Já fez LIKE no CNN Portugal?

Embaixadora da Ucrânia em Portugal diz que "ainda é possível" terminar a guerra pela via do diálogo, "mas é necessário que a Rússia o deseje"

Embaixadora da Ucrânia em Portugal saudou a ajuda humanitária de "muitos países, incluindo Portugal" em direção à Ucrânia. "Esta ajuda vai passar a fronteira da Ucrânia com a Polónia, com a Eslováquia e com a Roménia", acrescentou, quando questionada sobre o ponto de situação da ajuda que está a ser enviada ao país.

A embaixadora da Ucrânia em Portugal, Inna Ohnivets, diz acreditar que "ainda é possível" terminar o conflito no país através do diálogo entre as duas partes, mas adverte que é necessário que a Rússia também o deseje.

Em declarações aos jornalistas depois de uma oração pela paz na Ucrânia que juntou portugueses e ucranianos em Lisboa, Inna Ohnivets lembra que a Rússia não cumpriu a sua parte do acordo de cessar-fogo nos corredores humanitários que permitem a passagem de ajuda aos ucranianos. 

PUB

"As pessoas que estão nas cidades ocupadas estão numa situação terrível", salienta, lembrando que muitas das pessoas que vivem na Ucrânia não têm agora acesso a alimentação, eletricidade ou gás. 

A representante da Ucrânia saúda a ajuda humanitária de "muitos países, incluindo Portugal" em direção à Ucrânia. "Esta ajuda vai passar a fronteira da Ucrânia com a Polónia, com a Eslováquia e com a Roménia", acrescentou, quando questionada sobre o ponto de situação da ajuda que está a ser enviada ao país.

Ainda assim, a crise humanitária na Rússia vai agravar-se, adverte Ohnivets, apelando, por isso, ao diálogo entre a Rússia e a Ucrânia para "garantir a segurança" do país.

A embaixadora salienta ainda o papel do exército ucraniano e do presidente Volodomyr Zelensky na defesa do país, considerando este último "um exemplo" a seguir na política.

"Eu tenho confiança de que o nosso presidente, que está a lutar heroicamente com todo o povo ucraniano, vai vencer. O nosso presidente é o símbolo do heroísmo e da resistência da Ucrânia. É um exemplo para todos". vinca.

Já o exército ucraniano tem tido um papel importante na dissuasão das forças russas no país, considerou: "O nosso exército e os representantes das entidades de defesa territorial estão a lutar heroicamente e a defender a nossa capital. Conseguimos muitas vitórias nesta guerra, apesar da parte russa ser mais forte."

PUB