Já fez LIKE no CNN Portugal?

Taxa de desemprego aumenta ligeiramente para os 6,5%

Estimativas do INE indicam ainda que há um aumento de 1,9% da população inativa em relação ao ano anterior.

Durante o mês de maio, a taxa de desemprego sofreu um ligeiro aumento para os 6,5% - subindo 0,1% face ao mês anterior. De acordo com os dados revelados esta segunda-feira pelo Instituto Nacional de Estatística (INE) existiu, paralelamente, um aumento do número da população ativa em Portugal, que cresceu 0,1% face a abril e 1,5% quando comparado com o ano anterior.

O número de pessoas empregadas em maio manteve-se praticamente inalterado quando comparado com abril deste ano - 5 016 600 pessoas. O que perfaz um aumento de 0,3% comparando com o mesmo número três meses antes e de 1,3% se olharmos para a mesma estatística em maio de 2023. Por outro lado, há mais 8.400 pessoas desempregadas durante o último mês. 

PUB

As estimativas do INE indicam ainda que há um aumento de 1,9% da população inativa em relação ao ano anterior. Esta evolução, para 2 443 400 pessoas "foi resultado do equilíbrio entre o decréscimo no número de inativos disponíveis para trabalhar, mas que não procuram emprego (mais 5,6%) e o acréscimo no número dos outros inativos (mais 0,1%) conjugado com o aumento no número de inativos à procura de emprego, mas não disponíveis para trabalhar (7,9%)".

PUB