Já fez LIKE no CNN Portugal?

IPMA vai ativar aviso vermelho para maioria do país

Aviso não vai englobar os 18 distritos, mas todos os que pertencem ao interior do país vão ser abrangidos

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) confirmou à CNN Portugal que vai ativar já a partir desta terça-feira o aviso vermelho - o mais elevado da escala - para a maioria dos distritos do país. 

De acordo com a meteorologista Patrícia Gomes, o aviso não vai englobar os 18 distritos, mas todos os que pertencem ao interior do país vão ser abrangidos. 

PUB

Em causa, está a forte subida das temperaturas em todo o território continental. Em muitas regiões as máximas vão ultrapassar os 40 graus. "É uma situação ser extremamente grave", explicou. 

O IPMA vai publicar ainda esta segunda-feira um comunicado com a lista de distritos que vão passar de aviso amarelo ou laranja para aviso vermelho.

O agravamento do risco de incêndios levou o Governo a decretar Situação de Contingência em todo o território continental. Esta declaração entrou em vigor às 00:00 desta segunda-feira, dia 11, e vai prolongar-se (pelo menos) até às 23:59 de sexta-feira, dia 15 de julho.

À semelhança de Portugal, Espanha também enfrenta uma situação de tempo quente, com temperaturas superiores a 40 graus e condições meteorológicas favoráveis para a eclosão de incêndios, que já atingiram a Galiza no sábado.

PUB