Já fez LIKE no CNN Portugal?

Parlamento aprova por unanimidade voto de pesar pela morte de militar em Santa Margarida

Assembleia da República manifestou "profundo pesar" pelo falecimento deste militar “e todos os que perderam a vida ao serviço das Forças Armadas e do país, transmitindo às suas famílias, amigos, camaradas e ao Exército português, sentidas condolências”

A Assembleia da República aprovou esta sexta-feira por unanimidade um voto de pesar pela morte de um militar em Santa Margarida, após uma explosão, e por todos os militares que faleceram ao serviço das Forças Armadas.

O texto, apresentado pela comissão parlamentar da Defesa Nacional, lembra que no passado dia 2 de março “no âmbito do Planeamento e Gestão das Áreas de Instrução, Infraestruturas de Tiro e Infraestruturas de Treino do Campo Militar de Santa Margarida, foi empregue uma equipa para a desativação de engenhos explosivos do Regimento de Engenharia N.º 1 com o intuito de destruição, no local, de munições, explosivos e foguetes”.

PUB

“Na sequência dessa operação de desativação de engenhos explosivos, deu-se um grave acidente que originou uma explosão, resultando, infelizmente, em cinco feridos e uma vítima mortal”, lê-se no documento.

No texto sublinha-se que “o sargento-ajudante Carlos Mota, que faleceu na sequência deste incidente, era um experiente e abnegado militar de 47 anos que integrava a Brigada Mecanizada”, tendo participado em várias missões no estrangeiro – "duas no Líbano, como Chefe da Secção de Transportes Auto e uma na Bósnia Herzegovina, como Comandante da Secção do Modulo de Engenharia".

O parlamento manifestou "profundo pesar" pelo falecimento deste militar “e todos os que perderam a vida ao serviço das Forças Armadas e do país, transmitindo às suas famílias, amigos, camaradas e ao Exército português, sentidas condolências”.

No dia 3 de março a Procuradoria-Geral da República (PGR) confirmou que o Ministério Público (MP) instaurou uma investigação sobre a explosão no Campo Militar de Santa Margarida, distrito de Santarém.

PUB

A explosão ocorrida na semana passada neste campo militar, em Constância, provocou um morto, dois feridos graves e três feridos ligeiros.

O Exército emitiu vários comunicados naquela quinta-feira, expressando profundo pesar pela morte do militar no decorrer de uma "explosão inopinada" - ou seja, não programada - durante uma operação de inativação de explosivos.

Num comunicado anterior, o Exército tinha referido a ocorrência de uma "explosão inadvertida".

O ramo abriu um processo de averiguações à explosão, que ocorreu cerca das 16:40 daquele dia.

PUB