Já fez LIKE no CNN Portugal?

Marcelo não tem conhecimento do atentado travado em Lisboa, Costa não comenta, Van Dunem também não

Jovem de 18 anos ia cometer atentado terrorista esta sexta-feira com o intuito de matar o maior número possível de pessoas da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa

A Polícia Judiciária deteve esta quinta-feira um jovem estudante de 18 anos que planeava um ataque terrorista com o propósito de matar vários colegas,na Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa. Questionados pela CNN Portugal, tanto o Governo como o Ministério da Justiça se recusam a comentar o caso e remetem qualquer esclarecimento para PJ.

Acabado de chegar a Brest, em França, onde vai participar na cimeira “Um Oceano”, o Presidente da República afirmou não ter conhecimento do caso, recusando-se a tecer comentários. No mesmo sentido, contactado pela CNN Portugal, também o gabinete do primeiro-ministro se recusou a comentar o plano do atentado.

PUB

As motivações do ataque ainda não são conhecidas, mas, ao que a CNN Portugal pode apurar, a PJ descobriu uma nota na qual o estudante de engenharia revelava a intenção de cometer os crimes com recurso facas de grandes dimensões e botijas de gás, garrafas com gasolina e isqueiros.

O alerta chegou à PJ na última semana, sabe a CNN Portugal, através do FBI. As autoridades norte-americanas, na monitorização que fazem da Internet em geral, das redes sociais e da dark web como prevenção do fenómeno do terrorismo, detetaram conversas em chats nas quais intervinha o jovem português – onde este anunciava a intenção que tinha de cometer um atentado em Portugal.

O suspeito, de 18 anos de idade, é presente esta sexta-feira a primeiro interrogatório judicial de arguido detido para sujeição à medida de coação tida por adequada.  

A Faculdade de Ciências estava atualmente em pausa letiva para a realização de exames e o início das aulas está agendado para dia 21 deste mês. Durante esta semana decorrem exames de segunda fase que juntam centenas de alunos.

PUB