Já fez LIKE no CNN Portugal?

Governo pondera dar 100 euros às famílias para suportar inflação

Medida deverá contemplar também os agregados familiares da classe média

Entre as medidas que o Governo está a preparar para ajudar famílias e empresas a suportar custos com aumento dos preços da energia e dos alimentos, estará um apoio no valor de 100 euros. Do Conselho de Ministros extraordinário agendado para a próxima segunda-feira, deverá sair a retoma do cheque de 60 euros que o Estado deu às famílias mais carenciadas, na primavera e no verão, para fazer face ao aumento dos preços da energia e dos alimentos. Mas, de acordo com o Dinheiro Vivo, o valor deve subir para 100 euros e, além dos beneficiários das prestações mínimas sociais e da tarifa social de energia, a medida deve ser alargada aos escalões de rendimento da classe média.

De acordo com o Dinheiro Vivo, o Governo deverá definir um limite para os consumidores usufruírem do apoio. Para isso, poderá ser seguida a regra que tem sido usada em alguns apoios sociais, de atribuição do subsídio a todas as famílias que não podem beneficiar de deduções em sede de IRS porque estão isentas, uma vez que os rendimentos que auferem não são suficientemente elevados para pagarem imposto.

PUB

É uma das medidas do pacote que o Governo está a preparar e que pode ultrapassar os 2 mil milhões de euros. Além do apoio à família, estará a ser preparado também um apoio de 2 milhões de euros por cada empresa intensiva de energia.

Outro dos apoios que devem ser incluídos no plano será o adiantamento aos reformados de parte do aumento a que vão ter direito no próximo ano, através da atualização automática das pensões, tal como já tinha sido noticiado esta sexta-feira pela CNN Portugal e pela TVI.

PUB