Já fez LIKE no CNN Portugal?

Covid-19: 217 crianças internadas desde o início da pandemia, 20 em cuidados intensivos

Em Portugal, as crianças até aos nove anos pertencem à faixa etária com maior incidência de infeção

Desde o início da pandemia, 217 crianças entre os 5 e os 11 anos estiveram internadas com covid-19, revelam dados apurados pela CNN Portugal junto da Direção-Geral da Saúde (DGS).

E até 3 de novembro, dos episódios de internamento com diagnóstico principal ou adicional de covid-19 registados neste grupo, 20 estiveram em Unidades de Cuidados Intensivos.

PUB

Estes números da DGS estão em linha com os valores reportados a nível europeu, frisam as autoridades de saúde, e podem ajudar na discussão sobre a vacinação desta faixa etária, que foi já aprovada.

Das cerca de 638 mil crianças elegíveis para vacinar entre os 5 e os 11 anos, quase metade já poderão ter tido covid-19, apontam, ainda, os dados da Comissão Técnica de Vacinação (CTVC), divulgados pelo Jornal de Notícias.

Crianças dos 5 aos 11 anos representam 40% dos casos

Atualmente, as crianças até aos 9 anos constituem a faixa etária com maior incidência de infeção por SARS-CoV-2 em Portugal, refere ainda a DGS. O grupo dos 5 aos 11 anos constitui cerca de 40% do total de casos diagnosticados em pessoas com menos de 18 anos.

Segundo os dados da DGS, até 21 de novembro foram diagnosticados 63.781 casos de covid-19 entre os 5 e 11 anos e cinco óbitos entre os 0 e os 19 anos.

PUB

Comparativamente com a faixa etária dos 12-17 anos, atualmente com uma cobertura vacinal superior a 87% para esquema completo, a faixa dos 5-11 anos apresenta uma incidência muito superior.

Tendo por base a estimativa da taxa de incidência de covid-19 nesta faixa etária durante os próximos quatro meses, os especialistas concluíram que podem ser evitadas13.500 infeções, 51 internamentos e cinco casos graves, que obrigariam as crianças a ir parar aos cuidados intensivos, adiantou à CNN Portugal Manuel Carmo Gomes, epidemiologista e membro daquela comissão que deu parecer positivo sobre a vacinação.

As estimativas dos especialistas indicam que sem as vacinas vão ser registadas 21.189 infeções entre as crianças dos 5 aos 11 anos. Se a vacinação avançar, só 7.681 desses casos previstos se manterão. 

PUB