Já fez LIKE no CNN Portugal?

Plano contra a discriminação em razão da orientação sexual poderá estar pronto no verão

Secretária de Estado Isabel Almeida Rodrigues destacou a importância que tem a educação como palco de transformação na forma como as pessoas olham umas para as outras

O plano de ação contra a discriminação em razão da orientação sexual deverá estar pronto no verão, adiantou a secretária de Estado da Igualdade, para quem a saúde, formação e combate à violência são áreas prioritárias na temática LGBTIQ.

O dia é de luta contra a homofobia, transfobia e bisfobia e o primeiro ato público da nova secretária de Estado da Igualdade e Migrações foi a apresentação pública dos resultados do estudo nacional sobre as necessidades das pessoas LGBTI (Lésbicas, Gays, Bissexuais, Trans e Intersexo) e sobre a discriminação em razão da orientação sexual, identidade e expressão de género e características sexuais.

PUB

No final da sua intervenção, e questionada pela Lusa sobre o plano de ação para o combate à discriminação em razão da orientação sexual, identidade e expressão de género, e características sexuais, que terminou em 2021, Isabel Almeida Rodrigues adiantou que terminou a consulta pública e que a fase é agora de análise dos contributos e posterior integração.

“Estamos a tentar fazer isto com a maior brevidade possível porque todos sabemos dos constrangimentos que estes processos conheceram por causa da pandemia e estamos a fazer um esforço, mas eu gostaria que este assunto ficasse resolvido durante o verão”, disse a secretária de Estado, sublinhando que se trata de um “instrumento fundamental para a prossecução das políticas públicas nesta área”.

Sobre os direitos das pessoas LGBTI, a secretária de Estado admitiu que para si o que mais se destaca é o sofrimento a que estão sujeitas estas pessoas e que não deveriam estar.

“Sabemos que infelizmente muitas destas pessoas vivem vidas de grande sofrimento pela incompreensão, pela rejeição dos outros, pelo preconceito dos outros, e tudo isto leva de facto a situações de desigualdade e de discriminação”, apontou a secretária de Estado.

PUB

Isabel Almeida Rodrigues salientou que as transformações sociais que são necessárias são um trabalho demorado, que para ser efetivo tem de ser começado “desde tenras idades”, destacando a importância que tem a educação como palco de transformação na forma como as pessoas olham umas para as outras.

“Independentemente da escala que essas dificuldades tenham, a confirmação do que já sabíamos é que precisamos trabalhar ao nível dessas realidades para que esta transformação possa ocorrer e termos o sonho de na prática sermos todos iguais em igualdade e direitos”, defendeu.

Adiantou que as suas prioridades em matéria de atuação na promoção dos direitos das pessoas LGBTI passam pela saúde, formação e combate à violência, sublinhando que estão a ser dados “passos consistentes e significativos” e dando como exemplo a abertura de duas unidades especializadas, em Lisboa e Faro.

Para a secretária de Estado, outra das prioridades é a “formação dos diversos agentes dos diferentes sistemas”, desde as forças de segurança, o sistema de justiça ou o sistema de saúde, garantindo que o objetivo é “dar formação a todos os profissionais”.

“Não precisamos que todas as pessoas tenham as mesmas convicções que nós temos, mas precisamos que todos respeitem essas convicções e respeitem os direitos de todos, esse é um trabalho muito importante a fazer”, destacou.

Ressalvou ainda o combate à violência, desde a violência no namoro ou contextos de violência doméstica, sublinhando que é um fenómeno que muitas vezes passa despercebido quando afeta pessoas LGBTIQ, elas próprias frequentemente invisíveis perante a sociedade.

PUB