destacou que medida beneficia mais de 10% da população da capital

A gratuitidade nos transportes públicos para jovens e idosos residentes em Lisboa conta já com 70 mil adesões, revelou esta sexta-feira o presidente da câmara municipal, Carlos Moedas, afirmando que esta medida “não terá recuo” e “ficará para sempre”.

“Hoje temos 70 mil pessoas em Lisboa que não pagam transportes públicos, 70 mil pessoas é mais de 10% da nossa população [545.796 habitantes, segundo os resultados definitivos dos Censos de 2021]”, declarou Carlos Moedas.

PUB

O autarca de Lisboa falava numa cerimónia de celebração do 75.º aniversário do Metropolitano de Lisboa, que contou com presença do primeiro-ministro, António Costa, e que decorreu no Terreiro do Paço, onde foi inaugurada a exposição “O Metro dá vida à cidade”, patente numa carruagem instalada nesse espaço.

Foi também lançado o concurso público para o prolongamento da linha Vermelha entre São Sebastião e Alcântara.

Recordando o surgimento da empresa pública Metropolitano de Lisboa, que se constituiu formalmente em 26 de janeiro de 1948, Carlos Moedas realçou o desígnio para o qual foi criada: “Era para servir Lisboa, era para conceber e explorar um sistema de transportes coletivos, fundado no aproveitamento do subsolo da nossa cidade, e tinha o município como um pilar fundamental.”

“Os trabalhos de construção iniciaram-se em 7 de agosto de 1955. Quatro anos depois, em 29 de setembro de 1959, o novo sistema de transporte foi inaugurado e a cidade mudou, a cidade mudou para melhor, foi a grande obra desta cidade”, sublinhou, agradecendo aos profissionais do Metropolitano de Lisboa pelo “trabalho à cidade” e afirmando que, “75 anos depois, o metro continua a ser estratégico”.

PUB

Enquanto presidente da autarquia, desde outubro de 2021, Carlos Moedas destacou o objetivo de ter transportes públicos gratuitos para os mais novos e para os mais velhos, que conseguiu alcançar “com a ajuda de muitos”, inclusive do presidente do Conselho de Administração do Metropolitano de Lisboa, Vítor Santos, da presidente do Conselho Metropolitano de Lisboa, Carla Tavares (PS), que é também presidente da Câmara da Amadora, e do presidente da Transportes Metropolitanos de Lisboa (TML), Faustino Gomes.

“Foi uma ajuda extraordinária, para uma medida que ficará para sempre”, apontou o autarca do PSD, indicando que Lisboa é hoje uma “das poucas cidades na Europa capitais que têm transportes públicos gratuitos”, seguindo os exemplos de Luxemburgo, Tallinn e Malta, cuja dimensão do território “não se compara” com a capital portuguesa.

Disponíveis desde o verão de 2022, os passes gratuitos para os transportes públicos em Lisboa são para jovens entre os 13 e os 18 anos, estudantes do ensino superior até aos 23 anos, incluindo uma exceção para inscritos nos cursos de Medicina e Arquitetura até aos 24 anos, e para cidadãos com idade igual ou superior a 65 anos, em que o requisito comum para todos é terem residência fiscal no concelho.

PUB

Desde 2017, as crianças até aos 12 anos já beneficiam de transportes públicos gratuitos em Lisboa nas redes do Metropolitano e da rodoviária Carris.

“Esta medida não terá recuo, esta medida é para o futuro, é uma medida de descarbonização da nossa cidade e essa medida não terá recuo, porque os investimentos estão a ser feitos, estão a ser feitos para que os transportes públicos gratuitos sejam cada vez mais e melhores para a nossa cidade”, assegurou Carlos Moedas, recusando as críticas de que não haveria investimento nas empresas Carris e Metropolitano de Lisboa para a concretização deste objetivo, que foi também um compromisso eleitoral.

O autarca garantiu que esse investimento vai continuar “todos os dias”, inclusive no Metropolitano, que “está em franca expansão”, e ressalvou que há “certas opções” que não mereceram a sua concordância.

“Mas também todos sabem aqui, e hoje sabem-no bem, que o presidente da Câmara de Lisboa assume as responsabilidades e assume essas responsabilidades por inteiro, assim como fiz ontem [quinta-feira] sobre a Jornada Mundial da Juventude”, referiu, deixando o compromisso de apoiar os investimentos do Metropolitano (detido pelo Estado), para “ir para a frente” com as obras e fazer com que o metro percorra os eixos vitais da cidade.

Carlos Moedas aproveitou para pedir diretamente e em público ao primeiro-ministro, António Costa, que considere, “no curto prazo”, a possibilidade de ter um representante da câmara municipal no executivo da administração do Metropolitano, tendo em conta o desígnio comum de “servir Lisboa”.

Em 21 de abril de 2022, a Câmara de Lisboa aprovou, por unanimidade, a proposta de transportes públicos gratuitos na cidade, que prevê um acordo entre o município e a empresa TML, válido até 31 de dezembro de 2025, com uma despesa anual de até 14,9 milhões de euros.

PUB