Já fez LIKE no CNN Portugal?

O tempo está a esgotar-se para Putin - que tenta esconder que está a perder a guerra

ANÁLISE. Putin está contra a parede, com o relógio num tiquetaque cada vez mais audível

O tempo está a esgotar-se para o Presidente russo, Vladmir Putin, e ele sabe-o.

Entretanto, o seu posicionamento bombástico prossegue: ao anunciar a anexação de territórios ucranianos na sexta-feira, Putin declarou que Luhansk, Donetsk, Zaporizhzhia e Kherson passarão a fazer parte da Rússia “para sempre”. Ele apressou-se a reclamar uma vitória e a cimentar esbeltas vitórias e a propor a paz, executando uma perigosa dança política, independentemente da fanfarra em Moscovo.

PUB

Putin apelou à Ucrânia para “cessar fogo” imediatamente e “sentar-se à mesa das negociações” mas acrescentou: “Não iremos negociar a escolha do povo. Ela foi feita. A Rússia não a trairá”.

Putin está a dar o seu melhor para esconde-lo, mas está a perder a sua guerra na Ucrânia. Está escrito na parede.

Andrey Kortunov, que dirige o Conselho de Assuntos Internacionais russo apoiado pelo Kremlin em Moscovo, também o vê: “O Presidente Putin quer acabar com tudo isto o mais depressa possível”, disse à CNN.

A recente e pesada campanha de Putin de recrutar 300 mil soldados não vai inverter as suas perdas no campo de batalha tão cedo, e está a fazer ricochete em casa, fazendo-o subir uma perigosa escalada política.

De acordo com dados oficiais da União Europeia, da Geórgia e do Cazaquistão, cerca de 220 mil russos fugiram através das suas fronteiras desde que a “mobilização parcial” foi anunciada. A UE diz que os seus números - quase 66 mil - representaram um aumento de mais de 30% em relação à semana anterior.

PUB

Os meios de comunicação independentes russos, citando o renovado KGB da Rússia, o FSB, colocaram o êxodo total ainda mais alto. Dizem que mais homens em idade militar fugiram do país desde o alistamento – 261 mil - do que aqueles que até agora lutaram na guerra - um número estimado de 160 mil a 190 mil.

A CNN não consegue verificar os números russos, mas os 40 quilómetros de trânsito na fronteira com a Geórgia, e as longas filas nos cruzamentos para o Cazaquistão e para a Finlândia, mostram a reação e a perceção reforçada de que Putin está a perder a sua lendária capacidade de ler o estado de espírito russo.

O relógio faz tiquetaque bem alto para Putin, porque as suas costas estão contra a parede.

Kortunov diz que não sabe o que se passa no Kremlin, mas que compreende o estado de espírito do público sobre os enormes custos e perda de vidas na guerra. “Muitas pessoas começarão a fazer perguntas, porque é que nos metemos nesta confusão? Porquê, sabe, perdemos tanta gente”.

PUB

A opção lógica de Putin, diz Kortunov, é declarar vitória e sair segundo as suas próprias condições. Mas para isso, ele precisa de um feito significativo no terreno. “A Rússia não pode simplesmente chegar onde estava, no dia 24 de fevereiro deste ano e dizer ‘ok, está bem assim, a nossa missão está cumprida, portanto vamos para casa...’ Deve haver algo que possa ser apresentado ao público como uma vitória".

E esta é a lógica que Putin parece estar a seguir, carimbando os falsos referendos nas regiões de Luhansk, Donetsk, Zaporizhzhia e Kherson da Ucrânia, e declarando-os parte da Rússia.

Ele utilizou o mesmo guião quando anexou a Crimea, retirando-a à Ucrânia, em 2014. Agora, como então, ameaça potenciais ataques nucleares caso a Ucrânia, apoiada pelos seus aliados ocidentais, tente recuperar os territórios anexados.

A preparar a paz?

Os líderes ocidentais estão numa batalha de envolvimento com Putin. No domingo passado, o conselheiro de segurança nacional dos EUA, Jake Sullivan, disse ao programa da NBC “Meet the Press”  que Washington responderia de forma decisiva se a Rússia utilizasse armas nucleares contra a Ucrânia, e deixou claro a Moscovo as “consequências catastróficas” que enfrentaria.

PUB

Os líderes também prometeram não reconhecer as regiões como parte do território russo.

O Presidente dos EUA, Joe Biden, disse que as ações de Moscovo “não têm legitimidade”, acrescentando que Washington continuará a “honrar sempre as fronteiras internacionalmente reconhecidas da Ucrânia”. A União Europeia disse que “nunca” reconhecerá a “anexação ilegal” do Kremlin, e descreveu a medida como uma “nova violação da independência, soberania e integridade territorial da Ucrânia”.

Há poucas novidades no que Putin faz, e isto, se nada mais, está a tornar os seus movimentos mais previsíveis, e portanto mais facilmente analisáveis.

Kurt Volker, que foi embaixador dos EUA na NATO e representante especial dos EUA na Ucrânia com o antigo Presidente Donald Trump, acredita que Putin talvez se esteja a preparar para a paz. “Penso que aquilo com ele deve estar a lutar é para brandir as armas nucleares, fazer todo o tipo de ameaças à Europa, e depois dizer, está bem, então vamos negociar um acordo. E deixem-me manter o que já tomei".

PUB

Fiona Hill, que aconselhou três presidentes dos EUA sobre a segurança nacional da Rússia, também pensa que Putin pode estar a tentar um jogo final. “Ele sente uma sensação de urgência aguda de que estava a perder ímpeto, e está agora a tentar sair da guerra da mesma forma que entrou nela. Sendo ele o responsável e enquadrando todos os termos de qualquer tipo de negociação”.

