Já fez LIKE no CNN Portugal?

Escultura icónica de Jeff Koons destruída por visitante de galeria de arte em Miami

Testemunhas afirmam que uma senhora de idade tocou “com um dedo” na escultura, derrubando-a

Uma escultura icónica do artista americano Jeff Koons, com um valor de 39 mil euros, foi esta quinta-feira destruída por um visitante de uma galeria de arte em Miami.

A peça, de nome “Balloon Dog”, faz parte de uma série de outras esculturas com o mesmo nome, e estava exposta na Art Wynwood, uma feira de arte contemporânea exclusiva a VIP que decorre todos os anos na cidade floridiana.

PUB

Testemunhas afirmam que uma senhora de idade tocou “com um dedo” na escultura, derrubando-a. Muitos pensaram tratar-se de uma performance.

“Quando a peça caiu ao chão, foi como quando um acidente de carro atrai muitas atenções na autoestrada”, contou Stephen Gamson, artista local e fã confesso de Koons, ao jornal Miami Herald.

Para sorte da mulher, uma colecionadora de arte, a peça estava protegida por seguro. “A vida parou durante 15 minutos”, disse Cédric Boero, da Bel-Air Fine Art Galleries, ao The New York Times. “A senhora só pedia desculpa e queria desaparecer”.

Stephen Gamson ofereceu-se de imediato para comprar os restos da escultura. Apesar de estar partida, o artista afirma que peça tem uma “história engraçada”.

Com este acidente, a coleção de “Balloon Dogs” de Jeff Koons desce das 799 unidades para as 798. Algumas destas peças chegam a medir três metros de altura e a valer dezenas de milhões. Contudo, esta escultura tinha apenas 40 centímetros.

PUB