Já fez LIKE no CNN Portugal?

Jornalista ucraniano morto por snipers russos em Kherson

Ataque feriu também um repórter italiano, ao serviço do jornal La Reppublica

Um jornalista ucraniano foi morto por snipers russos esta quarta-feira na região de Kherson.

O jornalista em causa, Bogdan Bitik, estava a trabalhar como fixer para Corrado Zunino, jornalista italiano do jornal La Reppublica, que ficou ferido neste ataque. O jornal italiano adiantou que ambos usavam coletes à prova de bala com a palavra “Press” (Imprensa) escrita, e que foram atacados perto do local onde se situava a ponte Antonivskiy, destruída pelos russos em novembro após a retirada da cidade.

PUB

Ao próprio jornal, Zunino disse que passou por três checkpoints “sem qualquer problema”, até que ouviu um “assobio” e viu Bitik estendido no chão.

"Fomos atingidos. Vi o Bogdan no chão, não se mexia. Rastejei até sair da linha de fogo. Corri até me cruzar com o carro de um civil. Estava coberto de sangue. Tentei várias vezes chamar o Bogdan, mas ele não respondeu", contou o repórter.

Zunino está a ser tratado num hospital de Kherson e lamenta a morte de Bitik, que deixa a mulher e o filho. “Era um grande amigo meu, a dor é insuportável”, acrescenta.

O Kremlin não comentou o incidente. Do lado ucraniano, o ministro dos Negócios Estrangeiros, Dmytro Kuleba, criticou a postura dos soldados leais a Vladimir Putin. “Os russos não querem saber se és russo, italiano ou ucraniano, disparam sempre”, disse Kuleba à imprensa italiana, citado pela CNN Internacional.

PUB