Já fez LIKE no CNN Portugal?

Compravam fármacos e traficavam receitas. Dois detidos por tráfico de "purple drank"

Objetivo era enviar medicamentos para a Europa. O remédio misturado com refrigerante forma uma droga que tem vindo a conquistar mais consumidores nos últimos anos

A PSP apanhou esta sexta-feira dois suspeitos de tráfico de droga nas bombas de combustível da autoestrada A2, junto a Alcácer do Sal. 

Os dois suspeitos, estrangeiros, chegaram a Portugal na segunda-feira. Desde então, com recurso a receitas falsas, levantaram várias embalagens de Toseína em farmácias de Lisboa, Setúbal e Algarve. 

PUB

Trata-se de um fármaco utilizado para a tosse seca que contém codeína, um analgésico derivado da morfina que causa dependência quando misturado com outras substâncias. 

O remédio dissolvido em refrigerantes forma a conhecida "purple drank" ou "lean", droga que tem vindo a conquistar mais consumidores nos últimos anos. 

Os suspeitos, com recurso a uma única receita, emitida por um médico no Algarve,  foram alterando o documento, falsificando as quantidades para um valor sempre superior. 

O alerta surgiu a partir de várias farmácias. Depois de denunciadas as suspeitas às autoridades, a PSP começou a realizar diligências que levaram à identificação dos suspeitos e consequente levantamento de receitas em vários estabelecimentos de Lisboa. 

Após um desses levantamentos, os suspeitos foram detidos em flagrante delito, com dezenas de xaropes de Toseína. 

PUB

Para além do fármaco, a PSP apreendeu a receita falsificada em suporte digital e várias caixas de cartão utilizadas por transportadoras para expedirem as embalagens para outros pontos da Europa.

Os suspeitos, de 25 e 30 anos, um sueco e um sírio, foram presentes a tribunal esta tarde e vão ficar em prisão preventiva.

Notícia atualizada às 22.50 com as medidas de coação dos dois detidos

PUB