Já fez LIKE no CNN Portugal?

Gérard Depardieu detido por queixas de abusos sexuais durante gravação de dois filmes

Para além destas duas acusações, existem outras três queixas contra o ator francês

Gérard Depardieu foi detido esta segunda-feira em Paris, depois de ter sido acusado de abusos sexuais por duas mulheres. De acordo com a televisão BFMTV, a detenção aconteceu depois de o ator que protagonizou o mítico Obelix ter sido interrogado pelas autoridades francesas e, consequentemente, colocado sob vigilância policial.

A primeira acusação por “agressão sexual”, “assédio sexual” e “ultrajes sexistas” foi feita a 23 de fevereiro deste ano por uma decoradora que trabalhou na produção do filme "Les Volets Verts", de Jean Becker, em 2021. A mulher acusa Depardieu de ter feito comentários obscenos e de a ter agarrado “brutalmente" e esfregado “a cintura, a barriga, até os seios".

PUB

A segunda acusação surgiu a 9 de janeiro e foi levada a cabo por uma ex-assistente de direção, que se queixa de uma situação semelhante à anterior.  O ator francês teria recorrido a palavras obscenas durante as filmagens de "O Mágico e os Siameses", de Jean-Pierre Mocky, em 2014.

Nas duas produções, Depardieu era o protagonista. Para além destas acusações, existem outras três queixas de mulheres contra o ator. A atriz Charlotte Arnoud acusou Gérardieu de a ter violado em agosto de 2018. Hélène Darras fez também queixa por agressão sexual, enquanto a escritora Ruth Baza apresentou uma denúncia contra o ator por violação.

Em março deste ano, atriz Anouk Grinberg garantiu que produtores dos filmes tinham conhecimento do comportamento do ator. "Quando produtores de cinema contratam Depardieu para um filme, sabem que estão a contratar um agressor", afirmou Grinberg, em entrevista à AFP. "Sabiam perfeitamente que duas mulheres tinham sido gravemente agredidas. E para encobrir a sua cobardia, a sua incapacidade para proteger as mulheres, [Jean Becker e os produtores] acusam-me de mentir”, continuou.

Foi tornado público, em dezembro do ano passado, um vídeo que mostrou o ator a fazer comentários obscenos e misóginos.

PUB