Já fez LIKE no CNN Portugal?

Comeram ostras porque não havia pastéis de nata. Richard Quest e José Alberto Carvalho encontram "a estrela" em Lisboa

É um grande momento entre dois homens que respiram televisão. Dois dos principais pivots da CNN e da TVI juntaram-se para uma conversa que acabou de forma inesperada. “Não posso fazer nada se alguém quer ir à página de Facebook de um lunático qualquer...". Mas há futuro no jornalismo

No dia da estreia da CNN Portugal, José Alberto Carvalho entrevistou Richard Quest, um dos principais pivots da CNN, perto do Padrão dos Descobrimentos, em Lisboa. Aí falaram de jornalismo, da reabertura do mundo após a pandemia e, claro, sobre futuro. E da esperança no turismo.

A desinformação não faz tremer Richard Quest, que, de braços abertos em plena Lisboa, fez questão de exprimir o quão esperançoso está com o futuro do jornalismo, apesar de não poder “ajudar as pessoas que optam por ser teimosas e não seguir qualidade” jornalística.

PUB

“Não posso fazer nada se alguém quer ir à página de Facebook de um lunático qualquer para ler as mais recentes teorias da conspiração. Mas podemos pô-la [informação de qualidade] à disposição do público para que veja onde está a qualidade. E ela está na idoneidade”, destaca.

A CNN é um canal pautado por políticas, pessoas e procedimentos que ajudam a garantir um jornalismo sério e de qualidade, lembra Richard Quest.

“Podem não gostar de nós, mas vamos dizer-vos o que acontece de forma sincera, verdadeira e imparcial”, garante.

No vídeo de abertura que produziu para a CNN Portugal, o jornalista afirmou que “seja o que for que a CNN Portugal alcance nos próximos anos, eu sei que será profícuo”. Questionado sobre o porquê desta afirmação, Richard Quest apontou para reabertura das economias após a vaga de confinamentos, para a mentalidade portuguesa e o seu conforto com o desconhecido.

“Penso que o desconhecido, essa cultura e essa história de explorar o desconhecido, vão ser aquilo que vai ser benéfico aqui. [Os portugueses] estão habituados ao desconhecido. Têm uma mentalidade aberta a esse nível de incerteza, que, em muitas partes do mundo... Na Grã-Bretanha, por exemplo, perante a incerteza, ficamos doidos”, diz.

PUB

Em plena bússola do Padrão dos Descobrimentos, o pivot da TVI deu a conhecer ao britânico o ditado português que diz para não perdermos o Norte, levando Quest encontrar as palavras do fundador da CNN, Ted Turner, que considera a notícia como "a estrela" do espetáculo.

“O nosso fundador, o Ted Turner, costumava dizer, e faz parte da nossa filosofia: ‘A notícia é a estrela’. As pessoas que estão na televisão estão aqui hoje e amanhã foram-se embora. Mas a notícia é a estrela”, sentencia o apresentador britânico.

Pronto para dar a entrevista como terminada, José Alberto Carvalho foi interrompido por Richard Quest, que não o deixou terminar enquanto não provasse um pastel de nata. Surpreendido, o pivot da TVI (estação parceira da CNN Portugal) explica a Quest que não há ali nenhuma loja que venda a típica doçaria portuguesa.

"Não se livra de mim assim tão facilmente", disse Quest com o dedo em riste a apontar para uma roulotte que vendia ostras. "São boas?", perguntou enquanto acelerava o passo em direção à vendedora de marisco.

PUB

Só a meio do percurso é que lhe ocorreu o fundamental. "Tem algum dinheiro consigo?", perguntou o jornalista, enquanto apalpava o casaco em busca da carteira que se tinha esquecido de trazer. Não importa, José Alberto Carvalho insiste em pagar.

Seis ostras, duas águas com gás e duas cadeiras transformaram-se em mesas. No fim, um brinde "com sabor a mar" e uma brisa de renovada esperança.

"O que adoro naquilo que vejo aqui é todo um ambiente de pessoas que saíram do confinamento e começam a voltar à normalidade, começam a desfrutar outra vez de uma forma de vida que nós sabíamos que já existia e estamos a tentar recuperar", admitiu. "Isto é tão motivador!"

PUB