Já fez LIKE no CNN Portugal?

Pedido de levantamento da imunidade parlamentar de Pinto Moreira já deu entrada no Parlamento. Deputado pede suspensão do mandato

Depois da entrada do pedido, Pinto Monteiro pediu a suspensão do mandato como deputado na Assembleia da República. 

O pedido de levantamento da imunidade parlamentar do deputado social-democrata Pinto Moreira já deu entrada no Parlamento. Segundo adianta à CNN o Gabinete do Presidente da Assembleia da República, Augusto Santos Silva, o pedido de levantamento da imunidade parlamentar chegou sexta feira e foi remetido de imediato à Comissão da Transparência.

Perante a entrada do pedido no Parlamento, Pinto Monteiro vai pedir a suspensão do mandato como deputado na Assembleia da República por sentir que não tem "o direito de perturbar o normal funcionamento do trabalho político do meu partido e dos seus mais altos responsáveis".

PUB

Joaquim José Pinto Moreira tinha sido eleito deputado pela primeira vez nas legislativas de 2022, tendo chegado a vice-presidente da bancada social-democrata na direção de Joaquim Miranda Sarmento, já depois de Luís Montenegro assumir a presidência do PSD. Renunciou ao cargo depois de ver o seu nome implicado no caso Vórtex, que investiga crimes de corrupção na Câmara de Espinho, da qual foi presidente.

Recentemente, Pinto Moreira foi indicado pelo PSD para presidir à Comissão Eventual de Revisão Constitucional, que tomou posse em 4 de janeiro. Era também vice-presidente da bancada social-democrata, cargo ao qual também renunciou.

Pinto Moreira foi um dos principais apoiantes de Montenegro na sua ascensão à liderança, tendo sido um dos poucos militantes destacados presentes quando este, em janeiro de 2019, desafiou o então presidente Rui Rio a convocar diretas antecipadas.

PUB