Se estas análises estiverem corretas, elas vão longe na explicação do mistério do que aconteceu sob o Mar Báltico na segunda-feira.

Tanto os sismólogos dinamarqueses como suecos registaram ondas de choque explosivas de perto do fundo do mar: a primeira, por volta das 2h00 locais, atingindo 2,3 de magnitude, e a segunda, por volta das 19h00, registando 2,1.

Em poucas horas, foram descobertas manchas de mar. Os dinamarqueses e os alemães enviaram navios de guerra para proteger a área e a Noruega aumentou a segurança em torno das suas instalações de petróleo e gás.

Até agora, foram descobertas pelo menos quatro fugas nos gasodutos 1 e 2 do Nord Stream, da Rússia, cada um assemelhando-se à superfície com um caldeirão em ebulição, o maior deles com um quilómetro de largura. Em conjunto, eles lançam quantidades industriais de gases tóxicos com efeito de estufa para a atmosfera.

PUB

Os navios navais russos foram vistos por oficiais de segurança europeus naquela área nos dias anteriores, segundo fontes ocidentais da inteligência. O Conselho do Atlântico Norte da NATO descreveu os danos como um “ato deliberado, imprudente e irresponsável de sabotagem”.

A Rússia nega responsabilidades e diz ter lançado a sua própria investigação. Mas o antigo chefe da CIA John Brennan disse que a Rússia tem competências para infligir este tipo de danos e “todos os sinais apontam para algum tipo de sabotagem de que estes gasodutos estão apenas a cerca de 200 pés [cerca de 60 metros] de água e que a Rússia tem uma capacidade submarina que facilmente colocará dispositivos explosivos nesses gasodutos".

A análise de Brennan é de que a Rússia é o mais provável culpado pela sabotagem, e que Putin está provavelmente a tentar enviar uma mensagem: “É um sinal para a Europa de que a Rússia pode chegar além das fronteiras da Ucrânia. Portanto, quem sabe o que ele poderá estar a planear a seguir”.

PUB

O Nord Stream 2 nunca esteve operacional, e o Nord Stream 1 tinha sido asfixiado por Putin, enquanto a Europa corria para reabastecer as reservas de gás antes do Inverno, ao mesmo tempo que fazia pedidos de abastecimento russo e procurava fornecedores de substituição.

A sabotagem do gasoduto Nord Stream poderá, segundo Hill, ser um último lançamento de dados por Putin, de modo que “não há qualquer tipo de retorno nas questões do gás. E não vai ser possível à Europa continuar a construir as suas reservas de gás para o Inverno. Portanto, o que Putin está a fazer é atirar absolutamente tudo a isto agora mesmo”.

Linhas de abastecimento esticadas

Outro fator que acelera o pensamento de Putin pode ser a aproximação do Inverno. Napoleão e Hitler não tomaram Moscovo, pois as linhas de abastecimento que atravessavam a Ucrânia eram demasiado longas e árduas no Inverno. Volker diz que o que historicamente salvou a Rússia está agora a pressionar Putin: “Desta vez, é a Rússia que tem de abastecer linhas, tentando sustentar as suas forças na Ucrânia. Isso vai ser muito difícil este Inverno. Assim, de repente, por todos estes fatores, a linha do tempo de Putin avançou”.

PUB

O desfecho final, disse Hill, é que “este é o resultado de a Ucrânia ganhar impulso no terreno no campo de batalha e de o próprio Putin o perder, pelo que ele está a tentar adaptar-se às circunstâncias e basicamente assumir o comando e obter todas as vantagens".

Ninguém sabe o que realmente se está a passar na mente de Putin. Kortunov duvida que Putin esteja disposto a comprometer-se para lá dos seus próprios termos de paz, “não nos termos que são oferecidos pelo Presidente Zelensky, não nos termos que são oferecidos pelo Ocidente... [embora] ele deva estar pronto a exercer um grau de flexibilidade. Mas não sabemos o que esses graus [são] suscetíveis de ser".

De acordo com Hill, Putin quer que as suas negociações sejam com Biden e aliados, não com a Ucrânia: “Ele está basicamente a dizer ‘agora terão de negociar comigo e perseguir a paz. E isso significa reconhecerem o que temos feito no terreno na Ucrânia’".

Tendo falhado face à unidade militar ocidental que apoia a Ucrânia, Putin parece estar pronto a testar diplomaticamente a determinação ocidental, tentando dividir os aliados ocidentais quanto aos termos da paz.

PUB

Volker espera que Putin aborde primeiro a França e a Alemanha “para dizer, precisamos de acabar com esta guerra, vamos proteger os nossos territórios a todo o custo, utilizando todos os meios necessários, e é preciso exercer pressão sobre os ucranianos para entrarem num acordo”.

Se for este o plano de Putin, poderá transformar-se no seu maior erro de cálculo estratégico até agora. Há pouco apetite ocidental para vê-lo permanecer no poder - o Secretário de Defesa dos EUA, Lloyd Austin, disse-o no Verão - e ainda menos para desapontar a Ucrânia depois de todo o seu sofrimento.

Putin sabe que está encurralado num canto, mas parece não se aperceber de quão pequeno é o espaço que tem, e isso, claro, é o que é mais preocupante - será que ele irá realmente cumprir as suas ameaças nucleares?

A guerra na Ucrânia pode ter entrado numa nova fase, e Putin pode ter as costas contra a parede, mas o fim do conflito pode ainda estar muito distante.

PUB