Já fez LIKE no CNN Portugal?

Ministério Público suspeita que Pinto da Costa desvia milhões em comissões há quase 10 anos

CNN Portugal teve acesso ao despacho do procurador Rosário Teixeira após as buscas à SAD portista

O procurador Rosário Teixeira, que conduz a investigação do Ministério Público que deu origem à chamada operação "Cartão Azul', afirma, no despacho das buscas à SAD do FC Porto, que Pinto da Costa é suspeito de desviar milhões de euros em comissões de transferências de jogadores há quase 10 anos.

“Desde 2012, vários agentes desportivos – entre eles Pedro Pinho e Alexandre Pinto da Costa – acordaram com Pinto da Costa, presidente do FC Porto, desenvolver um esquema destinado a gerar proveitos indevidos” na esfera dos envolvidos, segundo pode ler-se no despacho, a que a CNN Portugal teve acesso.

PUB

Para colocarem jogadores no FC Porto, ou para os venderem do FC Porto para outros clubes, de acordo com o mesmo despacho do procurador, esses empresários “aceitam devolver, designadamente a Pinto da Costa, parte dos montantes cobrados em comissões pela sua intervenção como intermediários nesses negócios”.

No dia 22 de novembro, o Ministério Público mandatou 33 buscas, entre as quais à SAD azul e branca, afirmando estar a investigar o pagamento de comissões superiores a 20 milhões de euros relacionados com transferências de futebolistas.

Já na altura, fontes judiciais disseram à CNN Portugal que Pinto da Costa era suspeito de ter recebido indevidamente dinheiro em negócios do futebol envolvendo o FC Porto.

PUB

O FC Porto não respondeu a perguntas colocadas pelos jornalistas, mas emitiu um comunicado, onde garantia que colaborará com a investigação.

Esta segunda-feira, na gala dos Dragões de Ouro, Pinto da Costa referiu-se a esta operação como uma "orquestração de certa comunicação social", acusando-a de "calúnia e mentira", esperando "ter tempo para demonstrar" que é "sério e honrado".

Os negócios em investigação

Ao todo, são 12 os negócios em investigação e em que o Ministério Público suspeita que Jorge Nuno Pinto da Costa terá ganho da forma descrita acima.

Entre 2013 e 2016, levantam suspeitas as transferências de Casemiro, Brahimi, Quaresma e Aboubakar.

Já de 2017 a 2020, são as transferências de Ricardo Pereira, Uribe, Éder Militão, Felipe, Zé Luís, Óliver Torres, Fábio Silva e Danilo Pereira que estão a ser escrutinadas.

PUB