Já fez LIKE no CNN Portugal?

IL quer saber "quais as infrações que geram mais coimas" em Portugal e pede lista com número e valor de multas da ASAE, ACT e forças policiais em 2022

Os liberais entendem que as multas não devem ser um objetivo, sendo necessário perceber se são exageradas em alguns casos, tendo como propósito “identificar para as eliminar ou reduzir o valor da multa ou da coima, se for esse o caso”

A Iniciativa Liberal (IL) pediu que a Autoridade para as Condições do Trabalho, a ASAE e forças policiais disponibilizem número, o valor total de coimas e multas aplicadas em 2022, bem como distribuição das mesmas pelo tipo de infração.

Em declarações à agência Lusa, o deputado da IL Carlos Guimarães Pinto explicou o objetivo do partido com os três requerimentos a que deu hoje entrada na Assembleia da República e que são dirigidos aos ministérios que têm a tutela dos diferentes organismos em causa.

PUB

“Aquilo que estamos a pedir é uma lista por infração do número total de multas e do valor dessas multas e coimas que são aplicadas às pessoas para percebermos exatamente de onde é que vem aqueles 500 milhões de euros de coimas e multas que estão no Orçamento do Estado”, afirmou.

Assim, os liberais querem saber “que tipo de infrações é que são mais penalizadas e quais são as mais recorrentes”, continuou Carlos Guimarães Pinto, considerando que se uma infração for muito recorrente, “mesmo que dê muitas receitas ao Estado”, é preciso “arranjar outros mecanismos” para a evitar.

“Aquilo que queremos saber é quais são as infrações que geram mais coimas e multas no país”, sintetizou, sendo os pedidos referentes a 2022.

Para o deputado da IL, como as multas não devem ser um objetivo, é preciso perceber se são exageradas em alguns casos, tendo como propósito “identificar para as eliminar ou reduzir o valor da multa ou da coima, se for esse o caso”.

“Os pequenos negócios queixam-se de forma muito frequente de serem apanhados em várias pequenas infrações que depois geram multas elevadas. Aquilo que nós estamos a tentar é mapear exatamente quais são as infrações que geram mais receitas em termos de coimas e de multas, perceber se são injustificadas que existam, se o montante da coima também é justificado”, justificou.

PUB

Os três requerimentos são dirigidos ao Ministério do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social para obter os dados sobre as sanções aplicadas pela Autoridade para as Condições do Trabalho (ACT), ao Ministério da Administração Interna para as da GNR e da PSP e ao Ministério da Economia e do Mar para apurar as coimas aplicadas pela Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE).

Nestes textos é referido que “uma das fontes de financiamento do Estado que muito afeta os portugueses são as coimas”, considerando que “a informação pública é um direito dos cidadãos e que a transparência e a responsabilidade são valores fundamentais da democracia”.

Assim, e para cada um dos casos, a IL faz quatro perguntas concretas: o número total de coimas e sanções acessórias aplicadas, o valor total de coimas e sanções acessórias aplicadas, a distribuição do número de coimas e sanções acessórias por tipo de infração (e respetiva gravidade) e a distribuição do valor das coimas e sanções acessórias por tipo de infração (e respetiva gravidade).

PUB